2008/01/20

The Go! Team @ Lux, 18 Jan '08


Acho piada como um concerto pode quase significar um evento social dentro de um determinado círculo de pessoas. Como numa espécie de casamento ou baptizado, na passada 6ª feira muito boa gente apareceu até ao Lux para assistir ao concerto dos britânicos The Go! Team.

Se muita gente sabia ao que ia, outros não faziam a menor ideia do que iam assistir e alguns ainda tiveram o descaramento de comparar os The Go! Team aos Cansei de Ser Sexy (não sei se foram as memórias do concerto do ano passado também ocorrido no Lux). O que é um facto é que ouvi alguns comentários deste tipo durante e depois do concerto.


Comparações à parte, o que importa é que os The Go! Team deram mais um excelente concerto por terras portuguesas (pelo que li na altura, o do Oeiras Alive! também foi excepcional). E assim, cerca das 23h30, o grupo sobe ao palco, de forma completamente informal e simpática, irradiando (já) alguma energia, antes mesmo do concerto ter início.
Se ao princípio, a voz da vocalista "Ninja" não parecia ter o destaque suficiente para ecoar pela sala e começar a pôr o pessoal todo a mexer, rapidamente ao fim de 2 ou 3 temas, a situação inverteu-se. Nem mesmo com o 2º tema da noite, o mais recente single, "The Wrath of Marcie", o público parecia dar sinal de "party on" na testa. Claro, havia excepções pela sala as quais começaram logo a dançar descontraídamente à abertura do concerto com "The Power Is On", extraído do primeiro álbum do grupo, 'Thunder, Lightning, Strike', o qual infelizmente pouca gente parecia conhecer.

O concerto começou a ganhar peso e mais contágio junto à assistência, sobretudo a partir do tema "Grip Like a Vice", primeiro single de 'Proof of Youth', sendo um dos melhores temas de 2007, na minha opinião. A partir daqui, a festa foi total. Com uma actuação em palco fantástica, com uma interacção com o público franca e sem pretensiosismos, os membros da banda iam simultaneamente mudando de posição no palco, como se estivessem numa partida de voleibol, mostrando o grande potencial e coesão de toda a equipa, realçando o domínio que possuem da Música como um todo (inclusive com temas que tiveram suporte de outros instrumentos, desde uma flauta, pandeiretas e uma harmónica).


Em termos de apresentação e dispersão dos temas dos 2 álbuns, julgo que foi muito bem equilibrado. Apresentaram os temas mais orelhudos de 'Proof of Youth', não ignorando os temas do primeiro álbum, de onde saíram, "Panther Dash", "Ladyflash", "Everyone's a V.I.P. to Someone", "The Power Is On", "Bottle Rocket", "Huddle Formation", "Junior Kickstart" e "We Just Won't to Be Defeated" (houve lugar a um tema desconhecido que no fim do concerto descobri o nome, através do set a que tive acesso: "A Version of Myself"). O concerto encerrou com "Titanic Vandalism", dando de seguida lugar aos 2 encores, a deliciosa e mais que aguardada "Doing It Right" (que eu berrava para o guitarrista), finalizando uma hora e tal de espectáculo com "Keys to the City".

Um concerto 6 estrelas! Venham mais assim. :)


:: "Flashlight Fight" pelos The Go! Team, (ainda) em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os The Go! Team neste blog: 1. Kraak Sea Power!-Set, 17 Jan '08; 2. Clip: The Wrath of Marcie (The Go! Team)
[para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 2.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

8 comentários:

O Puto disse...

O concerto na Casa da Música foi BRUTAL!! A alegria e sentimentos festivos no palco tiveram reflexo imediato na audiência. Todos com carisma, todos participativos. A MC Ninja, com uma certa inocência impressa na cara e nos movimentos, não deixou o pessoal parar. Saí de lá dorido e suado, mas com um enorme sorriso na cara. O melhor concerto de 2008, so far! ;)
Quanto a essa comparação com as (Cansei de) Cansei de Ser Sexy (daqui a uns anitos ninguém se lembra delas), só revela falta de conhecimento do espectro musical, ou seja, ignorância. Quem proferiu esses comentários não deve ter comprado o bilhete, provavelmente.
Abraço!

