2008/08/11

At Mount Zoomer (Wolf Parade)


Atlântico. Pacífico. Oceano Árctico. Paisagens exteriores geladas, interiores quentes, campos outonais e pradarias de uma beleza extrema que imaginamos consoante as imagens que nos passam pelos olhos do Canadá. Se nos últimos anos este país tem apresentado ao mundo o que de mais cool se tem feito a nível musical, desde os Arcade Fire aos Broken Social Scene, passando pelos Sunset Rubdown e por muitas outras bandas canadianas, a verdade é que os também canadianos Wolf Parade, a par com os Arcade Fire, talvez sejam o que de melhor aquele país exportou em termos de qualidade musical.

E se nos tempos actuais os Arcade Fire estão, de certo modo, em maré calma, nada como a melhor altura para falar do álbum sucessor de 'Apologies to the Queen Mary', 'At Mount Zoomer', dos canadianos Wolf Parade.

Os Wolf Parade, bem como o seu líder, Spencer Krug, dispensam apresentações neste blog. É um dos grupos mais amados aqui por estas florestas e este novo álbum é mais um que vai engrossar a lista dos melhores de 2008. Se tanto o EP 'Wolf Parade' como o primeiro álbum encantaram, mais uma vez os Wolf Parade merecem uma medalha de distinção porque a capacidade e a criatividade que tiveram para a concepção de 'At Mount Zoomer' é soberba. Canções talentosas e de espírito aberto, letras de bradar aos céus onde a angústia se mistura com uma enorme vontade de acabar com ela, um granizado excepcional feito com pop da best e muito arty rock com aquelas guitarras à la post-punk são alguns dos melhores ingredientes para que a receita, que não foi com certeza improvisada, seja executada ao seu melhor estilo.

A sério, ouvir 'At Mount Zoomer' atinge-me a espinha, como se ficasse dopado horas a ouvir o disco. Posso mesmo dizer que se torna uma daquelas aventuras em que sentimos um calafrio quando nos apercebemos dos riscos que corremos. Como se andássemos à beira dos lagos canadianos e ouvissemos de repente um barulho qualquer estranho... um lobo, um urso ou sei lá eu bem o quê... e sentimos algum medo. Depois do medo passar, sentimos prazer e alívio. Como se estivéssemos numa montanha russa a atingir o alto da montanha e de repente caíssemos a pique, descarrilados por uma qualquer ravina que se abre por baixo dos carris, sem darmos conta.

O pior ou o melhor de tudo isto é quando damos conta que passámos por todos estes estados no mesmo lugar físico... Em patamar, como se pedalássemos sem precisar meter novas mudanças para diminuir o esforço ou para não perder o pedal.

Espectacular. O fim desta aventura canadiana culmina com um dos temas de 2008, na minha opinião, "Kissing the Beehive" [MP3 cortesia de Taylor via T-Sides]. 10 minutos de música que me obrigam regressar ao princípio do álbum, onde no tema "Soldier's Grin", Spencer Krug começa logo a abrir com "In my head, it's a city at night"...

Temas em destaque deste álbum: TODOS. Contudo, uma especial atenção para "Soldier's Grin", "Call It a Ritual" [MP3 aqui], "Language City" [MP3 cortesia de Jim, via blog quick before it melts.], "Bang Your Drum", "Fine Young Cannibals" e "Kissing the Beehive".

Se fosse beijar esta colmeia, de certeza que não me iria arrepender de desfilar com estes lobos. Montreal não é no Quebec, mas fica lá perto. :))

Altamente recomendado!

:: "Bang Your Drum" pelos Wolf Parade, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Wolf Parade neste blog: 1. Born Ruffians; 2. Random Spirit Lover (Sunset Rubdown); 3. Incógnito Convida: Puto+Kraak-Set, 22 Mai '08; 4. Wolf Parade-Novo Álbum em Junho '08 [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 4.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2 comentários:

oaktree disse...

Disseste tudo! Grandioso!
***

Unknown disse...

Oaktree :) É isso mesmo: grandioso. Pah, adoro este álbum. De verdade! :)