2007/10/15

07-02-42/Mirrored (Battles)


Já havia tentado escrever um pouco sobre os Battles, nomeadamente sobre o seu primeiro álbum, 'Mirrored'. As duas tentativas anteriores caíram em saco roto. Uma porque (ainda) não me sentia à vontade para escrever sobre o novo álbum e a segunda porque a forma como sentia o álbum em determinada altura já não correspondia à realidade corrente. Preferi optar por aguardar mais algum tempo para expressar realmente o que sinto pelos Battles e, não tratar o tema como se fosse acometido de uma tesão súbita só porque o álbum estava muito bem criticado em diversos quadrantes (vide o caso The Field ou o assunto Maps).

Se projectos como este atacam o lado musical mais alternativo, só posso dizer "bem-vindos!". Já seria de esperar tão particular e excelente álbum, vindo de uma banda que só a sua composição explica muito do sucesso dos Battles: desde elementos de grupos conhecidos como Don Caballero, Tomahawk e Lynx e consequentemente todo um conhecimento herdado, à vontade de fazer coisas originais, bem trabalhadas. Segundo declarações de um dos elementos do grupo, toda a composição tem igual peso de voto na matéria, sendo assim à partida, um projecto coeso.

'Mirrored' é um disco estranho e ao mesmo tempo (algo) selvagem. Parece que alguns temas foram improvisados. Isto é preciso admitir. Ouve-se a primeira vez e acha-se logo na descolagem alguma piada a toda uma indirecta abstracção presente nos temas. Precisas de ouvir uma segunda vez. Acho que a partir da terceira, sente-se uma necessidade constante de audição do álbum. Não me perguntem o motivo. Acho que há sempre qualquer coisa para descobrir, qualquer coisa para confirmar, qualquer coisa para esclarecer a mente. Após várias deliciosas audições de 'Mirrored', uma única palavra pode bem definir o álbum: Explosivo.

Os Battles e, em particular, 'Mirrored', parece que nos ensinam a gostar de música e a descobrir algumas facetas de alguns tipos de música combinados a que não estamos habituados: desde o hip-hop à world music, passando pelo funk, pelo rock e pela música clássica. Basta ouvirmos temas como "Atlas", "Tij", "Tonto", "Leyendecker", "Rainbow" e "Bad Trails", para termos esta noção.

Altamente Recomendado!

:: "Bad Trails" pelos Battles, disponível para audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Battles neste blog: 1. Top '07 (Provisório), #2.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

4 comentários:

Shumway disse...

Como disse na altura que escrevi sobre eles, o futuro da música passará por aqui.
Abraço

Unknown disse...

Shumway :) Acho que tens toda a razão :))

Hugzz!

Spaceboy disse...

sem dúvida que o futuro da música passa por aqui. é explosivo, interessante, fenomenal. das melhores coisas que vamos pdoer ouvir este ano.

Unknown disse...

Spaceboy :) Tens razão. Também tu já tinhas escrito isso sobre os Battles. Boa aposta. Bom som. Em completa sintonia :))