2007/04/29

07-06-17/The Ponys-"Harakiri"


Ainda no rescaldo do SXSW '07 (até parece que lá estive...), outra banda que marcou pontos foram os The Ponys. São norte-americanos provenientes da zona de Chicago, nascidos um pouco após a dissolução do projecto inicial do vocalista, guitarrista e líder da banda, Jered Gummere. A sua banda/projecto inicial, género punk, dava pelo nome The Guilty Pleasures.

Após o entusiasmante álbum de 2005, 'Celebration Castle', os The Ponys lançaram recentemente o seu 3º álbum, 'Turn the Lights Out', do qual as primeiras audições foram interessantes e bem repetitivas.

Numa aproximação inicial a uma pequena opinião que aqui queria registar, posso dizer que o álbum abre de uma forma formidável com o tema "Double Vision" (em audição nesta data) com a explosiva (e cheia de charme) voz de Jered Gummere (com algumas malhas a Tom Verlaine) a promover uma certa intimidade com quem o ouve. Deliciosa. Seguidamente entra um tema que também gosto bastante, "Everyday Weapon".

A partir do 3º tema, "Small Talk" (seca!), o álbum torna-se ligeiramente estranho, parece haver qualquer perda pelos sons, mas que não consigo nem tenho grandes fundamentos para fazer afirmações mais refinadas. De qualquer forma, 'Turn the Lights Out' é um álbum que se ouve bastante bem, muito anos '90, com semelhanças (escandalosas) aos Sonic Youth e aos The Jesus and Mary Chain. Talvez seja por isso que gosto bastante do álbum e parece recuperar algum charme dos tão mal-amados anos '90, em pleno século XXI.

Chamo ainda a atenção para os temas "1209 Seminary" e o giríssimo "Harakiri" e sem qualquer espinha, é um álbum que vou classificar como "recomendado". Uma passagenzita pelo seu MySpace também não é tempo perdido.

::
"Double Vision" pelos The Ponys, em audição no side-bar deste blog, nesta data.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2 comentários:

Shumway disse...

Muito bons, já tinha adorado o "Celebration Castle".
Agora o som parece mais maduro.

Unknown disse...

Shumway :) Obrigado pela tua visita e comentário. Espero que possas regressar sempre que quiseres e puderes. Malta participativa é sempre bem-vinda a este blog :)

Acho que além de maduro, este álbum é mais seguro. De qualquer forma, uma coisa está associada à outra. Não percebo pq às vezes há certos sectores que conseguem minimizar determinados grupos.

Enfim...