2008/05/13

The National @ Aula Magna, 11 Mai '08


Numa Aula Magna completamente cheia, os The National, pouco depois das 22 hs, entraram em palco para o seu 3º concerto em Portugal, com uma assistência plenamente satisfeita por ver pela primeira vez (ou rever), uma das melhores bandas da actualidade na esfera indie-rock.

Após ter visto o fraco concerto dos The National no Festival SW '07, aguardava com muita ansiedade este concerto: um que fosse fora de um qualquer festival, um que fosse próprio só para os The National, semelhante ao que assisti em Londres em Março '06. Para mim, ficaram marcadas e comprovadas a bravura e a qualidade dos The National: o concerto foi excepcional. Foi mesmo um dos concertos da minha vida inteira, um concerto que marca já o top dos concertos de 2008.

A abrir o concerto e marcar posição firme logo desde o princípio, "Brainy", que despertou logo alguma movimentação pela sala, seguida de um das canções poeticamente mais belas dos The National: "Secret Meeting". A partir daqui pareceu que algum do público começou a soltar-se, entoando partes deste tema. O alinhamento até ali (já) parecia perfeito, para logo a seguir bombarem com aquele que para mim foi o single de 2007, "Mistaken for Strangers". Excelente. Estava a tudo a correr em modo perfeito.

Matt Berninger, em conjunto com a sua banda, parecia em êxtase. Via-se nitidamente que estava feliz, tanto pela forma como conduzia o concerto, tanto pela forma como comunicava com o público, tanto pelas expressões faciais (já típicas) que desta vez não soaram a falso.

O concerto prosseguia de forma memorável com temas como "Baby, We'll Be Fine" (um dos meus temas favoritos do álbum 'Alligator'), "Slow Show" (aprecio mais a versão "29 Years" do primeiro e homónimo álbum) e até mesmo "Squalor Victoria" que é um tema que não aprecio muito em versão álbum, em palco ganhou uma dimensão que me deixou arrepiado para logo de seguida explodir com um dos temas de sempre dos The National: "Abel" o qual deixou a sala em total explosão (eu em determinados momentos olhava para uma também cliente que estava separada de mim apenas pelo corredor e reparámos os dois que estaríamos em perfeita sintonia com a maioria dos temas, cantando e dançando para nós próprios. Foi lindo.).

A seguir a esta pequena fase rock, um bloco de canções dedicadas a uma maior introspecção e que permitia sempre o vôo dos pensamentos ao longo da sala ("Wasp Nest", "Racing Like a Pro", "Ada"), para virar o disco e aparecer um dos grandes temas de 2007, "Apartment Story", onde mais uma vez, eu e a minha vizinha amiga, cantámos do princípio ao fim.

Num concerto onde normalmente estamos à espera que toquem aquelas músicas que gostamos, ansiosamente olhava para o relógio e via que já não faltariam muitas músicas mais. Tendo em conta que haveria ainda alguns temas que obrigatoriamente iriam tocar, aguardava por um tema que não chegou a aparecer: "All the Wine". Ao contrário, e a imaginar ainda o que se poderia seguir, só pedia a todos os santos para que não tocassem "Daughters of the Soho Riots". Escusado. Tocaram. Foi inevitável... Compulsivamente tenso, deixei-me ficar a ouvir o tema de olhos fechados e de cabeça baixa, imagine-se porque. Só tenho a agradecer ao cavalheiro sentado atrás de mim que a cantava por mim e que me levou, praticamente no fim do tema, a levantar-me e a ele juntar-me a gritar

"Break my arms around the one I love
And be forgiven by the time my lover comes
Break my arms around my love
Break my arms around the one I love".

A sucessão "Apartment Story" + "Daughters of the Soho Riots" deixou-me como se tivesse tido uma quebra de tensão e como se tivesse caído e batido com a cabeça no chão. Desarmado depois disto, pareço ter entrado em transe com "Fake Empire" ao mesmo tempo que procurava pela lente dos meus óculos que caíra ao chão. Recomposto, o concerto acaba com "Start a War" e eu à espera do que iria aparecer no encore.

