2006/05/26

Kraak FM <'+++< apaga a 1ª vela



Parabéns ao Kraak FM <'+++< que faz hoje o seu ano de existência!

Ao princípio foi um pouco difícil a sua manutenção. Após alguma arrumação por aqui, os sons começaram a sair com fluência. A todos os que permitiram e ajudaram (e ajudam) a manter este blog online durante todo este tempo, um sincero agradecimento!

E porque é altura de comemorações, o Kraak FM faz uma pequena pausa para uns merecidos 10 diazitos de descanso e também com muito som, retomando as suas actividades no próximo dia 5 Jun '06. Tudo por culpa desta rapaziada e outros que me vão chagar o juízo por Londres, Hamburgo e Copenhaga.

Portem-se com juízo e tomem conta cá do Kraak's Cabaret :)

06-06-21/Festival Super Bock Super Rock-XL


Alguém aparece para ver X-Wife e Placebo? :)

2006/05/25

06-05-21/Arctic Monkeys @ Paradise Garage


Pelas 21h30 começou o espectáculo dirigido pelos Vicious Five o que sinceramente achei bastante igual a muitos outros do mesmo estilo (apesar de já saber que esta rapaziada era muito boa em palco). Curiosamente já estive com o álbum da banda nas mãos umas 2 vezes a pensar se compraria ou não. De todas as vezes, decidi não comprar. Acho que não me arrependo.

O concerto comandado pelo aclichezado Joaquim Albergaria não foi brilhante. Longe disso. Verdade seja dita que o som também não ajudou. Estava péssimo. Mas efectivamente aquelas piadinhas à 'tuga, sem qualquer tipo de graça, com as mãozinhas no ar, apresentando-se como "Somos os Vicious Five" e repetidas vezes afirmar que a seguir viriam os "Arctic Monkeys" não me convenceu em nada. Sinceramente não há pachorra.



Pelas 22h30 entram em cena os 4 Arctic Monkeys para um público desejoso de os ver. Com o som nitidamente melhor em relação aos anteriores meninos (haja £££; muitas...), os Arctic Monkeys, apesar daquilo a que me pareceu uma verdadeira entrega ao palco (Lisboa foi a última escala da digressão) como se já andassem nestas vidas há muito tempo, não conseguiram fazer um excelente concerto, no meu ponto de vista. Digamos que foi um pouco acima de morno. Apresentaram alguns temas novos, mas o show teve muitas ondulações, só animando mesmo lá para as últimas 4 ou 5 canções, onde neste rol não estava incluído o 1º single "I Bet That You Look Good on the Dancefloor" (já tinham cantado e não me satisfez muito).


Gosto de Arctic Monkeys. Não sou histérico por eles. Nada disso. Fiquei satisfeito por ter o privilégio de os ter assistido ao vivo na sua primeira pegada em Portugal. Realmente têm ainda muito para crescer.

[ photos by Kraakinho @ Paradise Garage, Lisboa, 2006.05.18 ]

2006/05/24

06-04-21/Agenda de 2006.05.24- Algumas Sugestões

26.05 - Tool, Placebo, Deftones, X-Wife @ Festival Super Bock Super Rock XL, Parque Tejo [Lisboa]
28.05 - Apoptygma Berzerk, The Ultimate Architects @ Hard Club, Gaia
02.06 - Xiu Xiu @ Teatro Miguel Franco, Leiria
03.06 - Red Hot Chilli Peppers, Kasabian @ Festival Rock In Rio-Lisboa
04.06 - Wraygunn @ Festival Rock In Rio-Lisboa
05.06 - Deerhoof @ Porto-Rio, Porto
06.06 - Deerhoof @ Lux, Lisboa
07.06 - Franz Ferdinand, The Cult, Keane, dEUS, Editors, Linda Martini, The Legendary Tiger Man, The Weatherman @ Festival Super Bock Super Rock XL, Parque Tejo [Lisboa]
11.06 - Ed Harcourt @ Santiago Alquimista, Lisboa
12.06 - Ed Harcourt @ Cinema Batalha, Porto
27.06 - Festival Músicas do Mundo @ Sines
06.07 - München @ Culturgest, Lisboa
06.07 - Gotan Project @ Coliseu de Lisboa
07.07 - Gotan Project @ Coliseu do Porto
07.07 - Old Jerusalem @ Culturgest, Lisboa
08.07 - Massive Attack @ Hype@Tejo, Lisboa
12.07 - The Cult @ Coliseu do Porto
16.07 - Sigur Rós @ Pavilhão Atlântico, Lisboa

