2008/02/03

White Chalk (PJ Harvey)

Sem querer falar nas decepções de 2007, mas sim nas chatices musicais que surgiram no ano passado e que ainda não havia referido neste blog, passo a citar um dos álbuns mais enfadonhos de 2007: 'White Chalk' da querida PJ Harvey. Passando ao lado da fase introspectiva e soturna de PJ Harvey, queria apenas dizer que há poucos artistas que conseguem inovar e fazer algo novo, com sucesso, ao longo da carreira. Sinceramente não sei se é o caso de PJ Harvey.

Sendo 'White Chalk' o 8º álbum de Polly Jean Harvey, a inovação e a diferença continuam a ser sempre bem-vindas, especialmente do lado desta artista, só que a perseguição de tais conceitos não precisava culminar em algo tão aborrecido como 'White Chalk'. Este, como sabem, é um disco completamente diferente dos outros, sem dúvida. Tem o seu mérito pelas letras associadas às canções (apesar de haver palavras comuns associadas à melancolia, desejo, austeridade e desilusão constantemente repetidas). PJ Harvey também tem o mérito de trazer um instrumento que desconhecia para os seus temas (consta que foi aprender piano propositadamente para a elaboração do álbum), mas... o álbum é chato que se farta.

Ao ouvir os temas apresentados só imagino os tempos de criança onde tínhamos medo dos nossos próprios sonhos e de repente eis que a voz maternal chegava ao pé dos nossos ouvidos e nos aconchegava e... tudo parecia voltar ao normal. Neste caso, é a mamã Polly quem canta as músicas de embalar para podermos ter um sono descansado. Todos temos ao longo da vida etapas menos sorridentes, alturas em que só vemos perdas, momentos em que só vivemos da melancolia com um sofrimento interno crescente. Mas será que não poderíamos explorar isto tudo de outra forma?

(apesar do meu desabafo e desagrado, Polly, eu percebo-te. Quando as coisas correm mal, como é que se consegue rockar, não é? A quem o dizes...)

Não me parece que 'White Chalk' seja um álbum de meio termo: ou se gosta ou não. Sinceramente, não gosto. Não sei se era por já estar habituado a outros trabalhos anteriores assinados pela PJ Harvey ou não. O que sei é que PJ Harvey andou sempre um passo à frente do tempo a que pertencia. Não sei o que lhe aconteceu desta vez. Parece ter feito uma regressão no tempo, não sabendo exactamente onde parar.

Dos cerca de 35 minutos de duração e ao longo dos 11 temas apresentados, destaco, apesar de tudo e se conseguirem ter os olhos abertos sem adormecerem entretanto, o single "When Under Ether", "Grow Grow Grow", "The Mountain" e "White Chalk".

Recomendado para insónias, infelizmente.

6 comentários:

My_Little_Bedroom disse...

Concordo em muito contigo. Não sei se será este ano que este disco me entra no ouvido...eheh.

Já agora, dará para contar contigo no MusicBox dia 15/2 para Million Dollar Lips?

P.S: Obrigado pela dica dos "Peixe : Avião". Gosto muito da "Pontas Soltas", ameaça mesmo o vício. Uma versão deliciosamente mais soft dos Linda Martini - para tentar fazer uma comparação.

Cheers...

_____"Assustas-me e eu caio"______

Unknown disse...

My Little Bedroom :) Hum... se bem te conheço, acho que este disco não te vai entrar nos ouvidos... mas, tenta! :)

Oops! Million Dollar Lips no MusicBox? Acho que não... estou a contar ir ao Porto nesse dia... ainda não sei bem, mas dia 16 lá estarei a ver Pere Ubu. Preciso combinar ainda algumas coisas.

Quanto aos Peixe : Avião, não tens nada que agradecer. Tens sim é que agradecer ao Rui Dinis d'A Trompa e ao Headphones do Malditos Headphones. Foram eles que me entusiasmaram :)) O projecto é mesmo bom! :))

"Assustas-me e eu caio" é lindooo! :))

Hugzz Mate!

O Puto disse...

Ao contrário de ti, gosto muito do "White Chalk". Agora vou ser mauzinho: sono dão-me os iLiKETRAiNS. E isso não é necessariamente mau. :p

Unknown disse...

Puto :) HAHAHA! Podes ser mauzinho à vontade, hehe! Não obrigo ninguém a gostar dos iLiKETRAiNS! Eu gosto muito da PJ, ao contrário que possas ter interpretado. Acho é este disco muito boring. :)

Anónimo disse...

Disco chato? Sono?! Acho que te referes a qualquer um dos Keane, não? :P
Não é o meu preferido dela, mas também não acho que seja o pior. Tomara a musa indie islandesa, por exemplo, ser capaz de ainda conseguir fazer um álbum tão consistente.

Unknown disse...

Gonn1000 :) "Chato" é pouco! Aqui não se trata de falar dos Keane ou da musa islandesa: trata-se da PJ Harvey que na minha opinião, não brilha com 'White Chalk'. Mas esta é a minha opinião e a de mais umas tantas pessoas. Outras acham que 'White Chalk' é o melhor álbum dela. Tu achas que não é o melhor dela, mas que não é mau. Pois estamos os dois assim, pelo que escrevi no post. Certo?

Agora, que o disco é chato, é que se farta!

Pois... eu também não percebia como não poderias gostar de 'Silver of Sound' dos LCD Soundsystem. A maneira como se sentem as músicas varia de pessoa para pessoa.