2008/05/08

Do You Like Rock Music? (British Sea Power)


'Do You Like Rock Music?', o mais recente álbum dos British Sea Power parece dar um novo caminho à carreira desta excepcional banda de Brighton. Se em álbuns anteriores, nomeadamente, 'The Decline of British Sea Power', encontrava os BSP numa onda verdadeiramente rock-tensa e, por vezes, mesmo trágico-violenta, mas cheia de brilho, o seu último álbum envereda por algo verdadeiramente pop, tendo sido o seu anterior álbum, 'Open Season' (um dos melhores de 2005, na minha opinião), a marcar a época de transição dos BSP, num ligeiro afastamento da sua metodologia de concepção do primeiro álbum.

Sim, por aqui gosta-se muito de rock music, mas desta vez os BSP premiaram-nos com pop music e da boa. Todo o percurso dos BSP até aqui demonstra efectivamente quais são as bandas que podem realmente construir algumas rotas, por vezes paralelas, mas que em vários pontos do percurso se encontram. É o caso dos BSP os quais marcam uma identidade própria sem recurso evidente a muitas influências sonoras dos anos '80, apesar da constante comparação com os Joy Division.

'Do You Like Rock Music?' é, na minha opinião, o álbum mais fraco dos BSP, mas recomendável na mesma. Oferece um conforto sonoro aquecedor tanto no inverno como refrescante nas estações mais quentes. Canções que agarram, agradáveis, verdadeiras, mas sem arrastar no cliché indie-mainstream, mesmo que alguns dos temas sejam radio-indie-friendly. Doves e Arcade Fire? E então? Já ninguém pode com os Arcade Fire? Eu continuo a gostar. E de Doves também.

Temas em destaque: "Lights Out For Darker Skies", "No Lucifer", "Waving Flags", "Canvey Island", "Trip Out", "Atom" (talvez o melhor tema do álbum e presente no EP 'Krankenhaus?') [MP3 cortesia de Darrin via blog Page 300], "Great Skua", "Down on the Ground" e "We Close Your Eyes".

Álbum recomendado!

.:: Artigos relacionados com os British Sea Power neste blog: 1. Top '08 (Provisório); 2. Electric Engine-Set, 19 Abr '08; 3. Up on the Rooftop-Set, 28 Fev '08; 4. Clip: Waving Flags (British Sea Power) [para artigos mais antigos aceder através do link definido em 4.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.


4 comentários:

O Puto disse...

Foi o álbum que me deu a conhecer tardiamente os BSP, mas gosto muito, apesar do tom épico que lhe é atribuido. Continuo a gostar dos Arcade Fire e dos Doves, como tu. Abraço!

João disse...

Confesso que não conheço quase nada dos BSP (tenho um 7" do último single, nada mais - fraquito, por sinal). Mas é provável que, tal como o puto, ainda os descubra, com um grande atraso, ainda este ano.

Parece que os Doves vão lançar álbum novo ainda este ano... Cá estaremos para ouvir :)

Unknown disse...

O Puto :) Não há "tardiamente" para os BSP bem como para qualquer outra banda. Interessa mesmo é conhece-los.

Ainda me lembro que o primeiro álbum dos Strokes quando chegou à porta de minha casa decidiu fazer um desvio antes de entrar... LOL

Hugzzz!!

Unknown disse...

John the Revelator :) WEE! Sugiro-te então que tentes ouvir qualquer coisa do 2º álbum, 'Open Season'. Esse single 7'' a que te referes é o "Waving Flags"?

Relativamente aos Doves, já fazia mesmo falta um novo álbum! :)