20.07 - Pixies @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
---------------------------------------------------------
22.07 - The Strokes @ Lisboa Soundz, Lisboa
22.07 - She Wants Revenge @ Lisboa Soundz, Lisboa
22.07 - Isobel Campbell @ Lisboa Soundz, Lisboa
---------------------------------------------------------
21.07 - Mojave 3 @ Festival de Vilar de Mouros
28.07 - Depeche Mode, Gary Numan, The Raveonettes @ Estádio de Alvalade, Lisboa
03.08 - Jay-Jay Johanson @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
04.08 - The Prodigy, Tiga, Brakes @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
05.08 - Who Made Who @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
06.08 - Zero7 @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
04 a 06.08 - Festival Intercéltico de Sendim, Sendim
---------------------------------------------------------
15.08 - Morrisey, Broken Social Scene @ Festival de Paredes de Coura, Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
16.08 - Yeah Yeah Yeahs @ Festival de Paredes de Coura, Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
17.08 - Fischerspooner, Shout Out Louds, !!!, The Cramps, White Rose Movement @ Festival de Paredes de Coura, Paredes de Coura
---------------------------------------------------------

2006/05/23

06-03-21/Alamo Race Track


Este quarteto holandês que está baptizado pelo nome Alamo Race Track, foi uma nova descoberta proporcionada, curiosamente, pelo novo álbum dos Radio 4. Não é que Alamo Race Track tenha alguma coisa que ver com os Radio 4, mas faz hoje uma semana, estava eu neste sítio proibido, precisamente à espera que chegasse o novo disco dos nova-iorquinos acima mencionados e ao mesmo tempo na conversa com o Paulo que entretanto ia passando algumas cenas que lhe pedia. Até que começou a ser ele a sugerir a música e mostrou-me esta deslumbrante alegria. Obrigado, Paulo.

Digamos que Alamo Race Track anda pelos mesmos géneros musicais pop contemporâneos à volta dos Strokes ou dos Radiohead, mas segundo o que pude perceber, vagueiam precisamente numa lacuna existente entre estes dois últimos grupos. Flutuam com um rock de som tão atmosférico, tão ar fresco, tão agradável sem que nenhum dos temas nos possa aborrecer.

Lançaram este álbum, 'Birds at Home', em 2003, mais ou menos para consumo doméstico, e foi finalmente no ano passado que resolveram dar o salto além fronteiras, após um grande período de gestação. Neste momento encontram-se a preparar o 2º álbum, e em princípio, para sair ainda em 2006.


E aparecem numa excelente altura, especialmente a nível europeu e em particular na zona dos Países Baixos, pois ao que se tem visto, a pop belga tem estado a renascer (veja-se o caso de Girls in Hawaii e Sharko) e estes holandeses têm tudo para conquistar o mercado anglo-saxónico bem como outros mais pequenos, mas que seguem a mesma linha.

A descobrir. Recomendo. Garantia demonstrada.

:: "Summer Holiday" em audição nesta data neste blog.
Para ouvires (algumas) outras canções do álbum, é só dares um salto até aqui.

2006/05/22

06-02-21/Giant Drag


Os apreciadores de White Stripes, Nirvana, I Am Kloot, The Like (ver isto), My Bloody Valentine e The Kills irão com certeza sugerir uma passagem não tão temporária por este novo grupo proveniente da Califórnia (US), os Giant Drag, claramente influenciado pelas Breeders, The Jesus & Mary Chain, PJ Harvey e mesmo pelos Mazzy Star. O seu primeiro longa-duração, 'Hearts & Unicorns' (após o EP 'Lemona' de 2004) é uma sucessão de duos entre Micah Calabrese (baterista) e Annie Hardy (vocalista) a qual faz questão de andar de calças compridas e mão nos bolsos. :)

A ouvir: "Kevin is Gay", "My Dick Sucks", "You Fuck Like My Dad", ou na versão anglo-saxónica, "Yflmd". LOL.

2006/05/21

06-01-21/Ten Silver Drops (Secret Machines)



Não seria de esperar melhor destes (já) respeitáveis manos texanos, Brandon e Benjamin Curtis (oops! já me esquecia do baterista Josh Garza), os Secret Machines. Após o interessante álbum de estreia, 'Now Here is Nowhere', em 2004 (onde um dos temas - "Nowhere Again" - até teve direito a uma espécie de plágio pelos The Rakes, o que me parece vergonhoso por parte destes últimos), eis que chega em 2006 esta pequena maravilha (com 8 temas gigantes), o 2º longa-duração, 'Ten Silver Drops', com uma capa bem bonita e que deveria receber o prémio "Stylish Front Cover" de 2006. Um álbum verdadeiro.

