2007/06/24

07-01-26/Our Earthly Pleasures (Maxïmo Park)


Sem tanta pressão e divulgação como os Arctic Monkeys, os Maxïmo Park acabam por, de certa forma, consolidar com o seu novo álbum 'Our Earthly Pleasures' o seu devido lugar na cena musical britânica e daí para outras partes do globo.

E se para os Arctic Monkeys era difícil fazer a separação entre o primeiro e o segundo álbum, no caso dos Maxïmo Park, penso não ter muitas dúvidas. O álbum de estreia, 'A Certain Trigger', era na minha opinião, bastante bom para um álbum-debut. As opiniões pelos vistos eram de certa forma nesta tendência e tanto assim foi que os Maxïmo Park conquistaram muito mercado através de muitas e muitas cópias vendidas e descarregadas pelos 4 cantos do mundo.


'Our Earthly Pleasures' não é um álbum agradável nas primeiras audições, com excepção do single "Our Velocity" e do tema "Girls Who Play Guitars" que ficam logo em memória, mas pouco a pouco transpõe algumas barreiras, não todas.

Sendo este o segundo álbum do grupo, claro que as comparações são inevitavelmente feitas com o álbum anterior. A diferença reside precisamente no aspecto que 'A Certain Trigger' foi um álbum como o 'Stars of CCTV' dos também britânicos Hard-Fi, onde quase todos os temas poderiam ser eleitos para singles. Em 'Our Earthly Pleasures', tal não acontece. O disco mais parece uma colecção de lados-B, algumas raridades e alma escondidas lá pelas gavetas do vocalista Paul Smith, já que segundo o que observei de algumas letras e que depois confirmei por algumas críticas que li, o segredo de qualidade deste segundo álbum parece residir nas letras das músicas que o compõem.


O álbum tem momentos chatos ("By the Monument"), mas também tem os seus momentos elevados, como por exemplo, durante a audição de temas como "Nosebleed", "Parisian Skies" e "The Unshockable", para além dos outros dois temas acima referidos.


Obviamente e tal como 'A Weekend in the City' dos Bloc Party, 'Our Earthly Pleasures' não pode nem deve ser considerado como um mau álbum. Apenas não tem o impacto positivo do primeiro.

[!! Maxïmo Park presente no 13º Festival Super Bock Super Rock, dia 4 Jul '07.]

:: "The Unshockable" pelos Maxïmo Park, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Maxïmo Park neste blog: 1. An Indie Ring-Set, 6 Jun '07; 2. Rai Convida Kraak-Set, 17 Mai '07; 3. Kubichek!; 4. Clip: Our Velocity (Maxïmo Park); 5. Blogger's Site Club-Set 16 Dez '06; 6. You Should Go Ahead; 7. Calling at Omaha-Set, 21 Jul '06; 8. Prémios by Kraakinho, #4; 9. Top Tracklist 18-Final; 10. Destaques 2005-Top 19-30; 11. Shockwaves NME '06.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

12 comentários:

Sea disse...

a sensação com que se fica é a de que no 2º álbum se "afastam ligeiramente" da linha que conduziu o 1º álbum (penso que aconteceu isso também com os Bloc Party.
A vantagem dos Maxïmo Park (tal como outras bandas menos sonantes)foi, talvez, não terem tanta pressão, como os Artic Monkeys, por exemplo.
Na minha opinião, é um bom álbum, daqueles para ir tocando, sem avidez.

E como gosto destas curiosidades, fica o registo (e deves saber provavelmente), que o nome da banda é uma abreviatura de um conhecido ponto de encontro de revolucionários em Havana: Maximo Gomez Park.

... disse...

Caríssimo, foi nomeado again!!!! :D

Parrovski disse...

Esperava muito mais deste album.

Strumer disse...

Como ja opinei la no meu canto...é um album claramente positivo. uns furos abaixo do primeiro (q tal como disseste tinha um enorme potencial para singles) mas a verdade é que este consegue novamente bons momentos. Cumpre e não me desiludiu como o + recente dos bloc party, CYHSY, kaiser chiefs(e ainda sem opiniao formada mas provavelmente para o mesmo saco o novo dos the bravery)...

Unknown disse...

Sea :) É verdade. Para esta explosão de bandas britânicas, só mesmo algumas se aguentam com o 2º álbum. O hype inicial do 1º disco deve provocar-lhes alguma ascensão cerebral e tentam fazer algo diferente e que roça sempre no "'bora experimentar?"

Caem quase sempre. Um louvor para os Arctic Monkeys, em termos britânicos e para os Arcade Fire do lado canadiano :)

Sobre o nome da banda, deste-me uma novidade: não fazia a mínima! :) Obrigado.

Unknown disse...

Amazing :) Pois, como já deves ter reparado, já lá fui recolher a minha nomeação. Obrigado, caro amigo. Mesmo!

:D

Unknown disse...

Parrovski :) Também eu. O pré-anúncio do single "Our Velocity" não me permitia imaginar um álbum desta forma. Mas, são opções. O álbum não pode ser rotulado de mau. Tem menos impacto.

Unknown disse...

Strumer :) Exacto e de acordo contigo, como já disse nos comentários acima. Outra banda que me desiludiu muito foram os Kaiser Chiefs. Estão no mesmo pé que os CYHSY. Os 2 segundos discos são abaixo de cão, infelizmente.

... e já ando com medo de ouvir o novo dos The Bravery... vou assistir ao concerto deles lá em Werchter. Vamos ver o que dali vai sair.

My_Little_Bedroom disse...

Como puto que quase ainda sou, faço birra e vou ali para um cantinho agarrar assim apertadinho este CD...eheheh.
No mesmo patamar que o novo dos Art Brut!!

Cheers...

Unknown disse...

My Little Bedroom :) LOL. Este passou razoavelmente no síndroma do 2º álbum, na minha opinião. :)

O novo dos Art Brut não conheço. Tenho é o CD-single do ano passado com aquela delícia do "Nag Nag Nag Nag Nag" que já teve direito a post cá pelo FM.

Hugzz!

My_Little_Bedroom disse...

Então esta tarde quando for trabalhar para o blog, vou hiper-actualizar aquilo e vou lá pôr o link para o vídeo dos Art Brut "Direct Hit". Eu e o Playlist andamos "apaixonados" pelo raio da canção. Quanto a ti, rapazote que tens no teu Last.Fm "On and On" dos Boy Kill Boy (grande canção), não sei se não terás a impressão de que a canção seria quase digna do som mais ou menos fantasmagórico que se aproxima desses rapazes.

P.S: Olha, estive a ler um bocado do teu outro espaço...e acho que devíamos começar a assinar uma petição a dizer: o Kraak não está velho!

Ah, e depois à sindicalista: a luta continua! A luta continua!

Cheers...:D

Unknown disse...

My Little Bedroom :) "On And On" é um grande tema, na minha opinião! Tenho pena que os BKB também tenham sido atirados para um plano perto do pântano. Sinceramente há coisas que não entendo realmente.

Tb gosto MUITO desse tema dos Art Brut, apesar da minha idade... :P Acho que a minha cabeça é muito juvenil...

Não sei o que faça!

Obrigado pela petição :P

Hugzz!