E lá estavam elas no encore, uma das que faltava, "Mr. November" que mais uma vez provocou o delírio mesmo ali à minha frente, fazendo-me recordar memórias que nunca se apagarão da minha mente. Matt Berninger a caminhar pelos refastelados cadeirões das doutorais com algum pessoal como eu a cantar o refrão do tema. Matt Berninger bem me pode agradecer o apoio que teve quando se apercebeu que já não tinha mais fio do microfone para esticar, hahaha. O meu cabelo também agradeceu. (clip aqui disponível)

Entre outros temas tocados na fase encore, foi "About Today" que encerrou definitivamente e de forma brilhante o concerto. Como se olhasse para trás e só te visse a ti com os olhos fechados e te dissesse "Hey, are you awake/Yeah I'm right here/Well can I ask you about today".

Um verdadeiro e merecido 20 valores para os The National. O sucesso não cabe apenas ao vocalista Matt Berninger, mas também aos manos Aaron e aos manos Bryce pelas guitarras, bateria e todo o profissionalismo em palco, assim como também ao violinista australiano que marcou uma presença inesquecível, especialmente quando tentava ligar o seu violino à corrente eléctrica. Fabuloso.

"All the Wine" fica para a próxima. Assim como "Looking for Astronauts", "The Perfect Song" e "Lit Up" também. Estava a pensar ir ao Oeiras Alive! para mais uma vez os ver. Mas não vou. Como diz uma amiga minha, este concerto para mim foi uma catarse onde muito da minha alma foi lavada. É esta memória que quero guardar dos The National.

[photos by Kraak @ Aula Magna, Lisboa, 11 Mai '08]

.:: Artigos relacionados com os The National neste blog: 1. (Short)Clip: Mr "Kraak" November (The National), 11 Mai '08; 2. Hoje Vou Trisar THE NATIONAL; 3. Electric Engine-Set, 19 Abr '08; 4. Boredom-Insanity-Set, 7 Mar '08; 5. Up on the Rooftop-Set, 28 Fev '08; 6. 11 Maio '08-The National na Aula Magna [para artigos mais antigos aceder através do link definido em 6.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

9 comentários:

extravaganza disse...

Também fui lá lavar a minha...

Unknown disse...

Extravaganza :) "I wake up without warning and go flying around the house
In my sauvignon fierce, freaking out
Take a forty-five minute shower and kiss the mirror
And say, look at me
Baby, we'll be fine
All we gotta do is be brave and be kind"

[Baby, We'll Be Fine]

Espero eu! :D

rita maria josefina disse...

ainda me arrepio só de pensar na noite de domingo.
raios pah sou muito nova para isto. o concerto da minha vida aos 24 anos?? não pode ser!! que é isto? estes meninos para próxima vão ter que dar mais, ai vão vão, tocar 5 horas e coiso.
e pronto.
:P

i'm STILL HAVING a secret meeting in the basement of my brain.

Anónimo disse...

Sim, pelo teu texto imaginei que tivesses "saído de rastos". Foi um grande grande concerto mesmo, não esperava tanto, apesar de também ter gostado muito deles no Sudoeste. Depois no fim ainda encontrei a banda lá fora. :D

Wellvis disse...

Ai, que todo blogue que eu entro tem alguém a chorar pelos The National. já não basta te-los perdido na aula magna...ahhhhh, tortura, tortura!

Unknown disse...

Rita Maria Josefina :) Deixa lá. Eu estive quase 2 noites sem dormir... Worry not!

Quando a UP for BIG, havemos de ter os The National num concerto privado só para nós os 2 e mais alguns amigos :D

Unknown disse...

Filipe :) Pois... já imaginaste, não? Hehe! Nós não encontramos a banda cá fora... (o desejo da cigarrada era enorme e não nos deixaram entrar depois :S). De qualquer forma, fomos ter com a banda para entregar umas encomendas em atraso... :D

Unknown disse...

Magoonífico :) Hehe! Já lá fui e aceitei! Não sei é quando é que vou postar... :S De qualquer forma, as respostas ao desafio estão espalhadas por este blog e pelo Paixaum >+++'>.

;)

Unknown disse...

Wellington Almeida :) Hahaha! Perdeste? Isso é mesmo uma tortura! Foi um grande concerto. Mas pronto, ainda tens o Alive e Guimarães para os ver em 2008. :)