O tema de abertura, "Alone, Jealous and Stoned", cerca de 7 minutos com uma ondulante parte instrumental é algo que nos deixa mesmo pedrados, bem como outras canções como "Daddy's in the Doldrums", "Lightning Blue Eyes", "I Hate Pretending", "1000 Seconds" (esta dá-te uma daquelas sensações de paz mesmo gratificantes de fecho de álbum) e "Faded Lines", as quais nos levam para uma viagem que quando se chega ao fim sentimos vontade de começar novamente esta incursão por uma New Wave cheia de sensibilidade.

Ideal para quem aprecia as aproximações electrónicas ensaiadas pelos seus inspiradores The Flaming Lips, nos maravilhosos álbuns 'The Soft Bulletin' e, em especial, em 'Yoshimi Battles the Pink Robots'.
Semelhanças com Sparklehorse, Grandaddy e Super Furry Animals com um toque à Led Zeppelin são mesmo bem-vindas.

Um disco de uma jovem e já madura banda para ser ouvido com o volume no máximo. Sempre moving forward.

2006/05/20

06-07-20/Clip: Fragile (God Is an Astronaut)

Mais um clip que evoca a violência para com os animais, com uma música espectacular de um grupo que há pouco tempo (2005) começou a chegar às minhas paragens. Aqui fica "Fragile" do álbum 'All Is Violent All Is Bright' ('04) dos irlandeses God Is an Astronaut. Pensa duas vezes se queres mesmo ver o vídeo. Não aconselho às pessoas mais sensíveis. Ao clicares na imagem, acedes ao site onde se encontra alojado o clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o clip no blogue. It's your choice... :)




Video Credits: youtube.com

2006/05/19

06-06-20/Elliott Brood @ Casa das Artes, #2


Subiram ao palco pelas 22h10 para uma platéia muito pouco cheia, mas com algum entusiasmo. Os canadianos Elliott Brood actuaram no passado dia 16 Mai na Casa das Artes em Famalicão (numa das maiores salas até agora por eles pisada, segundo afirmaram em palco) e fizeram jus àquilo que definiram como "Death Country" através da sua imponente e fresca presença em palco, com o seu magnífico e potente banjo e também pelos diálogos espontâneos levados a cabo entre Mark Sasso e Casey Laforet, o qual desatou, a certa altura, a correr pela sala.
    aqui havia afirmado. 'Ambassador' é aquele disco dos monkeys de antigamente que andavam à procura do ouro pelas terras novas entretanto descobertas. Um dos melhores álbuns de 2006 que retrata uma nova experiência country, dita obscura e misteriosa.

      O concerto passeou-se por vários temas fabulosos do último álbum, como por exemplo, "Wolfgang", "Twill", "The Bridge" e "Johnny Rooke". Um concerto que vale 18 quilates. Sem os comboios fantasma, sem as serpentes e sem o bang bang retratado nas letras das canções. Maravilhoso. Gostei muito! E ainda tive ainda o prazer de cumprimentar o vocalista e mestre do pujante banjo, Mark Sasso. :)

      [photos by Kraakinho @ Casa das Artes, Famalicão, 2006.05.16]

      2006/05/18

      06-05-20/Howling Bells


      Os Howling Bells, em conjunto com outras novas bandas de expressão inglesa, como por exemplo, os Boy Kill Boy, iForward Russia! entre outras, são uma das melhores coisinhas que apareceram recentemente. Estilo não lhes falta!

      O seu auto-intitulado álbum de estreia foi posto à venda no passado dia 10 e é uma verdadeira passagem (no bom sentido!) ouvir o desfile de todos os temas ali gravados (mais uma excelente aposta da Editora Bella Union - My Latest Novel e Midlake são bons exemplos -). Será também com certeza um dos álbuns de estreia de 2006! A vocalista do grupo, Juanita Stein, já está a ser considerada por muitos como a PJ Harvey dos tempos modernos, o que no meu entender parece ser um pouco abusivo...

      A ouvir: Howling Bells. Mandatory!

