2008/02/10

A Place to Bury Strangers (A Place to Bury Strangers)


Expressar aqui a minha opinião sobre o trio A Place to Bury Strangers, em particular sobre o seu primeiro e homónimo álbum, pode parecer entrar em contradição com alguns detalhes sobre o que escrevi acerca do último álbum dos The Raveonettes. Mas não, ainda estou lúcido para separar e clarificar bem a diferença que os une, nesta minha era pós-filosófica.

A questão é que 'A Place to Bury Strangers' é um dos melhores álbuns shoegaze que ouvi nos últimos anos, não sendo eu particular fã dos The Jesus & Mary Chain, mas sim dos My Bloody Valentine. E claro, para quem conhece o trio norte-americano A Place to Bury Strangers, seria inevitável falar destes sem mencionar os My Bloody Valentine.

A noise-pop aqui apresentada é algo que me desorienta de tal forma que há umas semanas atrás, senti-me obrigado a ouvir não só os cds que possuo dos My Bloody Valentine, mas também 'Psychocandy' dos The Jesus & Mary Chain e algo mais recente no tempo, os noruegueses Serena-Mannesh. Tenho andado com este disco a rodar com frequência desde Dezembro do ano passado e este só me tem criado uma espécie de efeito libertário que não consigo explicar: não sei se é a voz algo monótona, diga-se quase sepultada do vocalista Oliver Ackermann em conjunto com aquelas guitarras de pedal todas distorcidas, não sei se é o efeito de alguns temas terem um toque delicioso à la New Order ou mesmo Joy Division. Só sei é que este projecto é muitíssimo bem-vindo pelo valor extraordinário que possui.

Os A Place to Bury Strangers instrumentam vários pedaços da história musical dos anos '80/'90 compondo um trabalho final de extrema qualidade e assim podem, com toda a pompa, integrar uma lista de bandas que possivelmente podem ficar a ser conhecidas pelo movimento Nu-Gaze que tem surgido nos últimos tempos. Para mim essa qualidade transformada em destaque pode ter que ver, pelo menos para o meu gosto pessoal, por se inspirarem em bandas britânicas lado dark-pop, lado goth-rock que sabiam como fazer o rock e a pop extremar para os lados mais psicadélicos da sua essência.

Temas em destaque: "Missing You", "I Know I'll See You" [MP3], "To Fix the Gash in Your Head", "The Falling Sun" [MP3] (a melhor do álbum? - ver o fabuloso vídeo abaixo), "Another Step Away", "Breathe" e "Ocean" (a 2ª melhor do álbum? - mais uma vez e para mal dos meus pecados, a última faixa do álbum :S). MySpace da banda: urgente!

Altamente recomendado! Para ouvir bem ALTO e se for preciso, logo pela manhã. Uma maneira de sepultarmos os ouvidos para que não nos melguem no local de trabalho, logo à chegada, com assuntos desnecessários!


Video Credits: loganbartasimi @ youtube.com

:: "Ocean" pelos A Place to Bury Strangers, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

16 comentários:

M.A. disse...

Ena! Pelos vistos andamos em sintonia :). Não só acabo de publicar um post com este vídeo, como "APTBS" é o disco que mais tenho ouvido nos últimos tempos. Definitivamente, o melhor disco nu-gaze, como dizes. Com os Serena-Maneesh logo a seguir...

Abraço

My_Little_Bedroom disse...

Acho que já somos 3 em sintonia, pois este foi um dos discos, que agora com pena vejo, tive de eixar para ouvir em 2008 porque não conseguia ouvir mais. Este e entre outros o dos MGMT que o Galopim já diz que é um fenómeno de 2008 quando o disco já tinha saído em 2007 originalmente. Uma espécie de "nova polémica" como aquela que se gerou em torno de "Funeral" dos Arcade Fire, que é um disco de 2004 originalmente.
Se puseres o disco dos APTBS em altos berros nos headphones, até tens um susto com tanta distorção. Pessoalmente, fazem-me mais lembrar os Jesus & Mary Chain que os My Bloody Valentine. Bom disco!
Cheers...

Hug The DJ disse...

sim, daqueles para ouvir ALTO e bom som!!!

C:)

Anónimo disse...

.
a mim também me soa mais a jesus.
.
ainda não consegui, mas tenho de arranjar isto breve breve.
.

Unknown disse...

M.A. :) Pois andamos! Já tinha visto que o álbum dos APtBS tinha sido um dos teus eleitos para 2007! E com toda a razão! Só comprei o disco em Dezembro e a partir daí tem sido ouvir sem parar :))

Hugzz

Unknown disse...

My Little Bedroom :) WEE! Sem dúvida! Temos aqui os APtBS a deixar marcas no pessoal. É de facto um excelente álbum! Se calhar soa mesmo mais a Jesus & Mary Chain, mas eu só tinha mesmo na memória os My Bloody Valentine.

Olha, quanto aos MGMT, ... o que ouvi não me deixou grande vontade de lá voltar. Tenho que explorar isso melhor, mas... não sei. LoL.

Hugzz Mate!

Unknown disse...

Hug the DJ :) ALTO! LOUD! Muito! Mas como dizia o My Little Bedroom, temos que ter cuidado para não apanharmos sustos com as distorções, hehe :))

Unknown disse...

Corpo Visível :) Ora, ora! Saudades tuas! Deves andar por fora, como costume, hehe! Arranja isto se puderes. Rápido. É muito fixe. :)) Acho que vais mesmo gostarrr! :)))

hothotheart disse...

eu gostei mt e nao conhecia =)

Unknown disse...

Hothotheart :) WEE! Ainda bem! Vês, estes podem não ser tão bonitos como o Martin, mas a música é melhor que Coldplay, não? :P

Strumer disse...

Ainda ouvi estes album umas vezes mas acabou por não conquistar! Parece-me mais incompatibilidade de genero musical (poucos foram os albuns que realmente aprecio deste "nu-gaze") do que em relação aos APTBS...;)
Mais ainda vou tentar..;P

abraço

Unknown disse...

Strumer :) Isso é assim mesmo, lá está. Porque gosto tanto desse álbum e nunca fui grande fã dos Jesus & The Mary Chain? Não se consegue explicar, LOL.

De qq modo, se quiseres lhe dar mais uma oportunidade, tenta. Eu gosto bastante e vale mesmo a pena, na minha opinião.

Hugzz!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

[SPAM]

Ainda gostava de perceber como é que esta malta fura a verificação das palavras e não aparecem nos contadores de visitas.

(Apaguei o comentário anterior)

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

[SPAM] Mais um comentário apagado. Spam loves A Place to Bury Strangers. :S

Eu é que vos vou enterrar, não tarda, bastard spam.

:S

(apaguei o comentário anterior)