2007/05/29

07-03-22/Kajak (Benni Hemm Hemm)


Contrariamente aos protagonistas do post anterior, o colectivo islandês Benni Hemm Hemm (11 componentes no total) consegue preencher um mundo de sons belos e atractivos, especialmente através do seu último álbum 'Kajak'.

Se há qualquer coisa que vagueia entre Neutral Milk Hotel e Sigur Rós, a resposta é seguramente dada por esta banda liderada pelo vocalista Benedikt H. Hermannsson que canta os seus temas em língua islandesa (apesar de no seu 1º álbum haver temas cantados em inglês, nomeadamente a belíssima "Beginning End") o que obviamente nos deixa um pouco irritados por não estarmos a perceber nada do que se diz mas que povoa um universo de força, poder e tradição comparáveis à erupção de um qualquer vulcão espalhado pela Islândia.


'Kajak' é o 2º álbum de originais e conta com temas lindíssimos, dominados pela própria beleza natural da Islândia através de um indie-pop (-rock) sinfónico, melodioso e temperado que podem ser encontrados em temas como "Brekkan", "Skvavars", "Snjórljóssnjór", "Egísa", "Regngalsinn", "Sorgartár", "Sól á Heyhóla", "Stoffer" ou "Mónakó".

Do outro mundo. Mesmo.

Acima citei 9 dos 13 temas compostos por calor, vibrações, trompetes, trombones e guitarras, emoções e fragilidade e que merecem a completa audição de todo o álbum.
Mais um presente vindo de terras para lá da Escandinávia, muito na linha dos suecos Jens Lekman, Loney, Dear, Suburban Kids With Biblical Names (Jens Lekman contribui com num tema existente no lado B do single "Skvavars") e mesmo pelo norte-americano de origens suecas Sufjan Stevens.

'Kajak' é um álbum que recomendo e que ignora qualquer tipo de convenções e que seguramente estará na minha lista Top '07.


Sugiro vivamente a audição de "Stoffer", "Snjórljóssnjór" e "Regngalsinn" no
MySpace da banda.

:: "Brekkan" pelos Benni Hemm Hemm, em audição via side-bar deste blog, nesta data.
:: "Sól Á Heyhóla" pelos Benni Hemm Hemm, em audição via side-bar do blog Paixaum >+++'>, nesta data.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2 comentários:

... disse...

As bandas islandesas têm sempre o seu quê de magnífico.
Esta não foge à regra.

Unknown disse...

Amazing :) De acordo! Parece que esta regra é mesmo sempre verdadeira! :) Espero que tenhas gostado.