      2006/05/17

      06-04-20/Agenda de 2006.05.17- Algumas Sugestões

      18.05 - Arctic Monkeys (1ª parte: Milburn The Vicious Five) @ Paradise Garage, Lisboa

      19.05 - Cindy Kat @ Casa da Música, Porto
      19.05 - X-Wife @ Lux, Lisboa
      19.05 - Electro-Domésticos/Planeta Pop @ Incógnito, Lisboa
      23.05 - Dresden Dolls @ Casa das Artes, Famalicão
      26.05 - Tool, Placebo, Deftones, X-Wife @ Festival Super Bock Super Rock XL, Parque Tejo [Lisboa]
      02.06 - Xiu Xiu @ Teatro Miguel Franco, Leiria
      03.06 - Red Hot Chilli Peppers, Kasabian @ Festival Rock In Rio-Lisboa
      04.06 - Wraygunn @ Festival Rock In Rio-Lisboa
      05.06 - Deerhoof @ Porto-Rio, Porto
      06.06 - Deerhoof @ Lux, Lisboa
      07.06 - Franz Ferdinand, The Cult, Keane, dEUS, Editors, Linda Martini, The Weatherman @ Festival Super Bock Super Rock XL, Parque Tejo [Lisboa]
      27.06 - Festival Músicas do Mundo @ Sines
      06.07 - München @ Culturgest, Lisboa
      06.07 - Gotan Project @ Coliseu de Lisboa
      07.07 - Gotan Project @ Coliseu do Porto
      07.07 - Old Jerusalem @ Culturgest, Lisboa
      08.07 - Massive Attack @ Hype@Tejo, Lisboa
      16.07 - Sigur Rós @ Pavilhão Atlântico, Lisboa

      20.07 - Pixies @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
      ---------------------------------------------------------
      22.07 - The Strokes @ Lisboa Soundz, Lisboa
      22.07 - She Wants Revenge @ Lisboa Soundz, Lisboa
      22.07 - Isobel Campbell @ Lisboa Soundz, Lisboa
      ---------------------------------------------------------
      20 a 23.07 - Festival de Vilar de Mouros
      28.07 - Depeche Mode @ Estádio de Alvalade, Lisboa
      03.08 - Jay-Jay Johanson @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
      04.08 - The Prodigy, Tiga, Brakes @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
      05.08 - Who Made Who @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
      06.08 - Zero7 @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
      04 a 06.08 - Festival Intercéltico de Sendim, Sendim
      ---------------------------------------------------------
      15.08 - Morrisey @ Festival de Paredes de Coura, Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
      16.08 - Yeah Yeah Yeahs @ Festival de Paredes de Coura, Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
      14 a 17.08 - Fischerspooner, Shout Out Louds, !!!, White Rose Movement @ Festival de Paredes de Coura, Paredes de Coura
      ---------------------------------------------------------

      2006/05/15

      06-02-20/Gnarls Barkley


      Gnarls Barkley, ou seja, o projecto Gnarls Barkley levado a cabo por Danger Mouse e Cee-Lo, um próximo dos Gorillaz e o outro muito perto dos Outkast, tem andado a fazer furor por este mundo fora, especialmente através do single "Crazy".

      Não tendo um nome muito apelativo (ao que parece o nome foi sacado do legendário jogador de basketball Charles Barkley), aliás como o single na minha opinião, o nome do grupo só me faz lembrar uma qualquer receita portuguesa feita com Galo de Barcelos bem como a canção "Crazy" e o seu clip só me lembram os Jamiroquai.

      Perdoem-me mas o single "Crazy" parece uma viagem feita num comboio fantasma onde participam dois palhaços cuja estação final é um qualquer hipermercado Continente com a Leopoldina a dar as boas vindas aos viajantes. Não conheço o álbum 'St. Elsewhere', mas a avaliar pelo que se vê do single (isto às vezes é um engano), não deverá ali haver nada que preencha o meu interesse. Não tarda vai ser o James Blunt do Rap (underground). Uma espécie de mega produção chica-esperta para uma música de má qualidade.

      2006/05/14

      06-01-20/Oceans Apart (The Go-Betweens)


      Sem ter dado a minha opinião em 2005 sobre 'Oceans Apart' dos The Go-Betweens, mas com o devido destaque em dois posts (aqui e também aqui) e audição no meu blog principal, os últimos acontecimentos obrigam-me a expressar aqui uma opinião sobre o álbum.

