2006/12/10

06-05-49, #2/Cat Power @ Aula Magna, 4 Dez '06


Sinceramente já não sei bem a que horas teve início o concerto de Cat Power... talvez pelas 21h20? Não me recordo. Do que sei é que este post deveria ter sido publicado quando cheguei a casa, logo a seguir ao concerto, pois este é um daqueles espectáculos que necessariamente tenho que fazer um delete do meu cérebro.

"Então? A Cat nunca mais entra?" Isto deveria ser o que ia na cabeça do guitarrista e da generalidade dos membros que suportavam Cat Power antes de ela pisar o palco. Como ela não aparecia, lá resolveram improvisar um entretenimento para a malta estar mais descansada. Imaginei eu que seria uma encenação propositada para que a dama Power entrasse em glória. Mais tarde apercebi-me que estava enganado.

Alguns minutos mais tarde lá se dignou a aparecer com um copo na mão, a fumar, muito sorridente e feliz, a dançar manhosamente qualquer coisa e começou então o show.

Começou bem no meu entender. Os dois primeiros temas estavam a correr bem. Ao fim do segundo, os fotógrafos saíram e pronto, ela já poderia fazer o que quisesse. Com alguns problemas técnicos pelo meio, lá se foi aguentando com algumas parvoíces pelo meio e pelo fim, e todo aquele jogo de conversinha com o guitarrista já começava a soar a bluff. Quando foi para o piano, foi a desgraça. Tudo já andava a roçar quase no histórico não-concerto de Matosinhos e, na minha mente, eu já começava a perspectivar que o final daquilo não seria grande coisa.


    Em resumo, o concerto foi um autêntico deboche. Ridículo. Parecia o ensaio. Desde as luzes ao som, passando por Chan Marshall e pela banda que a acompanhou, The Dirty Delta Blues, os quais tiveram que comer e calar, afinal o espectáculo era dela. Ela tem uma voz maravilhosa, é certo, houve canções que até me tocaram ao princípio, mas foi só. Nem mesmo os momentos mais íntimos brilharam. Desde alterar as letras, esquecer-se das mesmas, alterar o curso dos temas pelos motivos acima mencionados, live checksound, servir-se do guitarrista como bengala porque já não sabia o que fazia... enfim. De tudo um pouco. Vergonhoso. Absurdo. Péssimo.

    Felizmente não houve encores e o alinhamento foi embrulhado, algumas cópias atiradas ao público, outras distribuídas directamente. O mais caricato de tudo foi assistir a um razoável público que a aplaudia histericamente, normalmente a malta mais nova, que muito sinceramente deveriam estar enganados no género musical e devem ter achado aquela soap opera o máximo (até "cornos" vi no ar, como se estivesse a assistir a um concerto punk).

    Cat Power: bateste muito no fundo e não deixaste memórias. Drinks, Drugs & Rock NÃO Roll. Cura-te, minha querida, porque ainda não estás recomposta das tuas depressões.

    As fotografias ficaram muito más, pois também não houve nenhuma alma que iluminasse Cat Power como deve ser. Patético.


    14 comentários:

    Anónimo disse...

    Finalmente o resumo!Hmmmmmmmmmmmmm
    Joan as Police Woman no Santiago Alquimista é que foi um concertaço...Concordas ou disconcordas?!
    Carlota

    Mr. S disse...

    Porra! Foi assim tão mau!? Fiquei cheio de pena de não ir mas ao q parece não perdi nada... ou melhor perdi o deboche narco-alcoolico de uma artista pseudo-deprimida...

    Strumer disse...

    Sim, também não sabia que tinha sido assim tao mau!! A rapariga tem muiito potencial, mas precisa de uma reabilitação...;/ Joan as police woman, apesar de me parecer "alegremente induzida", concordo que foi um bom e intimista concerto.;)

    abraço

    Nadia disse...

    ok...tou a ver que há muita malta a queixar-se da miúda....

    Unknown disse...

    Carlota :) WOWW! Pensei que me ias "bater" com o meu resumo! LOLL. Não fui ver Joan as Police Woman pois não aprecio muito. Pelo que li, parece ter sido muito bom :)

    Unknown disse...

    Mr. S :) Mau é pouco, LOL. De facto não perdeste nada e ainda guardaste o dinheiro do bilhete na tua algibeira. Fizeste bem. Qualquer dia também quero ser pseudo-deprimido.

    Péssimo.
    :S

    Unknown disse...

    Strumer :) Reabilitação? Acho que está a precisar de uma retirada dos palcos, LOL. Ela que continue a produzir bons discos pq potencial não lhe falta.

    Não deve é aparecer em público, haha.

    Como acima dizia, não fui a JaPW, mas pelo que li foi bem fixe. :)

    Hugzz!

    Unknown disse...

    Myself :) Mas há também quem diga bem do concerto e da miúda :Z

    Anónimo disse...

    Quem sou eu para "bater" no mestre...
    Eu concordo disconcordando, pode ser?! Deixando a "gata" de lado, quais os próximos acontecimentos'?! Espera só um bocadinho, vou só consultar a tua agenda....
    Carlota

    Ps: 2 horas a levitar com Wim Mertens

    Sea disse...

    pois... pelo que aqui descreves, devias mesmo ter optado por Lambchop. Foi bom. Muito bom. E um encore, fantástico. Dos melhores a que já assisti.

    Unknown disse...

    Carlota :) Haha! Não me gozes que não sou nenhum mestre! :) Tenho apenas algumas opiniões e gostos :) Se quisesses "bater" estavas à vontade. Isto pode ser encarado como um espaço democrático para uma discussão sadia :)

    Unknown disse...

    Sea :) Pois... deu para perceber bem pela descrição do teu post. :( Que seca não ter ido. GRRR!

    Sea disse...

    deixa lá, vais no next one, porque eu também faço questão de ir novamente :D

    Unknown disse...

    Sea :) OK. Fica então desde já combinado! Possivelmente os Lambchop voltam cá em 2015. :S

    GRRR!