2007/04/03

07-03-14/A Weekend in the City (Bloc Party)


Este é definitivamente um post difícil de começar e não muito fácil de escrever, especialmente para pessoas como eu que muito vibraram com o anterior álbum dos Bloc Party, 'Silent Alarm'. Os dias gloriosos já passaram e não creio que se tornem a repetir ao longo de 2007 na presença do novo álbum dos Bloc Party, 'A Weekend in the City'.

Perseguindo uma ideia desde 2005 no sentido de se retirar o rótulo de "banda indie-popzinha dos putos" que alguns círculos assim definiram, os Bloc Party regressam em 2007 na tentativa de celebrar alguma paz (podre) na cena musical (invejosa) britânica, com um álbum totalmente diferente do seu antecessor: mais amargo, mais reflectido, mais emotivo e pouco esperado de uma banda rock.

Tentaram estabelecer vincadamente a diferença na expectativa de marcar alguns pontos no mundo musical, mesmo que piscando o olho ao lado mais comercial sonoro. Uma espécie de novos Coldplay. Este poderá ser o problema de potenciais bandas (rotuladas de importantes) que decidem tudo mudar no segundo álbum, perdendo os seus admiradores e fãs de outrora. Um passo em falso é o suficiente para a tendência para a ruína e felizmente existem alguns media influentes que não permitem a decadência dessas bandas.


Por falar em decadência, 'A Weekend in the City' parece um álbum forçado, parece que não era bem isto que queriam fazer, experimenta sons, mistura dub com emo (géneros musicais actualmente com potencial lucro) e aborda clichés da sociedade (britânica) já explorados por outros grupos. Além disso, sofre de algumas deficiências sonoras (tipo Clap Your Hands Say Yeah) do tipo "parece que não estavam todos juntos a gravar" e na junção das peças ou falta qualquer coisa ou há ruído a mais.

Na tentativa de repetir a fórmula de alguns temas de 'Silent Alarm', como por exemplo, "This Modern Love", aparecem ao longo de 'A Weekend in the City' temas estranhos como "Where Is Home?", "SRXT", "On" e mesmo uma das melhores músicas do álbum, "I Still Remember", a única com potencial comparativo.

Não é um álbum para deitarmos ao caixote do lixo. Nada que se pareça. Custa a ouvir, especialmente nas primeiras audições, mas depois vai se acomodando bem devagar. Tem alguns momentos fortes e não é de todo desagradável. Super bem produzido e super bem divulgado, para além de super bastante sério, 'A Weekend in the City', por comparação a 'Silent Alarm', torna-se super complicado.

:: "The Pioneers" pelos Bloc Party, em audição no Radio.Blog do Paixaum >+++'>.

:: "I Still Remember" pelos Bloc Party, em audição no side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Bloc Party neste blog: 1. Coachella '06; 2. Bloc Party; 3. Calling at Omaha-Set, 21 Jul '06; 4. News and Tributes (The Futureheads); 5. Bloc Party-Paredes de Coura; 6. We Are Scientists-Paredes de Coura; 7. ToKIL-Set, 21 Set '06; 8. K.I.R. Royal-Set, 4 Nov '06; 9. Bloc Party-A Weekend in the City; 10. Fields; 11. Touring Indie Randomly-Set, 24 Nov '06; 12. Blogger's Site Club-Set, 16 Dez '06; 13. Mais Tops (Concertos); 14. Novidades-1º Trimestre '07; 15. MSTRKRFT; 16. Capturing Indie-Set, 2 Fev '07; 17. Chasing Drowned Indie-Set, 3 Fev '07; 18. Blogger's Site Club, #2-Set, 9 Fev '07; 19. Biffy Clyro; 20. The Rakes e as Suas 10 Novas Mensagens; 21. Neon Bible (Arcade Fire); 22. Top '07 (Provisório).

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

4 comentários:

... disse...

Eu até gostei desta música, mas a que tens dos Bromheads Jacket é que me está a partir todo!

Abraço

Unknown disse...

Amazing :) Bromheads Jacket rules! É mesmo para partir! LOL! Então, e Bloc Party?

Hugzz

Ledbetter disse...

Opiniões não se discutem...:)
Abraço

Unknown disse...

Ledbetter :) Acho que sim! Devem ser sempre discutidas, mas com todo o devido respeito e aceitação!

Hugzz!