2008/05/09

Oracular Spectacular (MGMT)


hypes que são credíveis, outros que são muito discutíveis e mais alguns que são verdadeiramente insuportáveis. Os norte-americanos MGMT ("Management") certamente não se enquadram na categoria dos "hypes credíveis", pelo menos na minha opinião, mas não quero chegar ao extremo de os rotular como "insuportáveis" (este deixo para os Vampire Weekend).

Levado pelo hype do excelente single "Time to Pretend", fui tentado a comprar o álbum dos MGMT, 'Oracular Spectacular', por mais alguns temas soltos que ouvi no MySpace da banda há algum tempo atrás. Disco na mão, disco a girar, mp4 a rolar no iTunes, a conclusão que chego é que deve ter havido algum erro de casting na selecção dos temas que compõem 'Oracular Spectacular'.

O álbum divide-se claramente em duas partes: uma menos má e outra verdadeiramente má. Ouvem-se os 5 primeiros temas e ficamos com uma ideia (errada) do que se segue a partir do tema #6, "4th Dimensional Transition". Pausas, enguiços, fazer render o peixe, aquelas vozinhas à la Bee Gees/Mika (e afins) presente por algumas faixas... não há muita paciência. O que realça é uma verdadeira falta de inspiração para a maioria dos temas do álbum, especialmente para os 5 últimos. Mesmo nos primeiros 5 temas, há alguns que também poderiam ser dispensados, caso de "The Youth", por exemplo.

Tenham lá paciência, mas os únicos 3 temas do álbum que merecem algum destaque são (por ordem de preferência): "Time to Pretend" (o melhor do álbum, sem dúvida) [fica aqui um remix cortesia de Alex Young via Consequence of Sound] , "Kids" e "Electric Feel".

Tenho as minhas dúvidas que os MGMT lancem mais algum álbum com tamanho hype (se é que irão lançar mais algum), a não ser que queiram enveredar pelo seu melhor lado: o electrónico. Este sim, a desenvolver.

Já ouviram falar em Black Kids? :P

.:: Artigos relacionados com os MGMT neste blog: 1. Top '08 (Provisório); 2. Electric Engine-Set, 19 Abr '08.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

10 comentários:

rita maria josefina disse...

eu confesso que me deixei levar pela Time To Pretend, e inclusive postei que tinha cá para mim que iriam um ser uma das promessas de 2008.... NOT.
Gosto muito de Electric Feel e de mais duas ou três do álbum. Ouvi umas duas vezes e desde então que raramente lhe pego... É uma pena, pq toda a ideia que tenho deles, e do que os levou até ao álbum prometia mesmo algum de estrondoso.
Oh well, Black Kids ora ai está uma bela referencia sim senhor!

9-9 disse...

Gosto muito da Kids. As outras canções do álbum ainda me passam ao lado, não tenho opinião sobre elas.

E gosto ainda mais de Vampire Weekend. Acho o álbum deles óptimo.

Anónimo disse...

É caso raro, mas desta vez concordo plenamente. "Time to Pretend" é viciante, como o são também "Electric Feel" e sobretudo "Kids", mas de resto pouco mais há a registar e a segunda metade do disco aborrece. Também preferia que enveredassem mais pela electrónica em vez de tentarem ser uma imitação dos - esses sim insuportáveis - Animal Collective. Mas simpatizo com eles e gostava de ver o concerto.

Unknown disse...

Rita Maria Josefina :) Também eu. :S Até os punha em destaque quando fazia a Agenda da semana... Não. É o que dá andar a fazer antecipações daquilo que não se conhece verdadeiramente...

Fico-me apenas pelos 3 temas que referi.

Unknown disse...

Hugo :) "Kids" é o 2º tema que eu mais gosto do álbum. As outras, se te passam ao lado, tenta focar-te na "Time to Pretend". Eu gosto muito! :)

Vampire Weekend é que não é o meu prato favorito... :S

Unknown disse...

Gonn1000 :) WEE, Gonn! Caso raro, mesmo, hein? :) "Time to Pretend" é viciante, de facto!

Só não concordo quando dizes que os Animal Collective são insuportáveis... :S Bah! Está mal! Mas vais ve-los ao Lux, não?

LOL
:)

M.A. disse...

Se me permites uma pequena achega, se há tema que me soa a Bee Gees/Scissor Sisters, é "Electric Feel". Já o "Kids", à falta de melhor definição, parece 'música para carrinhos de choque'. Concordo que a segunda metade do disco (que tem muito de Flaming Lips) revela alguma desorientação, mas também me parece que é nesses temas que os MGMT apontam algumas pistas bem interessantes para desenvolver no futuro. Já agora, acrescento que o meu tema preferido é "Pieces of What".
Quanto aos AC serem insuportáveis... enfim... são opiniões...

Headphone disse...

Tambem nao compreendo os hype que se gerou á volta das duas bandas que falas aqui... MGMT e Vampire Weekend. Os dois albuns ouvi-os uma vez cada e não tive vontade de o voltar a fazer...

Unknown disse...

M.A. :) Tens toda a razão! Mas, no panorama geral foi uma das poucas coisas "boas" que encontrei, na minha opinião, hehe.

Quanto aos Animal Collective, são opiniões, como mesmo dizias. Eu gosto muito deles! :D

Hugzz

Unknown disse...

Headphone :) Vampire Weekend ouvi apenas o que andava disponível aí pela web e muito sinceramente... não quero ouvir novamente, tal como tu. Quanto aos MGMT, foi mesmo "Time to Pretend" que me chamou a atenção. O disco não merece o destaque que tem tido, na minha opinião.