2007/10/08

07-02-41/It's a Bit Complicated (Art Brut)



'It's a Bit Complicated' é o novo álbum dos Art Brut o qual foi lançado no verão deste ano. Após a antecipação do álbum, julgo ainda que em 2006, através do gracioso CD-Single 'Nag Nag Nag Nag', os Art Brut seguem a confirmação do que já haviam prometido em 2005, com o seu álbum de estreia 'Bang Bang Rock & Roll', o qual foi por mim considerado como um dos melhores de 2005.

Sendo um daqueles grupos que... vai-se lá entender por que motivo não mereceram o devido destaque pelas lides musicais, os Art Brut bem se podem estar nas tintas para essa máfia editorial, por vezes de mente cinzentona, e preferem seguir o seu trilho, não em busca da fama provisória que muitos alcançam (entenda-se paranóia hypeana), mas sim com uma grande inspiração que vão buscar em histórias e episódios da própria vida do compositor e intérprete-trovador Eddie Argos, com particular destaque para aqueles que envolvem raparigas e sexo.

Posso afirmar que 'It's a Bit Complicated' é, sem perda de generalidade, muito similar em estilo ao anterior álbum 'Bang Bang Rock & Roll'. Como se costuma dizer por aí, "mais do mesmo...", só que no meu entender, marca um estilo, define uma presença e segue uma linha o que me leva a concluir que houvesse muitas bandas que produzissem "mais desse mesmo", porém sempre com algo mais apurado para descobrir nas entre-linhas.

Assim é 'It's a Bit Complicated'. Seguramente nada complicado ultrapassar o síndroma do 2º álbum. Destaques do álbum: "Direct Hit", "Nag! Nag! Nag! Nag!", "Blame It on the Trains", "Jealous Guy" e "People in Love".

Recomendado!

:: "Direct Hit" pelos Art Brut, disponível para audição via side-bar deste blog, nesta data.
:: "Good Weekend" pelos Art Brut, disponível para audição no Radio.Blog do blog Paixaum >+++'>, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Art Brut neste blog: 1. Stop Barking at Indie-Set, 4 Out '07; 2. Rai Convida Kraak-Set, 17 Mai '07; 3. No Love Lost (The Rifles); 4. These New Puritans; 5. Art Brut-"Nag! Nag! Nag! Nag!" [links mais antigos através deste post].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

4 comentários:

Shumway disse...

Concordo, pois acho que os Art Brut amadureceram neste disco. O que permite reforçar muito o seu som que era bastante cru.

9-9 disse...

Às vezes hype a mais parece que faz as bandas estragarem-se... felizmente isso não aconteceu com os Art Brut! É "mais do mesmo..." e é bem bom!

Unknown disse...

Shumway :) Verdade... mas não achas que aquele "cru" lhes dava uma alma sincera? Eu gostava bastante! :))

Unknown disse...

Hugo :) 100% de acordo! Neste aspecto, continuo a louvar os Arctic Monkeys: provaram efectivamente que não vivem de hypes. Felizmente os AB não tiveram tal hype e isso ajudou bastante à manutenção do "mais do mesmo", só que este, com a devida qualidade.