2008/06/20

Antidotes (Foals)


Como tem vindo a ser cada vez mais frequente, o maior problema das bandas britânicas é precisamente saber como controlar ou contornar o burburinho que lhe anda à volta ou então, mostrarem realmente o que valem. Normalmente um hype hiperbólico degenera sempre num primeiro álbum mediano ou então, num primeiro álbum muito bom onde a mediania é deslocada para o 2º álbum, passando a partir daí a não serem mencionados em quase mais lado nenhum, remetendo-se para o esquecimento [caso flagrante deste facto são os The Pigeon Detectives que conto em breve fazer um apontamento neste blog].

Os britânicos Foals infelizmente encontram-se num dos conjuntos acima descritos. Depois de temas como "Astronauts and All", "Hummer" [MP3 aqui disponível], "Mathletics" e "Balloons", seria mais que natural que os Foals começassem a chamar a atenção um pouco por todos os cantos das galáxias musicais espalhadas pelo planeta, o que ocorreu mais ou menos a meio de 2007. Mas, se até aí, o buzz era ligeiramente controlado, a partir de determinada altura começou a sair do seu limite. Também não fico admirado porque "Mathletics" ou "Baloons" são realmente temas muito bons.

Os Foals apresentam-se com o seu primeiro álbum 'Antidotes' quase que de uma forma ambígua, na minha opinião. Se por um lado tentaram projectar a diferença entre outras bandas similares (que de alguma forma pretendiam marcar uma certa distância do tradicional mundo indie britânico), evoluindo para espaços pouco explorados até ao momento, a verdade é que não conseguiram passar para o papel tal projecto com a aparição de 'Antidotes', até porque os melhores temas dos Foals, curiosamente não estão no alinhamento de 'Antidotes'.

Assim temos um álbum que obviamente não é mau, mas não desperta muito mais interesse, após duas ou três audições. É repetitivo, chega a ser mesmo chato em determinadas alturas, com poucos temas a marcarem alguma diferença, a saber, "Balloons", "Cassius" e "Two Steps, Twice", numa vertente mais próxima dos singles lançados em 2007, e "Red Socks Pugie" e a deliciosa "Olympic Airways", interessantes para um pré-aquecimento do ambiente aí pela 1h30 da manhã.

:: "Two Steps, Twice" pelos Foals, em audição via side-bar deste blog, nesta data.


..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2 comentários:

João disse...

Por acaso gosto imenso deste álbum. Não é nada do que eu estava à espera e foi precisamente isso que me agradou. Arriscaram deixar de fora os singles mais do que batidos e construiram um disco seguro e consistente, longe de ser apenas um conjunto de canções frenéticas e dançantes, como provavelmente se antevia. Mas esta é a minha opinião, compreendo perfeitamente a tua!

Unknown disse...

John the Revelator :) Pois, como já reparaste, eu não gosto assim tanto como tu, hehe! Há temas bastante bons, mas não compensam, na minha opinião a mediania dos outros, para que este álbum seja recomendado. Acho que os dotes dos Foals são precisamente aqueles que existem em temas como "Mathletics", "Hummer", entre outros da mesma linha. :)

Mas não é um álbum para prateleira! Calma aí! :))