      Como já havia dito num post anterior, foi a partir de 2000, que os The Go-Betweens renasceram após uma década de interrupção, e em 2005 lançaram 'Oceans Apart', sem negar o seu passado recente quer seja com 'The Friends of Rachel Worth' ou mesmo 'Bright Yellow Bright Orange'.
      O disco começa logo muito bem com "Here Comes a City" (um conto sobre um passageiro de comboio que repara nos outros vizinhos de carruagem também leitores - Dostoievsky), seguido da apaixonante "Finding You", com a mesma garra e paixão como a clássica "Bachelor Kisses" e ainda seguidas por "Boundary River" ou mesmo "Cattle and Cane".

      Os The Go-Betweens continuaram a produzir e a escrever canções pop bastante consistentes e giras o que prova que eles ali estiveram/estarão (?) para produzir canções e interpretá-las para todo um público simpatizante que apelava por mais um bom álbum e não para um grupinho reduzido de fãs em histeria, quase nos vértices do mainstream.


      É um álbum interessante. Para quem ainda não ouviu, sugiro a sua audição, apesar da compilação/pacote (DVD+CD) que já saiu este ano, 'That Striped Sunlight Sound
      '.

      2006/05/13

      06-07-19/Clip: Bachelor Kisses (The Go-Betweens)

      Um clip fabuloso velhinho, para matar saudades, de alguém que se foi e de um grupo que já não será o mesmo. Aqui fica "Bachelor Kisses" do álbum 'Spring Hill Fair' ('84) dos The Go-Betweens (com Grant em primeiro plano). Ao clicares na imagem, acedes ao site onde se encontra alojado o clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o clip no blogue. You play... :)




      Video Credits: youtube.com

      2006/05/12

      06-06-19/Finding You (The Go-Betweens)


      "What would you do if you turned around
      And saw me beside you

      Not in a dream but in a song?
      Would you float like a phantom
      Or would you sing along?

      Don’t know where I’m going
      Don’t know where it’s flowing
      But I know it’s finding you

      What would you do
      If you saw me driving by in a car
      The quickest you’ve ever seen me spin?
      Would you smile and wave
      Or would you bow and get in?

      Don’t know where I’m going
      Don’t know where it’s flowing
      But I know it’s finding you

      But then the lightning finds us
      Burns away our kindness
      We can’t find a place to hide
      Come the rainy season
      Surrender to our treasons
      Can we even find our tears?

      Don’t know where I’m going
      Don’t know where it’s flowing
      But I know it’s finding you"

      06-05-19/Grant McLennan (The Go-Betweens)


      (Com este post já preparado há alguns dias, problemas semelhantes ao aqui retratado impediram-me de actalizar este blog. Fica aqui um registo importante do mundo musical.)

      [Kraakinho, 15 Mai '06]

      Faleceu no passado dia 6 Mai '06, na sua casa em Brisbane (AU), Grant McLennan (48 anos), vocalista e compositor dos The Go-Betweens o qual marcou muitas influências musicais transmissíveis tanto como fundador dos The Go-Betweens (em conjunto com o seu companheiro da universidade, Robert Forster) como a cantar a solo (durante uma pausa de quase 10 anos dos The Go-Betweens lá pelo fim dos anos '80). Patente que ficou mais uma vez demonstrada pelo último álbum do grupo, 'Oceans Apart', que foi aclamado um pouco por toda a parte por este mundo musical.

      Após uma reforma levada a cabo no grupo, eis que Grant McLennan e Robert Forster regressam em 2000 com uns Go-Betweens renovados, adorados por vários grupos musicais da altura, nomeadamente os Belle and Sebastian, e lançaram 3 fantásticos álbuns a partir dessa data, 'The Friends of Rachel Worth' (com a participação de 3 membros das Sleater-Kinney) em 2001, 'Bright Yellow Bright Orange' em 2003 e 'Oceans Apart' em 2005.

      Grant McLennan foi sepultado hoje, 12 Mai '06.
      Descansa em paz. Vamos sentir a tua falta.

      2006/05/11

      Recado


      Apesar deste blog ser dedicado inteiramente à música, aqui fica um disco que anda a girar ao contrário dos outros. Põe fim a isto e ajuda a que os mesmos girem para o lado correcto. Não faças aos outros seres o que não queres que te façam a ti.

