2008/07/31

Music for an Accelerated Culture (Hadouken!)


Se nunca dei muito para o peditório da chamada "histeria musical", tenho que abrir uma excepção (como já havia referido há tempos neste blog) para os britânicos Hadouken! e o seu bombástico-histérico álbum de estreia, 'Music for an Accelerated Culture'.

Quando o punk e o electro se engatam mutuamente, a explosão orgásmica é inevitável: sente-se no disco, lê-se nos escritos, vê-se nos concertos que os Hadouken! têm proporcionado pelo Reino Unido.

Depois de singles deliciosos como "Liquid Lives", "That Boy That Girl"e "Crank It Up", depois daquela magnífica "Tuning In" (que não consta no álbum), depois daquela potente USB-mixtape 'Not Here to Please You' [a qual curiosamente comprei em Aveiro (huh?)] e mesmo sabendo que o target dos Hadouken! não é propriamente para o público da minha geração (como se se tratasse de uma especie de música interdita a maiores de 18 anos), eu só tenho a dizer bem desta rapaziada com as hormonas ao rubro.

Fruto, com certeza, de uma adolescência alucinada, como a maioria dos putos do século XXI que poupa nas palavras e na grafia para gritar aquilo que pensa ser a confusão total de uma geração perdida, onde o que está a dar é ser agressivo, desmedido, desbocado, robotizado e escurecido pelas 'jolas em excesso que os põem rapidamente embriagados, é só imaginarmos como seria se os The Fall e os Happy Mondays voltassem a ser o que foram há anos atrás, mas num único colectivo, com o apoio dos extintos Test Icicles, dos belgas Lords of Acid ou mesmo dos The Prodigy.

Não é um álbum para todos, volto a dizer. Só mesmo para aqueles que realmente têm uma cultura muito acelerada, como indica o próprio nome do álbum e que, por razões óbvias, não caiu nas graças da maioria dos críticos musicais.

Mesmo assim, o álbum tem momentos de maior paz, nomeadamente em temas como "Declaration of War", "Mister Misfortune", "Driving Nowhere", "Spend Your Life" e "Wait for You". De qualquer forma, garanto que a uma determinada hora da madrugada, é mosh seguro em qualquer dancefloor espalhada sobretudo pelo mundo anglo-saxónico.

Ideal para se ouvir em momentos de agonias e atrofios melancólicos, atenuando uma certa mágoa que necessita, por razões de subsistência mental, ser afastada da tola. Por consequência, pode trazer alguns momentos de raiva que também ajudam a afastar os mesmos atrofios. É a minha banda sonora matinal a caminho do trabalho, quer seja de carro, quer seja de comboio, via iPOD. Óptimos para abrirem um concerto para os Rage Against the Machine.

Destaques do álbum: "Get Smashed Gate Crashed", "That Boy That Girl", "Liquid Lives", "Crank It Up", "Mister Misfortune" e "Driving Nowhere".

"We are the wasted youth and we are the future too"

(Recomendado!)
:P

.:: Artigos relacionados com os Hadouken! neste blog: 1. Kraak (c/ Alexandre Barbosa)-Set, 17 Jul '08; 2. Kraak (c/ Alexandre Barbosa)-Set, 5 Jun '08; 3. Clip: Crank It Up (Hadouken!) [para artigos mais antigos aceder através do link definido em 3.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

4 comentários:

Joao disse...

hum... tenho de investigar...

Strumer disse...

Já ha uns tempos q vejo q simpatizas com os hadouken! mas, sinceramente, era das bandas que apostava que tu não irias elogiar...;P
Pessoalmente, tendo em conta os singles lançados esperava mais do album. Tal como o dos black ghosts soube-me a pouco, Mas sem duvida, acelerado..;) Quem não desiludiu com o album foram os Late of pier..;)

gd abraço

Unknown disse...

João :) Hello! Investiga! Não sei se vais curtir, hehe. Mas olha, ouve os singles. Muito bons! :)

Unknown disse...

Strumer :) Haha, Strumer! Para veres que consigo ser neutro em muitas coisas... :P Acho que isto também tem que ver com o teu estado de espírito em determinados momentos. Eu sinto muito a música desta forma, sabes?

Gosto muito dos Hadouken! Mas concordo contigo, que de acordo com os singles, o álbum ainda poderia ser melhor.

The Black Ghosts desiludiram sim senhor. Estou plenamente de acordo. Os Late of the Pier... WOW! Possivelmente um dos álbuns de 2008! :))

Hugzzzzzzzzzz!