2008/01/05

Peixe:Avião-'Finjo a Fazer de Conta Feito Peixe:Avião'


Ainda em 2007 fui atraído, via Rui Dinis d'A Trompa bem como pelo blog Malditos Headphones, pelo nome de um dos mais recentes e felizes projectos portugueses: os Peixe:Avião. Esta rapaziada proveniente de Braga foi uma feliz e agradável surpresa para os meus ouvidos, sem ser preciso fingir que os estava a ouvir, sem ser preciso usar auriculares para os ouvir.

Das sucessivas audições que fiz dos Peixe:Avião, concluí rapidamente e com um grande sorriso nos lábios que a sonoridade indie pode ser cantada em português. A modernidade, bem como a qualidade subjacente a este projecto é algo que tem vindo a surpreender bastante o figurino musical nacional. Apresentaram no ano passado uma maqueta intitulada "Finjo a Fazer de Conta Feito Peixe: Avião", com 6 interessantes propostas, as quais podem ser ouvidas na íntegra através do MySpace da banda.

Mais uma proposta para estes dias chuvosos que nos andam a perseguir. Muita atenção ao belíssimo tema "Pontas Soltas".

!!! Peixe:Avião em concerto hoje no MusicBox, como 1ª parte dos também portugueses Smartini, outro grande projecto também a não perder.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

6 comentários:

M.A. disse...

Um projecto deveras interessante, e com pernas para andar, apesar dos tiques à la Radiohead.
De que é possível fazer indie em português já os Pluto tinham dado provas. Tardam é em dar-lhe sequência...

Abraço

Ledbetter disse...

Excelente recomendação, vou ver se os apanho aqui na FNAC para ver como se portam ao vivo. Abraço

Unknown disse...

M.A. :) Também concordo que é um projecto bastante interessante. Acho que os tiques à la Radiohead (apesar de não os considerar elevados) são perfeitamente superáveis. Espero que prossigam no bom caminho.

Os Pluto efectivamente fizeram uma aproximação indie, embora considere que eles se inserem melhor numa atmostera mais indie-friendly-pop. O que achas?

Hugzz!

Unknown disse...

Ledbetter :) WEEE! Ledbetter por cá! :)) Acho óptimo que sigas esta recomendação e não percas um showcase dos meninos bracarenses aí pela FNAC. Espero que corra bem. Conta como foi! :)

Hugzz!

M.A. disse...

Se queres que te diga, parece-me que os Pluto têm alguns acessos de ruideira que não se coadunam bem com a minha concepção de "radio-friendly". Antes fosse... :)
Por acaso também acho que têm algo de Radiohead, mas mais da fase "The Bends" que, felizmente, é uma fórmula que ainda não está tão estafada.

Abraço

Unknown disse...

M.A. :) Não me referia muito à "ruideira" que dizias, que até acho não impera de forma constante nos temas dos Pluto.

De qualquer forma, é sem dúvida, um bom projecto. Não sei o que andam agora a fazer... será que preparam um próximo álbum?

Hugzz!