      2006/05/10

      06-04-19/Agenda de 2006.05.10-Algumas Sugestões

      11.05 - Keane @ Aula Magna, Lisboa
      14.05 - Dianne Reeves @ CCB, Lisboa
      16.05 - Elliott Brood @ Casa das Artes, Famalicão







      19.05 - Cindy Kat @ Casa da Música [Porto]
      19.05 - X-Wife @ Lux, Lisboa
      19.05 - Electro-Domésticos/Planeta Pop @ Incógnito, Lisboa
      23.05 - Dresden Dolls @ Casa das Artes, Famalicão
      26.05 - Tool, Placebo, Deftones, X-Wife @ Festival Super Bock Super Rock XL, Parque Tejo [Lisboa]
      02.06 - Xiu Xiu @ Teatro Miguel Franco, Leiria
      03.06 - Red Hot Chilli Peppers, Kasabian @ Festival Rock In Rio-Lisboa
      04.06 - Wraygunn @ Festival Rock In Rio-Lisboa
      05.06 - Deerhoof @ Porto-Rio, Porto
      06.06 - Deerhoof @ Lux, Lisboa
      07.06 - Franz Ferdinand, The Cult, Keane, dEUS, Editors, Linda Martini, The Weatherman @ Festival Super Bock Super Rock XL, Parque Tejo [Lisboa]
      27.06 - Festival Músicas do Mundo @ Sines
      06.07 - München @ Culturgest, Lisboa
      06.07 - Gotan Project @ Coliseu de Lisboa
      07.07 - Old Jerusalem @ Culturgest, Lisboa
      08.07 - Massive Attack @ Hype@Tejo, Lisboa
      16.07 - Sigur Rós @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
      ---------------------------------------------------------






      ---------------------------------------------------------
      20.07 - Pixies @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
      ---------------------------------------------------------
      22.07 - The Strokes @ Lisboa Soundz, Lisboa
      22.07 - She Wants Revenge @ Lisboa Soundz, Lisboa
      22.07 - Isobel Campbell @ Lisboa Soundz, Lisboa
      ---------------------------------------------------------
      20 a 23.07 - Festival de Vilar de Mouros
      28.07 - Depeche Mode @ Estádio de Alvalade, Lisboa
      03.08 - Jay-Jay Johanson @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
      04.08 - The Prodigy @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
      05.08 - Who Made Who @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
      04 a 06.08 - Festival Intercéltico de Sendim, Sendim
      ---------------------------------------------------------
      15.08 - Morrisey @ Festival de Paredes de Coura, Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
      16.08 - Yeah Yeah Yeahs @ Festival de Paredes de Coura, Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
      14 a 17.08 - Fischerspooner, Shout Out Louds, !!!, White Rose Mouvement @ Festival de Paredes de Coura, Paredes de Coura
      ---------------------------------------------------------

      2006/05/09

      06-03-19/Nightmare of You


      Fixem este nome; fixem o nome do auto-intitulado álbum. Imponente e ao mesmo tempo repleto de poesia.

      As raízes deste (novo) grupo encontram-se firmemente plantadas no universo musical subterrâneo de Long Island. Após 4 anos de várias experimentações pelo pop-punk, Brandon Reilly (o líder do grupo) e a sua banda da altura, Movielife (que acabou por ser diluída em vários bocados), degeneraram em 2003 e Reilly formou os Nightmare of You com um amigo seu da escola secundária, Joseph McCaffrey, que assistia com frequência aos seus shows sempre que Brandon Reilly actuava a solo, apesar do seu grupo de então, Movielife.


      Atenção especial ao single "The Days Go By Oh So Slow" que lembra muito os sons de Manchester dos idos anos '80. Um disco terapêutico e ao mesmo tempo obscuro e bem humorado. Como aquelas comidas boas: doce e amargo ao mesmo tempo. Há que saber a dose certa.

      2006/05/08

      06-02-19/Razorlight


      Os anglo-suecos Razorlight andam a contra-relógio na tentativa de finalizar a gravação do seu 2º álbum nas próximas duas semanas. Para marcar o regresso do grupo, decidiram lançar oficialmente o single "In the Morning" já no próximo dia 3 Jul '06, o qual já anda a rodar pelas rádios há muito pouco tempo.

      Segundo a NME, este single foi escrito em Ago '04 e chamou bastante a atenção quando no passado mês de Fevereiro, foi apresentada uma versão mais alargada da mesma música para um desfile de moda em Paris. De acordo com o vocalista Johnny Borrell, foi uma experiência bastante interessante transformar uma música de 3 minutos numa versão extendida de 20 minutos.

      "In the Morning" encontra-se aqui semi-disponível para audição e pode dar-nos um pequeno sabor do que será o novo álbum dos Razorlight, embora o baterista Andy Burrows não garanta que esta faixa seja indicativa sobre todo o restante álbum, embora considere que a mesma seja uma boa introdução.

