2007/07/17

07-03-29/Spoon-"Ga" X 5


O novo álbum dos Spoon cujo título até há mais ou menos 2 meses atrás estava encoberto de um grande mistério, já anda a rodar cá por casa e no meu iPOD desde a semana passada.

Sempre a surpreender de álbum para álbum, sempre a tentar arranjar uma nova forma de comandar o indie rock, os Spoon baptizaram este último de 'Ga Ga Ga Ga Ga', o que me parece um título um pouco absurdo, pois na realidade não faço a mínima ideia do seu significado (se calhar não sou só eu). Será que não bastava um ou dois "ga"?

Títulos à parte, este 'Ga (...)' é para mim mais uma das delícias de 2007. Os Spoon são como os Yo La Tengo no que toca a álbuns: parece que nunca conseguiram fazer um álbum considerado mau, mesmo que a distância possa promover algum insucesso entre os membros da banda (pelo que parece um dos membros do grupo vive em Portland e os outros em Austin, o que na realidade não dá muito jeito).

'Ga (...)' é um álbum verdadeiramente delicioso e não tem parado de rodar cá pelo stereo caseiro. Ainda por cima vem com um CD-bónus ('Get Nice!') com mais 22 minutos de boa música.

Destaques deste álbum: "The Ghost of You Lingers", "You Got Yr. Cherry Bombs", "Don't You Evah", "The Underdog", "My Little Japanese Cigarette Case", "Finer Feelings" e "Black Like Me".

!! Os Spoon estarão presentes no Festival de Paredes de Coura no próximo dia 14 Ago '07.

:: "You Got Yr. Cherry Bombs" pelos Spoon, em audição via side-bar do blog Paixaum >+++'>, nesta data.
:: "The Underdog" e "The Ghost of You Lingers" pelos Spoon, em audição no MySpace do grupo, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Spoon neste blog: 1. The National-Lançamento de 'Boxer'; 2. Shout Out Louds (Novo Álbum); 3. Capturing Indie-Set, 2 Fev '07; 4. Cold War Kids; 5. Alligator (The National); 6. Prémios by Kraakinho, #4; 7. Rentrée Para Roubar - Kraakinho Bónus.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

15 comentários:

9-9 disse...

Sobre o titulo do álbum, segundo as palavras de Britt Daniel:
The title came from the piano part on “The Ghost of You Lingers.” I’d done a demo for the song, but didn’t have any words for it yet, so I thought “What am I going to call this song?” So I called it "Ga Ga Ga Ga Ga.” After a while, it started to bring to mind to me the ideas of repetitiveness, and also a sort of Dada aspect. Plus, it’s just a bizarre, funny title.

O álbum é fantástico. Os Spoon são espectaculares.

Sea disse...

O álbum está muito bom, já tinha feito referência lá no Sea e já por lá tocou.
Ainda que tenham tido o "Gimme Fiction" pelo caminho, é um óptimo sucessor para "Girls Can Tell", o álbunzinho que lhe granjeou críticas muito boas e houve mesmo quem o considerasse o melhor de 2001.

9-9 disse...

Ainda há o Kill The Moonlight entre o Girls Can Tell e o Gimme Fiction. Para mim, esse é ainda melhor.

M.A. disse...

Também já roda por cá, como não podia deixar de ser. E em breve vai ter review no sítio do costume...

Nadia disse...

Spoon...desde que os vi em concerto que fiquei ainda mais apaixonada por esta banda que só descobri em alturas do "kill the moonlight".

joao disse...

vou ja ver isto

Anónimo disse...

.
também por aqui se ouve com gozo o álbum com nome dadaísta.
.

Unknown disse...

Hugo :) Obrigado pelo esclarecimento. Por acaso não me dei ao trabalho de ir saber o que levou os Spoon a baptizarem o álbum com este título, LoL! Nomes à parte, o álbum é mesmo bom!

Quanto ao 'Kill the Moonlight' é um álbum que efectivamente preciso de o arranjar. Não o tenho :Z

Cheers!

Unknown disse...

Sea :) WEE! Não vi esse teu post sobre os Spoon! Tenho que me actualizar pela blogo! Os Spoon são mesmo uma óptima referência!

Unknown disse...

M.A. :) Claro! Então uma pessoa com o teu bom gosto teria que ter este álbum presente no blog! :) A ver quando sai essa review!

Unknown disse...

Myself :) WEE! Mais vale tarde que nunca! E... não foi assim tão tarde! Também os descobri nessa altura, mas como dizia ao Hugo, não tenho esse álbum. Falha!

Unknown disse...

João :) Foste? Que tal?

Unknown disse...

Corpo Visível :) WEE! Também não esperaria outra coisa de ti! Já imaginava que curtirias Spoon!

Gostei da descrição "nome dadaísta"! HAHAHA! :D

My_Little_Bedroom disse...

Não bate para mim o "Gimme Fiction" ou o "Kill The Moonlight", mas ouve-se bastante bem. Consistente, mesmo muito muito. Passaram certamente pelas refinarias das Torres Petronas na Malásia :D

Unknown disse...

My Little Bedroom :) Concordo em absoluto! Então e o 'Girls Can Tell'? Torres Petronas da Malásia? LOL!

Hugzz!