2007/04/23

07-01-16/The Magic Position (Patrick Wolf)


Após o seu brilhante 2º álbum 'Wind in the Wires' de 2005 (o qual pertenceu ao meu Top '05), eis que o irlandês Patrick Wolf regressa à ribalta de forma voluntária e desta vez de carrossel, com o seu excelente álbum 'The Magic Position'.

Não se trata de lhe atribuir nomes e elogios, mas sobretudo qualidades: Patrick Wolf reaparece com sons de uma pop totalmente exaltada (daquelas que nos obrigam a cantarolar freneticamente os temas), com uma voz mais que verdadeira, adaptada tanto ao glamour do pop/rock como ao indie-drama. A tudo isto acrescentamos as batidas electrónicas, os pianos e violinos e metemos tudo num mixer. O resultado é esta pequena maravilha de álbum que tanto nos faz mexer no dance floor com alguns dos temas que o enfileiram bem como nos remete para uma maior introspecção no sofá da sala.

Demonstrando um verdadeiro conhecimento sobre "como fazer música", junta em 'The Magic Position' aquilo que de melhor cria e aprendeu, desde a sua educação musical clássica à inspiração oriunda de alguns dos seus ídolos, nomeadamente a nossa querida PJ Harvey.

Esta mudança na direcção de uma pop mais estaladiça reflecte-se logo ao 2º tema do álbum o qual dá nome ao mesmo: "The Magic Position". Esta canção parece abrir as portas de um artista que outrora estavam fechadas a sete chaves, ou seja, uma espécie de descoberta que a beleza das canções não precisa de ser amarga, como Patrick Wolf deixou transparecer nalguns temas de 'Wind in the Wires'.

Não interpreto esta aproximação à pop como uma forma de venda do artista, antes pelo contrário. Creio que este álbum está repleto de personalidade e musicalidade, tudo como se fosse um retrato da sua própria individualidade e originalidade. Patrick Wolf não precisa destes mediatismos nem de popularismo. Basta dizer que o jovem tem apenas 23 anos e já vai no 3º álbum. O mérito é todo seu.

Destaco os seguintes temas: "Ouverture", "The Magic Position", "Accident & Emergency", "Bluebells" e a sua introdução "The Bluebell", "Magpie", "Get Lost", "The Stars" e o encanto de "Enchanted".

Recomendado!

:: "The Magic Position" por Patrick Wolf, em audição no side-bar do blog Paixaum >+++'>, nesta data.

.:: Artigos relacionados com Patrick Wolf neste blog: 1. Final Fantasy-ZdB; 2. Quase Eleitos 2005-Top 11-18; 3. Top Tracklist 18-Final; 4. Prémios by Kraakinho, #3; 5. Hey Willpower; 6. Capturing Indie-Set, 2 Fev '07; 7. Top '07 (Provisório).

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

9 comentários:

clonixx disse...

Não era, mas dp do concerto fiquei "agarradão" neste "sonido"! Gosto mais deste albúm do q do segundo. O primeiro ainda não conheço.
Abraços!

clonixx disse...

É verdade, nao sei se já sabias mas ele anunciou q vai abandonar a música. Tou chocado!

Strumer disse...

com certeza no meu top 07.muito bom...que venha daí mais pop assim;) sim,tal cmo clonixx escreveu..tb li que ia abandonar a música. hmm, eu acho q ele ainda reconsidera..;)

Unknown disse...

Clonixx :) WOW! Ainda bem que o concerto mudou a tua opinião. Por acaso não defendo aquela máxima "não vou ao concerto pq não conheço o álbum". Aí está uma boa prova que a frase feita não funciona! :)

O 2º álbum é muito bom também, na minha opinião. :))

Não sabia que ele ia abandonar a música... :( Quando é que ele disse isso??

Hugzz!

Unknown disse...

Strumer :) Também no meu Top '07, sem nenhuma dúvida! Como dizias, venham mais assim :))

Acho bem que PW reconsidere a sua manutenção no mundo musical... seria uma verdadeira pena que ele abandonasse esse seu talento.

Anónimo disse...

.
ando outra vez viciada neste miúdo.
.

Unknown disse...

Corpo Visível :) Também eu! Já não me chegou com o 'Wind in the Wires', agora é este novo. Foste ao concerto no Theatro Circo?

:))

Anónimo disse...

.
não. nessa altura estava no chile.
.
troquei o patrick wolf por uma overdose de pisco sour...
.

Unknown disse...

Corpo Visível :) ENAA! Já me lembro que há uns tempos disseste que não irias cá estar. Chile! WOW!

Quem são estes Pisco Sour?
:)