      2006/05/07

      06-01-19/Love Songs of the Hanging Gardens (Kelley Polar)


      Kelley Polar, este croata e menino prodígio do violino, que colaborou com os Metro Area, facto que lhe permitiu uma rampa de lançamento para o seu primeiro e excelente álbum, 'Love Songs of the Hanging Gardens', seguiu as pegadas do falecido Arthur Russell (nem que seja pela sua voz tímida e quase sumida) e conseguiu desviar a electrónica bem como toda uma orquestra para o seu mundo neo-disco, muito particular e interessante, cheio de romantismo e de uma melancolia (actualmente) muito na moda.

      Canções como "Ashamed of Myself", "The Rooms in My House Have Many Parties" e "My Beauty in the Moon" demonstram bastante, através das suas letras e ritmos, o quão melancólico e romântico pode ser este compositor/intérprete, causando um grande impacto emocional aos seus ouvintes. Parece estarmos noutra galáxia quando ouvimos este álbum.

      A ouvir também com atenção: "Black Hole", "Cosmological Constancy", "Tyurangalila" e "Here in the Night" (em audição nesta data).

      2006/05/06

      06-07-18/Clip: Black Dollar Bills (Hope of the States)

      Um clip fabuloso, para uma música fabulosa, de um grupo fabuloso. Aqui fica "Black DollarBills" dos Hope of the States. Ao clicares na imagem, acedes ao site onde se encontra alojado o clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o clip no blogue. You decide... :)




      Video Credits: youtube.com

      2006/05/05

      06-06-18/Let Go (Frou Frou)


      "drink up, baby down
      mmm, are you in or are you out
      leave your things behind
      'cause it's all going off without you
      excuse me, too busy you're writing your tragedy
      these mishaps
      you bubble wrap
      when you've no idea what you're like

      so let go, jump in
      oh well, whatcha waiting for
      it's alright
      'cause there's beauty in the breakdown
      so let go, just get in
      oh, it's so amazing here
      it's alright
      'cause there's beauty in the breakdown

      it gains the more it gives
      and then it rises with the fall
      so hand me that remote
      can't you see that all that stuff's a sideshow

      such boundless pleasure
      we've no time for later now
      you can't await your own arrival
      you've 20 seconds to comply

      so let go, jump in
      oh well, whatcha waiting for
      it's alright
      'cause there's beauty in the breakdown
      so let go, just get in
      oh, it's so amazing here
      it's alright
      'cause there's beauty in the breakdown"

      2006/05/04

      06-05-18/The Smashing Pumpkins


      Parece que agora já é absolutamente oficial: Billy Corgan e os seus Smashing Pumpkins estão de volta e a trabalhar num novo álbum, sucessor do (último) 'MACHINA/The Machines of God' (2000). Da antiga formação, apenas residem o próprio Billy Corgan e Jimmy Chamberlain.

      2006/05/03

      06-04-18/Agenda de 2006.05.03- Algumas Sugestões

      11.05 - Keane @ Aula Magna, Lisboa
      14.05 - Dianne Reeves @ CCB, Lisboa
      16.05 - Elliott Brood @ Casa das Artes, Famalicão
      18.05 - Arctic Monkeys @ Paradise Garage, Lisboa
      19.05 - Cindy Kat @ Casa da Música [Porto]
      19.05 - Electro-Domésticos/Planeta Pop @ Incógnito, Lisboa
      23.05 - Dresden Dolls @ Casa das Artes, Famalicão
      26.05 - Tool, Placebo, Deftones, X-Wife @ Festival Super Bock Super Rock XL, Parque Tejo [Lisboa]
      02.06 - Xiu Xiu @ Teatro Miguel Franco, Leiria
      03.06 - Red Hot Chilli Peppers, Kasabian @ Festival Rock In Rio-Lisboa
      04.06 - Wraygunn @ Festival Rock In Rio-Lisboa
      05.06 - Deerhoof @ Porto-Rio, Porto
      06.06 - Deerhoof @ Lux, Lisboa
      07.06 - Franz Ferdinand, The Cult, Keane, dEUS, Editors, Linda Martini, The Weatherman @ Festival Super Bock Super Rock XL, Parque Tejo [Lisboa]
      27.06 - Festival Músicas do Mundo @ Sines
      06.07 - München @ Culturgest, Lisboa
      06.07 - Gotan Project @ Coliseu de Lisboa
      07.07 - Old Jerusalem @ Culturgest, Lisboa
      08.07 - Massive Attack @ Hype@Tejo, Lisboa
      16.07 - Sigur Rós @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
      ---------------------------------------------------------
      17.07 - Belle & Sebastian @ Coliseu de Lisboa, Lisboa
      ---------------------------------------------------------
      20.07 - Pixies @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
      ---------------------------------------------------------
      22.07 - The Strokes @ Lisboa Soundz, Lisboa
      22.07 - She Wants Revenge @ Lisboa Soundz, Lisboa
      ---------------------------------------------------------
      20 a 23.07 - Festival de Vilar de Mouros
      28.07 - Depeche Mode @ Estádio de Alvalade, Lisboa
      03 a 06.08 - The Prodigy @ Festival Sudoeste, Zambujeira do Mar
      04 a 06.08 - Festival Intercéltico de Sendim, Sendim
      14 a 17.08 - Festival de Paredes de Coura, Paredes de Coura

