2007/03/27

07-03-13/Neon Bible (Arcade Fire)


Eu acho piada a alguns críticos, tanto nacionais como estrangeiros, que gostam de deitar abaixo determinados grupos, quando na realidade a verdadeira opinião que têm sobre as coisas, não é bem a que expressam pelas suas notas. Mas é uma questão de respeito: podemos concordar ou discordar, mas o importante é não fazer ouvidos de mercador e saber retirar o sumo de alguns desses apontamentos escritos pelo mundo.

No caso particular do último álbum dos Arcade Fire, 'Neon Bible', há muito aguardado, posso dizer que no meu caso particular, não me desiludiu. Nada disso. O álbum tem os seus momentos altos e os seus instantes mais fracos. Está lá tudo: as personagens fortes, os recados delicados, as analogias e os sons. Se calhar pensavam que depois do funeral, os corpos iriam ser consumidos pelos bichos da terra. Erro. Muita coisa não foi enterrada com o anterior álbum, e o melhor de 'Funeral' continua presente em 'Neon Bible', com as melhores raízes indie a fortificarem a terra, ao contrário de "outras promessas", como os Clap Your Hands Say Yeah ou mesmo os Bloc Party os quais aparentemente mudaram de cenário e guião, embora alguns media insistam que não.

É verdade que em 'Neon Bible' há alguns temas que tendem um pouco para a seca, como, por exemplo, "Black Wave/Bad Vibrations", "My Body Is a Cage" e "Neon Bible". Mas, por outro lado, existem temas fortíssimos, de uma qualidade extraordinária, como "Keep the Car Running", "The Well and the Lighthouse", "Building Downtown (Antichrist Television Blues)", "Windowsill", "Intervention" e "No Cars Go".

Eu, por enquanto, continuarei a apreciar muito os Arcade Fire e gostaria muito de poder dançar ao som de alguns desses temas dentro de uma abadia, com um copo de cerveja na mão. Soa muito bem, sendo o momento propício. Não é pelo facto do colectivo ter aproveitado um dos temas ("No Cars Go") do EP 'Arcade Fire' (o qual pouca gente na altura deu a devida importância), para quererem penalizar o grupo. Um tema fortíssimo, rearranjado, brilhante e vibrante. Ainda bem que submergiu para o álbum 'Neon Bible'. Poker!

:: "Neighborhood #1 (Tunnels)" pelos Arcade Fire, em audição no Radio.Blog do Paixaum >+++'>.

:: "The Well and the Lighthouse" pelos Arcade Fire, em audição no Paixaum >+++'>.

::
"No Cars Go" pelos Arcade Fire, em audição no side-bar deste blog, nesta data.


.:: Artigos relacionados com os Arcade Fire neste blog: 1. The Arcade Fire cada vez mais na moda; 2. Final Fantasy-ZdB; 3. Eleitos 2005: Top 10; 4. Top Tracklist 18-Final; 5. Prémios by Kraakinho, #2; 6. Ta Det Lungen (Dungen); 7. My Latest Novel; 8. Apologies to the Queen Mary (Wolf Parade); 9. Howl Howl Gaff Gaff (Shout Out Louds); 10. Arcade Fire; 11. Calling at Omaha-Set, 21 Jul '06; 12. News and Tributes (The Futureheads); 13. Broken Social Scene-Paredes de Coura; 14. Clip: Neighborhood #1 (Tunnels) (Arcade Fire); 15. Blogger's Site Club-Set, 16 Dez '06; 16. Novidades-1º Trimestre '07; 17. Capturing Indie-Set, 2 Fev '07; 18. Chasing Drowned Indie-Set, 3 Fev '07; 19. Tokyo Police Club; 20. Nice and Nicely Done (The Spinto Band); 21. Blogger's Site Club, #2-Set, 9 Fev '07; 22. Eagle*Seagull; 23. The Little Ones.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

6 comentários:

Parrovski disse...

Estes senhores vão dar muito que falar no panorama musical. Muita pena minha,vou falhar este concerto.

Strumer disse...

um bom sucessor de "funeral" e muito provavelmente, um dos albuns de 2007. "no cars go é forte..merecia a recuperação. gosto cada vez mais destes senhores. só espero conseguir ver o concerto..;)

Unknown disse...

Parrovski :) Espero que continuem a dar muito que falar! Relativamente ao concerto, também vou falhar. Não estou em Portugal nessa altura :Z

Unknown disse...

Strumer :) Sem dúvida, Strumer! "No Cars Go" é uma recuperação mais que merecida: novo arranjo soa melhor! :)

Concordo: um dos álbuns de 2007! Pena que o concerto para mim não será possível...

playlist disse...

Na minha opinião, este novo álbum dos Arcade Fire não está nada abaixo de "Funeral". Tem momentos absolutamente incríveis..tão ou melhores que funeral.
"Neon Bible" é emocionante..um dos melhores discos de 2007, sem dúvida!!
Um Abraço

Unknown disse...

Playlist :) Tem momentos mais "altos" que Funeral, sem dúvida. Mas também tem, na minha opinião, momentos um pouco mais chatos. Porém isto não baixa o nível de 'Neon Bible', como dizes. Um grande álbum :)

Hugzz!