2007/07/15

07-01-29/Boxer (The National)


Após o lançamento do extraordinário CD-Single 'Mistaken for Strangers', sendo eu um grande admirador dos The National, aguardava com grande expectativa o lançamento do novo álbum, 'Boxer'.

Tendo o álbum 'Alligator' sido para mim o melhor álbum de 2005, não posso de forma alguma afirmar que 'Boxer' confirma toda a qualidade e quase perfeição que teria o anterior álbum.


'Boxer' é sem dúvida um álbum bastante bom e pelos vistos muito bem apreciado pela crítica, mas não é para mim um dos momentos mais altos da carreira dos The National, a não ser que se queiram avaliar esses momentos por uma maior popularidade, mesmo que restrita, que os The National passaram a ter.

Os temas que compõem 'Boxer' estão naturalmente bem equilibrados, bem compostos, bem alinhados. A voz de Matt Berninger lá continua, essa sim, numa perfeita harmonia com a personalidade de todo o grupo e que nos continua a fazer recuar aos tempos de Leonard Cohen ou mesmo Stuart Staples aos comandos dos Tindersticks. Sufjan Stevens também deu uma mãozinha (ou duas) ao piano para complementar dois dos temas do álbum. Parece perfeito, não é? Pode ser, mas não sou dessa opinião. O álbum tem temas bastante fortes, mas tem alguns que são uma verdadeira chatice, infelizmente.

O álbum começa logo a abrir com "Fake Empire", um tema bastante forte onde a voz de Matt Berninger e o seu piano estão em primeiro plano. Muito bom tema. Segue-se "Mistaken for Strangers" que já aqui foi referida e é de facto uma excelente melodia, repetitiva qb mas que destaca mais uma vez a beleza e a sapiência da voz de Matt Berninger. Um dos temas de 2007, sem dúvida. O álbum continua a desenrolar-se bastante bem com "Brainy", um tema que para mim foi uma surpresa vinda do lado dos The National, não sendo a minha preferida.

O primeiro ponto chato ocorre com "Squalor Victoria" a qual não me seduz muito, para não dizer que não me seduz mesmo nada. Fazer skip e passar à faixa seguinte. "Green Gloves" e "Slow Show" trazem alguns momentos de beleza, mesmo que escurecidos por um céu de outono. O caso especial de "Slow Show" é sublime pela letra da música.

"Apartment Story", também um dos temas de 2007, preenchida pelo poder da bateria e novamente pelo poder da voz de Matt é um daqueles temas que só apetece cantarolar, mesmo quando não se conhece a letra. Um hype!

A partir de "Start a War", com excepção para "Guest Room" (um dos momentos onde as guitarradas tornam a aparecer para uma pausa rock que quase não existiu em 'Boxer'), os temas começam a tender para uma lentidão igual a outros de álbuns anteriores dos The National. É o caso de "Racing Like a Pro" e "Ada", sendo esta mais interessante que a primeira. O tema que encerra o álbum, "Gospel", é efectivamente um momento de tristeza anunciando que o álbum vai chegar ao fim. Não deixa de ser um belo momento.


'Boxer' é um álbum que não terá com certeza momentos fracos para muitas pessoas e críticos. Apesar das minhas observações, é um álbum que obviamente deverá ser recomendado, mas que seguramente não poderá ser classificado como o grande álbum de 2007, como já li por aí. Temos pena.

!! Os The National estarão presentes no Festival Sudoeste no próximo dia 5 Ago '07.

:: "Apartment Story" pelos The National, em audição via side-bar deste blog, nesta data.
:: "Abel" pelos The National, em audição no Radio.Blog do Paixaum >+++'>, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os The National neste blog: 1. Pela-'Anytown Graffiti'; 2. An Indie Ring-Set, 6 Jun '07; 3. The National-Lançamento de 'Boxer' [links para artigos mais antigos através deste post].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

20 comentários:

... disse...

Confesso que só conheço este álbum desta banda, pelo que estou curioso de ouvir esse que tanta gente diz ser melhor.
Mas tenho que dizer que a "fake Empire" é excelente e não destaco somente a maravilhosa voz de Matt Berninger, bem como a bateria que se encontra mesmo muito bem.

Sea disse...

Caríssimo Kraak, concordo em género, grau e número contigo, embora, saibas que coloco a "Brainy" à frente da "Apartment Story", no top das preferências.

Ainda assim, para quem já tinha ouvido o "Alligator", faltou qualquer coisa.
Na minha opinão, talvez "Boxer" seja um álbum que "entre melhor nos ouvidos", daí o sucesso que tem tido e daí que há quem ache que lhe falta qualquer coisa e que há temas chatos.

mas, perto da desilusão que foram os 2ºs álbuns que foram lançados e que fui ouvindo, Boxer conseguiu, ainda assim, colocar-se bastante bem na minha fasquia musical pessoal.
(acho a "Start a War", tremendamente chata :D)

Shumway disse...

Foi perdido o efeito surpresa.
As expectativas estavam altas.
Mas este não será mais um a juntar a outros 2ºs discos de 2007, que desiludiram.
A qualidade ainda está presente.

Strumer disse...

Um album sobre o qual ja opinei..e um pouco na linha do que escreveste! no entanto,com as sucessivas audições, confesso q o album tem vindo a conquistar-me cada vez mais... sempre lento, melancólico mas com grandes momentos!
ah, e "squalor victoria" n é assim tao má..;)

abraço

Unknown disse...

