2007/07/29

07-01-31/Hissing Fauna, Are You the Destroyer? (Of Montreal)


Inspirado ontem por uma conversa com a minha querida Extravaganza, hoje posso afirmar que entrar em estado de depressão significa ouvir o último álbum dos Of Montreal, 'Hissing Fauna, Are You the Destroyer?'.

Já tenho o disco há bastante tempo e já tinha expresso a minha opinião a alguns amigos. Dizia-se tão bem, tão magnífico, mas a minha opinião era um pouco inflexível: não gostava mesmo do álbum e já aqui tinha escrito as minhas primeiras impressões sobre este novo disco. Hoje voltei a ouvir o disco e não consigo resistir a escrever mais algumas palavras sobre o mesmo.

Eu não consigo perceber o estado geral de sanidade de uma série de artistas que parece que fazem questão em alternar o bom com o mau. Após o belíssimo trabalho de 2005, 'The Sunlandic Twins', os Of Montreal retornam à baila com um álbum que saiu logo no princípio do ano e que tem gerado críticas extremas, tanto do lado positivo como do lado negativo.

Negativamente falando, este álbum é uma verdadeira seca. São muito poucos os temas verdadeiramente interessantes por ele espalhados. Não sei quais caminhos levaram o chefe dos Of Montreal, Kevin Barnes, a embarcar nesta onda funk despropositada, com um experimentalismo que encosta no piroso, chegando a copiar elementos electrónicos de outros artistas, tipo "receita para o sucesso", nomeadamente de Prince.

Esperava bastante deste álbum, sobretudo pelos momentos indie-pop tão agradáveis dos anteriores trabalhos. Tirando o tema "Suffer for Fashion" (bastante inspirado nos deliciosos The New Pornographers), os restantes temas a assinalar são apenas "A Sentence of Sorts in Kongsvinger" e "She's a Rejecter".

Este disco põe-me em stress, irrita-me e faz-me sentir amargo. Parece mesmo um pesadelo.

.:: Artigos relacionados com os Of Montreal neste blog: 1. Top '07 (Provisório); 2. Of Montreal [links para artigos mais antigos a partir deste post].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

10 comentários:

IM disse...

A pior coisa que pode acontecer com a música é essa: fazer-nos sentir mal! Logo a música, onde sentimos que nos fundimos, onde nos misturamos com as letras, os acordes, o que não se diz...
Já estes meninos que estão "aqui ao lado" a tocar são uma maravilha...gosto muito, muito, muito da faixa NYC...acho fantástica!
Beijinhos.

Unknown disse...

Im :) Verdade, Im! No caso particular dos Of Montreal, este disco faz-me sentir medíocre. Pena. Não gosto mesmo do álbum. :(

Os meninos aqui ao lado também não andaram a portar-se muito bem este ano. O novo álbum não me espanta de todo... :Z

Bjzz com cheiro a Brooklyn

IM disse...

Mas sabes quem não me canso de ouvir ultimamente? Assim mesmo em repeat mode? Os Arcade Fire!!! Uma fase...agora é só o que apetece ouvir e também o que consegui baixar dos iLiketrains!
Vou de férias! Finalmente! Levo o mp3 e muitas, muitas saudades do meu Mikas que vai ter de ficar no hotel...mas eu sei que ele fica muito bem, mas as saudades...snifff...snifff
Boas férias para ti se for esse o caso ou bom trabalho!
Beijinhos.
IM

Joao disse...

bom, eu ate gosto dos of montreal.
dá uns ares a maresia. som despreocupado. colagem ao Prince? concordo 100%.
mas eu que nem curto musica com synths, até papo estes tipos. vá-se lá perceber..

concordo com o que dizes de interpol. uns pontos abaixo do que ja fizeram. ainda me lembro de quando os descobri, numa colectanea da Matador. NYC e PDA, salvo erro, eram os temas. e o Stella?
grandes tempos!

O Puto disse...

Algumas partes, por vezes, fazem-me lembrar os Queen! :S

joao disse...

pooois

Unknown disse...

Im :) Pois então aproveita bem essas férias na companhia de óptimos sons, especialmente dos Arcade Fire e dos iLiKETRAiNS :)

O Mikas fica bem de certeza!

Boas férias e bom regresso!

Unknown disse...

João :) Sim, eu também gostei muito dos 2 anteriores trabalhos dos Of Montreal, mas este último parece ter ali alguns factores que não me atraem muito... parece glam a mais...

Interpol? Choquei com o primeiro CD deles há muito tempo atrás numa loja em Amesterdão... :)

Unknown disse...

Puto :) Sim... e podes também acrescentar Mika! :Z

Unknown disse...

João :) Claaarooo!