      2006/05/02

      06-03-18/Guillemots


      Guillemots, um grupo que alarga as fronteiras (facto que tem sido típico nas novas bandas que se formam), aparece na ribalta com um extraordinário som vindo de Londres, formado pelo vocalista (inglês) Fyfe Dangerfields, pelo escocês Rican Caol, pelo canadiano Aristazabal Hawkes e pelo guitarrista (brasileiro) Mc Lord Magrão têm produzido (através de todas as influências que cada um deles aporta consigo) um dos melhores momentos pop da actualidade, através do seu recente e brilhante EP lançado no mercado, 'From the Cliffs'. Este parece ter vindo de um conto de fadas, sobretudo com o lançamento do fabuloso single, "Trains to Brazil". Um EP que promete boas surpresas até o lançamento do álbum de arranque deste colectivo promissor.

      :: Trains to Brazil, by Guillemots, encontra-se aqui em audição nesta data.

      2006/05/01

      06-02-18/Top '06 (Provisório)

      Encerrado que está o 1º quadrimestre de 2006, aqui fica uma primeira lista (provisória) das minhas preferências do ano. Poderá haver alguns álbuns que se encontram numa transição entre 2005 e 2006... Esta cena das datas dos álbuns editados na Europa e do outro lado do Atlântico dão-me cabo dos nervos :)

      Classificação A
      - Electric President, "S/t"
      - Infadels, "We Are Not the Infadels"
      - Elliott Brood, "Ambassador"
      - Two Gallants, "What the Toll Tells"
      - The Organ, "Grab That Gun"
      - Semifinalists, "Semifinalists"
      - My Latest Novel, "Wolves"
      - Secret Machines, "Ten Silver Drops"
      - The Kooks, "Inside In Inside Out"
      - Cat Power, "The Greatest"
      - (NAC) X-Wife, "Side Effects"

      Classificação B
      - Arctic Monkeys, "Whatever People Say I Am, That's Why I Am Not"
      - The Knife, "Silent Shout"
      - Belle & Sebastian, "The Life Pursuit"
      - Morning Runner, "Wilderness Is Paradise Now"
      - Panic! At the Disco, "A Fever You Can't Sweat Out"
      - Sondre Lerche, "Dupper Sessions"
      - The Zutons, "Tired of Hanging Around"
      - Yeah Yeah Yeahs, "Show Your Bones"
      - She Wants Revenge, "She Wants Revenge"
      - Nathan Fake, "Drowning in a Sea of Love"
      - Stellastarr*, "Harmonies for the Haunted"
      - The Vines, "Vision Valley"
      - The Strokes, "First Impressions of the Earth"
      - Yellowcard, "Lights and Sounds"
      - The Flaming Lips, "At War With the Mystics"
      - Film School, "Film School"
      - The Delays, "You See Colours"
      - Jenny Kewis & The Watson Twins, "Rabbit Fur Coat"
      - Mystery Jets, "Making Dens"
      - (NAC) Cindy Kat, "Vol. I"
      - (NAC) The Weatherman, "Cruisin' In Alaska"

      Classificação C
      - Clearlake, "Amber"
      - Liars, "Drum's Not Dead"
      - Josh Rouse, "Subtítulo"
      - I Love You But I've Chosen Darkness, "Fear Is On Our Side"
      - My Chemical Romance, "Life On The Murder Scene"
      - Be Your Own Pet, "Be Your Own Pet"
      - Isolée, "Western Store"
      - Isobel Campbell & Mark Lanegan, "Ballad of the Broken Seas"