2008/02/04

Projecto Deastro-"The Shaded Forest"

Mais ou menos a meio de 2007, recebi um CD-promo que continha à volta de 20 temas seleccionados pela Revista Magnet. Entre muita coisa interessante que por lá havia, houve uma em especial que me chamou à atenção logo na primeira e demorada audição do referido CD: "The Shaded Forest" de uma banda chamada Deastro, proveniente de Detroit, US.

Rapidamente fui à procura de tal grupo no MySpace e estive a ouvir todos os temas que por lá estavam disponíveis, entre os quais "The Shaded Forest" o qual é sem dúvida o melhor tema ali disponível para audição. Quem está por trás deste Projecto é Randolph Chabot Jr. que tem também mais um projecto paralelo, Our Brother the Megazord. Em conjunto com o Projecto Deastro, Randolph tenta assumidamente fundir a acústica com a electrónica produzindo sons terrivelmente simpáticos, numa mistura entre Deerhunter e The Postal Service irresistível. Atendendo às condições de produção (Randolph trabalha a sua música na cave da sua casa com a ajuda de sintetizadores e brinquedos infantis) e ao baixo orçamento para o lançamento do 1º álbum conjunto dos 2 projectos (um duplo CD com 35 temas), 'The Young Planets/Time the Teenage Twister'. Basta ouvirem "The Shaded Forest" e imaginarem aquilo por onde os Clap Your Hands Say Yeah poderiam ter sido na senda do 2º álbum, uma espécie de electro-pop-lo-fi-rock, com muito shoegaze à mistura.

Comparativamente a outras bandas, o número de visitas ao seu MySpace não é muito elevado e pergunto-me por qual razão estes projectos não eram assim tão conhecidos e/ou mais populares, uma vez que os primeiros trabalhos dos dois projectos se encontram esgotados! Curiosamente, actualmente Randolph encontra-se a trabalhar em mais um 3º projecto paralelo, Jr. Jr. e em simultâneo no 2º álbum do Projecto Deastro, 'Dark Diamond'.

Uma visita ao MySpace do Projecto Deastro é obrigatória (há muitos temas para descarregamento gratuito). A lista das influências do rapaz são de se tirar o chapéu. Passeiam-se desde Brian Eno, passando pelos Ladytron, M83, Animal Collective, Menomena, Caribou, My Morning Jacket, Devendra Banhart, Xiu Xiu, Vashti Bunyan, Depeche Mode a Philip Glass.

:: "The Shaded Forest" pelo Projecto Deastro , em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com o Projecto Deastro neste blog: 1. Kraak Sea Power-Set, 17 Jan '08; 2. Dust, Rust, Lust-Set, 13 Jan '08.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2 comentários:

Rui Carvalho disse...

OLÁ AMIGO.fui ouvir os DEASTRO,se quiser ser redutor toca pop elctronica soft.COMO BOM OUVINTE DE MUSICA IDENTEFICO-ME COM QUALQUER SOM,MAS PREFIRO OUTROS ESTILOS.OBRIGADO PELA SUGESTÃO.JÁ FUI GRANDE CONSUMIDOR DESTE TIPO DE MUSICA,ATÉ PORQUE AQUI NO PORTO TEMOS A LOJA-MATÉRIA PRIMA,EXCELENTE,QUE É ESPECIALIZADA NESTAS AREAS .CONHECES????UM ABRAÇO.

Unknown disse...

Rui Carvalho :) Olá! Não é nada redutor: é mesmo pop electrónica, mas considero-a bem boa! Claro que conheço a loja Matéria Prima! Já a conhecia aí do Porto e há uns tempos atrás abriu aqui em Lisboa também! :))

Hugzz!