2007/05/24

07-05-21/Bloc Party @ Coliseu de Lisboa


Foi pelas 22h10 do passado dia 18 Mai '07 que os Bloc Party começaram o seu concerto no Coliseu de Lisboa para uma assistência que não esgotava por completo a sala, mas que a compunha bastante bem. Nunca pensei que a assistência iria ser tão elevada, dadas algumas desilusões com o 2º álbum de originais 'A Weekend in the City' e pelo facto de actuarem já no próximo mês de Julho '07 no 13º SBSR.

De facto e com certeza para a maioria das pessoas que lá esteve foi um bom concerto. Terá sido mesmo um excelente concerto para quem descobriu o grupo há pouco tempo e que no dia seguinte quando foram comprar o álbum chegaram à conclusão que afinal era preciso comprar 2 álbuns... De qualquer forma, isto não importa muito pois não é isto que está em jogo, mas sim a prova em que os Bloc Party, mesmo com um 2º álbum a milhas de distância de 'Silent Alarm', conseguiu proporcionar um espectáculo coerente, forte, equilibrado, profissional e interessante.

... E eles souberam muito bem dosear o ambiente sonoro. Conscientes das "fraquezas" de 'A Weekend in the City', os Bloc Party fizeram um concerto onde na realidade parecia não interessar em demasia a promoção do 2º álbum, mas sim tocar aquilo que o público queria mesmo ouvir. Até nisto foram grandiosos (ok faltaram "Luno" e "Two More Years", mas também não se pode ter tudo). E assim foi, irromper pela sala grandes temas de 'Silent Alarm', como por exemplo, "This Modern Love", "So Here We Are", "Banquet", "Like Eating Glass", "Helicopters" (não necessariamente por esta ordem) e o tema de encerramento "The Pioneers". Do álbum 'A Weekend in the City', escolheram minuciosamente os temas que mais mais-valias traziam, como por exemplo, "Hunting for Witches", "The Prayer" ou "I Still Remember", entre outros mais fraquitos, na minha opinião.


Toda a banda, mas especialmente (e por razões óbvias) o vocalista Kele Okereke demonstrou que a sua garra não se fica pelos discos gravados em estúdio, mas sim pela firmeza da sua voz e equilíbrio de todo o grupo, exaltando todos os seus momentos de maior intimidade e energia de uma forma completamente adulta (como se já andassem nisto há muitos anos) e madura, terminando a sua digressão europeia em beleza.

:: "The Pioneers" pelos Bloc Party, em audição no Radio.Blog do Paixaum >+++'>, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Bloc Party neste blog: 1. Rai Convida Kraak-Set, 17 Mai '07; 2. Rufus Wainwright-"Going to a Town"; 3. A Weekend in the City (Bloc Party) [links para artigos mais antigos através deste post].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.


10 comentários:

Parrovski disse...

Também gostei do concerto. O Guitarrista e o Baterista são acima da média.

Unknown disse...

Parrovski :) AH! Afinal sempre vieste ao concerto :) Fizeste bem! Foi bem fixe! :D

playlist disse...

Hey Kraak!! Que inveja;)(estou a brincar)!! Gostava de ter ido mas não deu. Outros investimentos falaram mais alto. Pelas tuas palavras acredito que tenha sido bom..como seria de esperar. Para semana vou ver o Klaxons aqui no Porto. Espero que valha apena.
Um abraço.

Unknown disse...

Playlist :) WEE! Inveja nada! Pena que os Bloc Party não tenham ido até ao Porto... Mas terás agora Klaxons e Shitdisco aí na Invicta! Estava a pensar sinceramente em rumar até ao Porto para os ver :) Seguramente valerá a pena :D

Hugzz!

clonixx disse...

Lá venho eu tarde outra x...
Bem, concordo q o 2 albúm não seja tão bom cm o 1, contudo, penso q ao vivo se complementaram sintonizaram perfeitamente realizando cm tu dizes um extraordinário concerto.
Playlist, tb vou ver Klaxons ;)
Anda kraak!!

Unknown disse...

Clonixx :) Verdade! Quanto aos Klaxons, nem me digas nada! Se tivesse disponibilidade ia mesmo e ainda ficava para Panda Bear, dia 3/6 em Serralves :)

clonixx disse...

Panda Bear e Joakim, é verdade...Qto aos klaxons ta tudo dito :(!

clonixx disse...

Tive a ver agora na pagina oficial de serralves e não vi Joakim, mas ia jurar já ter visto em algum lado..Q estranho!

clonixx disse...

Desvendado o mistério, é "Joakim and his Ectoplasmic Band".
O mundo é mto pequeno pa 2 joakim(ns)...

Unknown disse...

Clonixx :) Estava a achar também estranho... pq consultei o site e não vi o Joakim que pensavas...

Desfeito o mistério.
Klaxons: lamentável!