Amazing :) Pois terás que, se quiseres, recuar um pouco no tempo e investigares pelo menos o 1º álbum 'The National', o EP 'Cherry Tree' e o anterior álbum 'Alligator' :))

É apenas uma sugestão, caro amigo! :)

Unknown disse...

Sea :) WEE! É um pouco isso. Deixa-me só dizer-te que 'Boxer' é o 4º álbum dos The National. Curiosamente em termos de síndroma do 2º álbum, os The National falharam. Efectivamente o 2º álbum, 'Sad Songs for Dirty Lovers', deste colectivo foi um bocado fraquito :Z

Unknown disse...

Shumway :) Sem dúvida e de acordo com o que afirmas, mas como dizia à Sea, este é o 4º álbum dos The National :)

Unknown disse...

Strumer :) Está aí um aspecto que acho muito interessante teres referido: o álbum conquista-me mais agora do que há uns tempos atrás, é verdade. O que não entendo é, para quem não conhecia os The National, como pode 'Boxer' deslizar assim tão rápido...

Acho piada como as nossas opiniões convergem na maior parte dos discos, hehe :)

Desculpa, mas "Squalor Victoria" é um bocadito secante, não? LOL.

Hugzz!

Sea disse...

resumindo e concluindo, tenho de ir actualizar em 2 álbuns ;)

extravaganza disse...

Confesso que não morro de amores pelo 2º álbum (lá está..). O 1º acho-o muito curioso, muito diferente destes 2 últimos! E ainda há o EP que tem UMA DAS MÚSICAS MAIS BONITAS DE SEMPRE: "About today"... Imperdível!!

Descobri recentemente que o "Slow show" não é mais que uma repescagem da "29 years" do 1º álbum. E que bem repescada que foi porque é uma canção belíssima...


ADORO os The National! Já te tinha dito, meu caro amigo? E a culpa é tua! :)

Unknown disse...

Sea :) Sim! Mas podes fazer skip ao 2º álbum. Perde-te no 1º e dá uma espreitadela prolongada (!!) pelo EP 'Cherry Tree' :)

Unknown disse...

Extravaganza :) O teu radar não falha! É o que digo! Impressionante como convergimos também para as mesmas opiniões, hehe :)

"29 Years" é um dos temas fortíssimos do 1º álbum :))

ADORAS os The National e a culpa é minha? HAHA! Deixa, não és a única a quem andei a buzinar os ouvidos. Já fui acusado do mesmo por outros lados, hehe :)

Anónimo disse...

A 'Mistaken for Strangers' começou por conquistar-me; depois veio o resto - gosto do disco, e não sendo fã dos National tb acho q têm coisas melhores.

joao disse...

eu nao sou nada de hypes (na realidade sou totalmente anti-hype) e nao fui nada a bola com o anterior mas acho este incrivel. todas as musicas sao maravilhosas. claramente nos que mais gosto de 2007. excelente banda sonora para viagem de comboio em ny state ao final de tarde

Unknown disse...

Number :) Eu já sabia que eras bastante moderado e de bom senso! :) "Mistaken for Stangers" é um tema contagiante, de acordíssimo!

Unknown disse...

João :) Ohh! Então não foste nada à bola com 'Alligator'? Para mim foi o Best '05! Excelente. Curioso o que afirmas relativamente ao hype: acho que 'Boxer' é que está a ter um hype fora do normal :)

O Puto disse...

Gosto mais deste que do anterior. Os altos e baixos que referes em "Boxer" digo-o eu em relação ao "Alligator". Abraço!

Unknown disse...

Puto :) São opiniões válidas. Acho que no campo musical, é preciso entrarmos com uma variável importante para análise: a sensibilidade. O problema é que esta variável é muito subjectiva e está sempre a modificar-se de acordo com quem opina.

'Boxer' é um muito bom álbum, sem dúvida, mas continuo a preferir 'Alligator'. :)

Hugzz!

My_Little_Bedroom disse...

Hum...hummm.
Ainda não é com este CD que igualarão o álbum que os catapultou para o conhecimento público, "Sad Songs for Dirty Lovers", muito provavelmente o melhor, para mim. Já do "Alligator" fiquei algumas vezes com a impressão que eram guitarradas e berraria a mais, agora do "Boxer" acho-o quão pachorrento e por vezes tão difícil de perceber o que estou a ouvir. Ambos, todavia, são álbuns que se colam aos ouvidos com o tempo e que, daqui a 20 anos, ainda vais ouvir. Mesmo não sendo logo o teu álbum de eleição...

Cheers...

Unknown disse...

My Little Bedroom :) Curiosamente, acho 'Sad Song for Dirty Lovers' o álbum mais fraco da carreira dos The National. Aliás, julgo ser opinião geral no mundo musical. O primeiro era muito bom.

Mas sabes, nestas coisas era como dizia ao Puto: a sensibilidade é muito importante para se avaliar um álbum dos The National. Há quem os prefira mais calmos (tipo 'Boxer') há quem os prefira com guitarradas a mais (tipo 'Alligator').

Seguramente daqui a 20 anos saberá ainda bem ouvir muitos dos temas dos The National. :)

Hugzz!