2008/06/02

Sleight of Heart (Malcolm Middleton)


Foi em 2003 que Malcolm Middleton, uma das metades dos amigavelmente extintos Arab Strap, decidiu enveredar por um projecto lateral em seu nome próprio. Com alguns álbuns na manga desde então, como o muito bem-vindo '5:14 Fluoxytine Seagull Alcohol John Nicotine' e 'Into the Woods', foi em 2007, após o fim dos escoceses Arab Strap que Malcolm Middleton realizou o álbum que mais se aguardava da sua carreira: 'A Brighter Beat', um álbum que não correspondeu às expectativas de alguns críticos mas que contem alguns temas geniais que saltaram para a ribalta, embora tenham passado desapercebidos cá pelos lados do nosso país, nomeadamente "We’re All Going to Die", com um clip engraçado e especialmente concebido para a altura do Natal.

Entretanto este ano marca uma grande inflexão para Malcolm Middleton que lançou há pouco tempo um dos álbuns mais bonitos que ouvi até agora: 'Sleight of Heart', uma espécie de mini-álbum, na sua maioria acústico com uma extraordinária colecção de temas que partem o coração e iluminam as nossas sombras, através de toda a qualidade sonora que se destaca por ser sincera, pura e honesta. Uma mensagem sentida por todas as letras dos temas. Uma mensagem passada por uma espécie de monólogo (escocês) totalmente dedicado aos amores perdidos e desencontros que nos poluem a vida. Uma mensagem de reflexão da vida quotidiana, da vida moderna e das voltas que temos que dar às angustias para rapidamente deixarmos as estradas sinuosas para alcançarmos uma auto-estrada. Tudo isto doseado com muito humor, sentimentos, com grande suporte da sua voz e respectiva pronuncia escocesa muito característica. Ou seja, Malcolm Middleton no seu lado mais íntimo.

O álbum contem apenas 9 temas, dos quais 3 covers, um dos quais, a obrigatória "Stay", escrita pela Madonna, que Malcolm Middleton conseguiu magnificamente converter numa espécie de lamento triste. Sendo um dos melhores temas do álbum, posso ainda citar outros temas preciosos como, por exemplo, "Week Off" (com a contribuição de Barry Burns dos Mogwai e do ex-baterista dos The Delgados, Paul Savage) [MP3 cortesia do blog Goodnight Believer], "Blue Plastic Bags", "Total Belief", "Follow Robin Down" e "Love Comes in Waves", este sem dúvida, o melhor tema do álbum, na minha opinião, não desfazendo os restantes temas que devem ser obrigatoriamente ouvidos. Outro dos covers deve-se a King Creosote, "Marguerita Red", deliciosamente alterada do seu original.

Malcolm Middleton destaca-se com 'Sleight of Heart' pela sua isenção de uma certa industria musical moldada de forma standard que, como todos sabemos, só pretende fabricar estrelas pop-imediatas, indicando que o caminho da verdadeira música não pode seguir o curso macro-económico das multinacionais da música. Portanto, para quem gosta de música no seu verdadeiro significado e dadas as provas já deixadas pelo seu antigo colectivo Arab Strap, recomendo vivamente 'Sleight of Heart', um dos álbuns do ano.

Se a música continua a salvar a vida de muita gente por aí e, em particular, a minha, posso assegurar que parte dela, devo-a a Malcolm Middleton que se calhar também pode o afirmar através da sua poesia, da sua música e da sua gutiarra que nunca saberemos até onde é que ela o pode levar. Seguramente por ela passa grande parte da sua felicidade. O caminho do MySpace de Malcolm Middleton está já aqui.

Álbum Recomendado!

!!! Malcolm Middleton em concerto no próximo dia 26 Jun '08, no Santiago Alquimista, em Lisboa.

:: "Love Comes in Waves" por Malcolm Middleton, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com Malcolm Middleton/Arab Strap neste blog: 1. Top '08 (Provisório); 2. Arab Strap.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2 comentários:

Shumway disse...

Um favorito cá da casa.
"Into the Woods" e "A Brighter Beat" são grandes discos. Mas como dizes não agraderam a todos.

Abraço

Unknown disse...

Shumway :) WEEEE! Muito fixe! Cá te espero no concerto dia 26/6! :))

Hugzz!