2006/07/23

06-01-30/The Life Pursuit (Belle & Sebastian)


Mais um marco na carreira dos escoceses Belle & Sebastian, que continuam a ter os seus fiéis seguidores/discípulos (hello, Kraak!), após o lançamento do 6º álbum do colectivo, 'The Life Pursuit'.

Considerados um pouco como "banda de culto", os B&S souberam com este álbum, mais uma vez demonstrar, como é que a música deve ser feita e parece terem definitivamente encontrado o seu caminho, através da potência musical existente neste álbum. Tipo: quero circundar os lagos escoceses e levem-me nesse carro ao som dos Belle & Sebastian.

Já era para ter escrito sobre este álbum, mas... a preguiça era maior que a vontade. Possivelmente o concerto do passado dia 17 tenha dado um impulso. Canções como "For the Price of a Cup of Tea", "Funny Little Frog", "Morning Crescent", "The Blues Are Still Blue", "White Collar Boy", "Another Sunny Day", juntam uma harmonia tão pop, tão agarrada, tão country, tão brilhante, tão feliz, tão melancólica, com uma narrativa tão banal (como o preço de uma chávena de chá), que ninguém fica indiferente. Sem falar no tema "Sukie in the Graveyard".

Muito poucas bandas conseguiram conduzir (com sucesso) a sua própria reinvenção musical ao fim de meia dúzia de álbuns. O que é preciso, nas palavras de Stuart Murdoch (vocalista) é "fazer um novo culto todos os dias". É assim mesmo, clientela não te vai faltar!

Recomendado.

2 comentários:

Spaceboy disse...

Muitos fãs não estão a gostar deste lado mais pop e alegre dos B&S, mas eu acho que lhes fica muito bem. É um disco bem bonito.

Unknown disse...

Spaceboy :) Mas esses são aqueles fãs que gostam de decidir a carreira dos próprios grupos... eu acho este lado dos B&S bem interessante e gosto bastante também. Já com o anterior álbum havia uma espécie de pré-aviso a indicar uma ligeira mudança :)