2007/04/30

07-01-18/Armchair Apocrypha (Andrew Bird)


Andrew Bird já se tinha revelado quando lançou em 2005 o seu álbum 'The Mysterious Production of Eggs'. Revelou-se de tal forma, pelo menos para mim, que comprei o seu anterior e sombrio álbum 'Weather Systems'.

'Armchair Apocrypha', o mais recente trabalho de Andrew Bird, é um disco que me tem acompanhado muito ultimamente. Se ontem passei parte do meu desonesto tempo a ouvir tamanha majestuosidade, se ontem adormeci com a capa do álbum ao meu lado, se choro quando oiço um dos temas do álbum, a saber, "Armchairs", se hoje acordo com a música e a voz tímida e potente de Andrew Bird na cabeça, então é mesmo obrigatório transmitir para este blog parte da minha atmosfera sobre este grandioso álbum.

O álbum é composto de uma elegância inegável do princípio ao fim, mesmo quando se descobre que há por ali alguma espécie de covers e a inegável influência/colaboração de Rufus Wainwright, Stephen Malkmus e David Byrne. Neste álbum, cada instrumento utilizado na composição dos seus temas completa um puzzle, digamos que perfeito, pelo menos para os meus surdos ouvidos que caminham com este disco em estradas de violinos, pianos e passarinhos.

Para além de melódico, as letras são de uma beleza extraordinária. São tão sonoras, tão fulgurantes, como a própria música deixa pensar. Faço a música, depois encaixo a letra. Ou faço a letra, depois encaixo a música. Como se a loiça saísse da máquina limpa e cristalina mesmo sem abrilhantador. Um triunfo de limpeza que purifica a minha alucinada e tóxica mente.

Temas como "Plasticities", "Heretics" (óptima escolha para divulgação do álbum), "Armchairs", "Simple X", "Fiery Crash", "Imitosis", "Darkmatter", "Scythian Empires" e "Cataracts" são apenas 9 faixas obrigatórias para um álbum com 12 temas.

Andrew Bird passa uma vez mais por Portugal: dia 30 Mai '07 em Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente; dia 31 Mai '07 no Cine-Teatro São Jorge, em Lisboa e dia 1 Jun '07 no Theatro Circo, em Braga.

:: "Armchairs" por Andrew Bird, em audição no blog Paixaum >+++'>, nesta data.
:: "Heretics" por Andrew Bird, em audição no side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com Andrew Bird neste blog: 1. Final Fantasy-ZdB; 2. Quase Eleitos 2005-Top 11-18; 3. Prémios by Kraakinho, #4; 4. Andrew Bird; 5. Top '07 (Provisório).

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

16 comentários:

Parrovski disse...

2 grandes sugestões, este e o album dos The Ponys

... disse...

Curiosamente ainda ontem estive a ouvir e acho algumas semelhanças com o Rufus.

Anónimo disse...

.
este álbum é muito bom, é.
.
a ver se dá para ir ao theatro circo...
.

extravaganza disse...

Lá estaremos no São Jorge, dia 31!! :))

Shumway disse...

Muito bom.
Parece que estamos em sintonia...

Unknown disse...

Parrovski :) Óptimo que concordas. O álbum dos The Ponys também é bem fixe :))

Unknown disse...

Amazing :) E que tal, Amazing? Gostas?

Unknown disse...

Corpo Visível :) WEE! Eu já imaginava que curtias Andrew Bird!! Acho muito bem que vás ao Circo desta vez :) Chile NOT!

HAHA!

Unknown disse...

Extravaganza :) Há tickets para balcão e plateia. Quero plateia (20 €). Kraak rico.

Unknown disse...

Shumway :) WEE! Sintonia rules!! Pelos vistos acho que a opinião é unanime, pelo menos de quem cá largou uma guitarrada :))

extravaganza disse...

Kraak:

Ok, podes comprar 2 então: 1 para ti, 1 para mim (ganza na penúria a pendurar-se).

lol

Nadia disse...

Vamos ve-lo!!!!

Unknown disse...

Extravaganza :) Quando for comprar, queres que compre para ti? Avisa-me, sff.

Unknown disse...

Myself :) Também vais? WEE!

Nadia disse...

SIM! Quero ir!

Unknown disse...

Myself :) WEEEE!! Seremos muitos :))