2007/12/05

Cryptograms (Deerhunter)


'Cryptograms' é um álbum que já há bastante tempo deveria ter sido aqui citado. Utilizando a velha máxima, "mais vale tarde que nunca", fica aqui uma pequena referência sobre a minha opinião deste primeiro trabalho do quinteto norte-americano Deerhunter, o qual é positivo, tal como aqui já deixava antever.

Sendo 'Cryptograms' um álbum que não "entra" logo à primeira, tirando algumas faixas excepcionais e soltas pelo disco, este trabalho dos Deerhunter é promissor e, imagino eu, será muito mais trabalhado em próximos álbuns.

O disco pode ser claramente dividido em dois lados: um mais electrónico, mais obscuro, tentando dar a conhecer o lado (ainda) ingénuo dos Deerhunter (do género, "nós também somos capazes de fazer isto"). Bem, de facto conseguem alguma coisa e até são consistentes nas propostas que fazem (especialmente pelo tema "Octet"), mas sinceramente, julgo que os Deerhunter se deveriam fixar no seu verdadeiro core-business que é digamos, o lado B, do álbum.

Precisamente a seguir ao tema "Red Ink", começam a surgir as melodias onde os Deerhunter mostram a sua preferência/audácia no que fazem. Com o seu lado pop-rock a vir ao de cima, com influências nítidas dos Neutral Milk Hotel, Spiritualized e Sonic Youth, os Deerhunter oferecem-nos algumas pérolas sonoras como "Spring Hall Convert", "Heatherwood" ou "Strange Lights" (de acordo com o meu Top 31-2007, o 28º melhor tema de 2007). Este último tema é de uma beleza tão pura, com uma letra tão atirada para a frente, que só nos faz andar a passear por um parque, obriga a sentarmo-nos num banco molhado, no meio desta ambiência outonal, frigorífica e cheia de nevoeiro. Uma boa proposta para um ambiente propício a algumas meditações.

Como se os Sigur Rós encontrassem os Liars numa dessas manhãs. Com os médios acesos.

'Cryptograms' não estará com certeza na lista dos álbuns do ano, mas é, sem dúvida, um álbum para ser recomendado.

"and neon blurs my sight, I'm guided by strange lights"

Assim sendo e na sequência deste post, a 28ª música eleita para o ano de 2007 chega de Atlanta (US), pelas mãos dos Deerhunter: "Strange Lights".


Video Credits: jamessumneriii @ youtube.com

.:: Artigos relacionados com os Deerhunter neste blog: 1. Stop Barking at Indie-Set, 4 Out '07; 2. Top '07 (Provisório), #2.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

6 comentários:

M.A. disse...

Comprei este disco por € 10,00 em Setembro do ano passado, quatro meses antes da edição oficial, aquando da soberba prestação dos Deerhunter na 1.ª parte dos Liars. Também comprei o 1.º álbum (homónimo) que é bem diferente, para pior.
A evolução dos Deerhunter, como dizes, previa-se. Essa previsão pode ser confirmada no EP "Fluorescent Grey", posterior a este disco.

Abraço

music is my radar disse...

É um dos meu álbuns favoritos de 2007. E Strange Lights é sem dúvida um grande tema. também acho o EP que se seguiu "Fluorescent Grey" muito bom. abraços

Unknown disse...

M.A. :) Vê lá que eu pensava que este era o primeiro trabalho dos Deerhunter! Afinal, estava errado! Preciso ir cheirar esse EP 'Fluorescente Grey'! :)

Hugzz!

Unknown disse...

Music is my Radar :) Boa! Boa! Também gosto do álbum, mas tenho alguns a ocuparem lugar cimeiro, hehe :))

Tal como dizia ao M.A., preciso ouvir esse novo EP. :))

Hugzzz!

Joao disse...

o concerto deles foi mto bom. deviam era dar comida ao vocalista ... o gajo mete dó, tão magro que é!
abraço

Unknown disse...

João :) Haha! Se calhar é opção dele "passar fome", LOL. Sabes que vida de artista não é fácil! :Z