2009/05/16

The Big Pink-"Velvet"


Depois da vaga (que não sei se ainda passou) da música dos '80 no século XXI, ultimamente assiste-se à vaga shoegaze nos tempos actuais. Parece que um conjunto de bandas norte-americanas se decidiu reencontrar com o estilo britânico muito em voga nos anos '90, tais como os Crystal Stilts, A Place to Bury Strangers, School of Seven Bells, A Sunny Day in Glasgow, The Pains of Being Pure at Heart, por exemplo. Sem restringir o espaço aos Estados Unidos, algumas bandas britânicas também parece andarem no mesmo mood, caso dos The Horrors com o seu surpreendente e inesperado álbum 'Primary Colours', dos The Joy Formidable (que são mesmo formidáveis) ou mesmo dos Glasvegas, embora estes numa alegoria mais disfarçada, ou mesmo os franceses Stuck in the Sound.

Sendo todos "herdeiros" dos My Bloody Valentine ou dos The Jesus & Mary Chain, há que separar o trigo do joio e distinguir aqueles que realmente se inspiraram no movimento shoegaze e que tentam criar o seu próprio estilo e aqueles que são praticamente uma cópia descarada das suas inspirações, mesmo que as suas propostas musicais sejam agradáveis ao ouvido e não passem só desta etapa, apesar do frenesim mediático à sua volta, como de costume.

Nesta (algo) vasta lista de bandas shoegazianas do fim da primeira década do século XXI, queria destacar pela positiva mais uma: os britânicos The Big Pink que de forma muito escura, conseguem que alguma luz (pink?) reflicta pelas suas guitarras eléctricas maltratadas. "Velvet", o single proposto pelos The Big Pink é no mínimo tóxico, contagiante e que nos remete a um quarto de isolamento onde as visitas de amigos e familiares está totalmente interdita. Depois do isolamento, é como viajar num comboio que pára em todas as estações e apeadeiros sob o efeito dos narcóticos entretanto à solta pelo organismos.

Visita obrigatória: MySpace dos The Big Pink. Comboio obrigatório: um qualquer mas com o iPOD sintonizado no tema "Velvet" traduzido no seu clip obrigatório. Este, aqui mesmo neste blog. :)



Video Credits: 4ADRecords @ youtube.com

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

6 comentários:

Strumer disse...

Bem a coincidência...acabei de postar uma pequena referencia a estes rapazes e com este vídeo. Apesar de não ser especial fã do shoegaze e derivados;P "velvet" é uma grande malha. A ver vamos...

Abraço

Hugo Gabriel disse...

gostei

lipa disse...

Eu concordo plenamente, sem dúvida alguma, os The big pink são uma das bandas revelação deste ano. Conseguiram e bem fazer um albúm, que embora, seja bem audível a influência de bandas como Can, My bloody Valentine e Jesus and Mary Chain, excelente onde também juntam electrónica ao maravilhoso negrume.
Estou ansiosa por comprar o albúm que só sairá em Setembro. Espero que seja um dos melhores álbuns deste ano.

Unknown disse...

Strumer :) UHUH! Pois, eu vi e pensei o mesmo, pois não te via assim muito shoegaze addicted! Estes rapazes vão longe, se se portarem bem! :D

Hugz!!

Unknown disse...

h. gabriel :) Acho muito bem que tenhas gostado! :P

Unknown disse...

Lipa :) Obrigado pela tua visita e pelo comentário. Espero que possas regressar sempre que quiseres.

Não posso estar mais de acordo com o teu comentário! A avaliar pelo que já ouvi dos The Big Pink, o álbum que aparecerá lá pelo fim do verão é obrigatório! Merecedor de destaque ao pé dos outros discos em casa!

:)