Joe disse...

assino por baixo, aqui no porto foi realmente do caraças! já não via uma atitude assim em palco há muito tempo, pareciam os !!! com cafés ou anfetaminas a mais. se em 08 vir mais 3 ou 4 concertos tão bons, já não me queixo.
quanto a pessoal que não compra bilhete... aham... fiquemos por aqui :))))
abraços

My_Little_Bedroom disse...

Nem mais.
Ainda estive no vai-não-vai, mas à última da hora ainda fui lá para o Lux e adorei! Claro que houve, como sempre, os estúpidos, em versão fala-barato, em versão começar-a-implicar-por-não-ficares-sem-cabelo ou com os tais comentários do género "a gaja é toda boa" a toda a hora. As pessoas que, sinceramente, não percebo porque gastam dinheiro a ver algo que não querem ver. Achei foi que o som estava também fraquinho ao princípio, o que talvez fosse de encontro a uma postura mais "noisy" dos The Go! Team ao vivo. A parte do encore é que acho que rebentou mesmo, com aquele "cheerleading" delicioso da "Doing it Right" e da épica "Keys to The City". Aquela desordem e caos do 1º disco parece que ali ganharam mais sentido.

Por mim, os The Go! Team seriam o aquário ideal para o peixe:M.I.A...erm...ou talvez não.

Cheers...

oaktree disse...

Também pensava que "A Version of Myself" fosse um inédito, mas pelos vistos saiu no CD bónus da edição especial do "Proof of Youth" e é também uma faixa bónus da edição japonesa (grande Vickipédia!).
Quanto à comparação com CSS, não acho assim tão descabida. Apenas noto 3 pequenas diferenças:
1. Os Go! Team sabem tocar
2. Os Go! Team sabem cantar e escrever em inglês
3. Os Go! Team fazem música de jeito
De resto, nada mais tenho a apontar.

Vou-te enviar uma digitalização autenticada do alinhamento oficial do concerto, se ainda quiseres acrescentar. ;)

***

Unknown disse...

Puto :) Por cá também foi FANTÁSTICO, para mim e para muita gente! :)) Ao princípio houve ali quaisquer sonoridades que falavam mais alto que a MC Ninja, mas ao fim da 2ª/3ª música, melhorou substancialmente :)))

Não saí de lado dorido, mas fartei-me de dançar, hehe! (Já) foi um dos concertos de 2008!! :D

Quanto às CSS e respectivos comentários, é mesmo de lamentar... :S Possivelmente ditos daqueles que vão aos concertos sem pagar e sem fazer a menor ideia do que vão ver... Bah! Tanta gente que queria ir e ficou à porta... :(

Hugzz!

Unknown disse...

Joe :) Hehe, como dizia ao Puto, por cá também foi muito bom! Eu só tinha um vodka em cima e não precisei de mais nada para andar ali feito tonto a dançar descontraídamente! :)

Quanto aos !!!, também já os vi live e não gostei nada. O concerto correu mal... Não sei se foi só aquele ou se são sempre assim...

Não me digas que és daqueles sortudos que não pagam?? :S Bem, mas ao menos, tu aproveitas!! :D

Hugzz!

Unknown disse...

My Little Bedroom :) Ah! Afinal também foste! Fizeste bem, pelos vistos. :D

Pois como dizia, também notei ali uma falha sonora ao princípio do concerto, mas depois tudo melhorou! :)

Os encores foram TOTAIS! Muito bons! "Doing It Right" era bastante aguardada, pelo menos por mim e o "Keys to the City" foi muito apropriado para o fim. Óptimo!

Hahaha! Gostei do aquário, LOL. Peixe:MIA, LOLLLLLL. Bem apanhado!

Hugzz!

Unknown disse...

Oaktree :) Olha... então fomos pelo menos 2 que pensámos o mesmo... :S Nunca tinha ouvido aquilo em lado nenhum e afinal andava escondida num lado B de um single... ora!

Lendo as tuas 3 razões sobre a comparação The Go! Team vs. CSS, acho que tens toda a razão. São apenas 3 pequeninas diferenças, quase sem qualquer significado, hahaha! Valha-nos o Santo Team para iluminar a mente dos que proferiram tais afirmações...

Obrigado, já recebi o alinhamento, hehe! O alinhamento da "tareia", LOL. Vais ver se não roubo o próximo. :P