2006/07/31

06-02-31/The Fratellis


The Fratellis: três jovens rapazes escoceses, vindos de Glasgow. Lançaram há alguns meses o single "Henrietta" o qual tem dividido muitas opiniões. Parece que é do tipo "ou gostas ou odeias", do mesmo tipo dos Franz Ferdinand ou Arctic Monkeys. Percebe-se porquê.

"Henrietta" é de facto uma música que nos põe aos pinotes de um lado para outro, mas também não sei se não será mais um temazito-rock pop dançável apenas neste verão. As influências parecem ser as comuns: Clash, Supergrass, entre outros.

A realidade é que os verdadeiros apreciadores estão a pedir por mais... mas sinceramente acho que precisam crescer muito para mostrarem o que realmente valem. O EP 'Creeping Up the Backstairs" já saiu em Abril. Aguarda-se pelo primeiro álbum. Até lá fiquem com "Henrietta" em audição neste blog.

6 comentários:

playlist disse...

É giro este single. Á primeira audição fizeram-me lembrar os Arctic Monkeys.

Tens a rodar um grande tema dos Forward, Russia!

My_Little_Bedroom disse...

"Henrietta" torna-se engraçado até certo ponto mas ainda não fiquei totalmente convencido, mas não vou descartar a hipótese de os ouvir.

Coisas anteriores:
- Ainda não ouvi o disco novo dos Futureheads. ADORO o "Worry About It Later", comecei a gostar do "Skip To The End" há um dia, e ainda lembro o excelente disco que fizeram em 2004. Honestidade acima de tudo, de não porem músicas acústicas com pretensões de encher o alinhamento. Só agora arranjei disposição para escutar mais cd's e ouvir rádio, estraguei o meu leitor de cd's/MP3 e não sei o que fazer da minha vida...
- Os "donos" do Blogger.com fizeram há uns meses uma coisa interessante: deixámos de poder alterar as datas em que fazemos os posts. O que é bom, tendo em conta que já fui plagiado. Eu fiz uma lista abusiva com os bons discos do ano passado e lá aparecia "Down In Albion" dos Babyshambles. Não é isto que diz que gosto dos Libertines, mas também não é isto que diz que venho para aqui armado em grafonola aspirante a macaco de repetição a dizer que os Ingleses sao uns idiotas, que os Libertines são desprezíveis ao ponto de nem sequer terem o direito de ter existido. Também houve alguém que, ironicamente, fez a promoção dos Dirty Pretty Things quando eles apenas tinham temas gravados ao vivo e que os mencionou em um post num sítio qualquer. Só não pus vídeos deles, penso eu, mas até tenho o "quase" exclusivo de "Deadwood" para pôr um dia destes em destaque porque é punk-rock Libertines que apetece ouvir.
Já agora, se com "04" pretendias indicar o ano da edição de "Up The Bracket", tenho quase a certeza que "Music When The Lights Go Out", "The Man Who Would Be King", "Don't Look Back Into The Sun" ou "Can't Stand Me Now" não foram escutados em 2001 ou 2002, o ano da edição de "Up The Bracket". Foi no álbum homónimo de 2004, o último, que teve direito a uma pontuação de 5/10 no BLITZ, inferior ao antecessor, pouco antes de acontecer uma grande desilusão no concerto no Paradise Garage. Gosto dos Libertines tanto quanto gosto dos Arctic Monkeys, quanto gosto dos Babyshambles, quanto gosto dos DPT. Não são as minhas bandas de eleiçao, mas praticam música despretensiosa e divertida.

E desculpa lá por eu ser um "jerk" à moda inglesa de vir para aqui com este ar de estúpido que eu, estúpidamente, tenho. Isto é a sério, tão a sério quanto foi a afirmação de "há poucas pessoas que gostaram de 'Waterloo To Anywhere'", não era para ofender ninguém e fazer de crítico musical sensaborão ou daqueles que o querem ser e enveredam por idolatrar discos e desprezar outros porque é moda.

Cheers...

Unknown disse...

Playlist :) É giro, não? Também acho! É verdade, há um certo cheiro Arctic Monkeys no ar, mas o single é mais ritmado que a generalidade dos temas dos AMonkeys.

O tema dos Forward, Russia é 5 estrelas!! :D

Unknown disse...

My Little Bedroom :) Não descartes a hipótese. O single roda por aqui durante uns dias. Aproveita!

The Futureheads: também eu ADORO "Worry About It Later"! Se gostaste do anterior álbum, este novo é para ti um dado adquirido :) E disseste muito bem: não fazem músicas para encher o alinhamento.

MP3: Aí está um gravíssimo problema: não sei o que de mim seria sem o meu leitor mp3. Arranja lá isso!

Essa cena que dizes das datas dos posts não sei se é verdadeira pq no meu caso posso sempre alterar a data... ainda há dias tinha um post rascunhado e depois achei que estava uma treta e meti outro no seu lugar. Depois dei um toque ao draft e publiquei-o com outra data. Em todo caso, acho que tens razão. Não deveria ser assim. De qualquer modo, no registo blogspot ou no feeder fica sempre registada a data original.

The Libertines: Tens toda a razão, caro Little, a edição de 'Up the Bracket' é de 2002. Foi um engano meu. Não sei porque estava a falar do 'Up the Bracket' e estava a pensar no álbum de 2004. A ver se consigo corrigir o comentário. Tive a sorte de trazer o referido CD quando estive em Londres em 2002, hehe :) Rough Trade rules!!

O que é um "jerk" à inglesa? Deixa-te de coisas e por estas paragens estás perfeitamente à vontade para dares as tuas opiniões, criticares, contrariares, elogiares. Eu não me chateio com nada disso. Acho muito positivo e ninguém se ofende :) [entenda-se "ninguém" como sendo "eu" - o dono do blog!]

Deixa-me ser o único a gostar de DPT, LOL :P Eu não me importo. :) E tocaste mesmo no ponto: música despretensiosa! Isso mesmo.

Cheers mate!

My_Little_Bedroom disse...

O problema é que se veio criar uma animosidade quando eu queria vir elogiar o facto de tu seres dos poucos que gosta dos Libertines e afilhados.
Eu também gosto. És o único que conheço que também gosta disto.
Ponto final.

P.S: "Well Well Well" para Setembro...o CD dos Milburn.

Cheers...

Unknown disse...

My Little Bedroom :) Não foi criada nenhuma animosidade... pensei que não curtisses muito, mais nada! Mas se tb gostas, melhor! Já somos 2! :D

Hugzz