2008/07/20

Evil Urges (My Morning Jacket)


Depois da sofisticação expressa cerca de 3 anos atrás com o álbum 'Z' (um dos melhores álbuns de 2005), os My Morning Jacket regressam à ribalta em 2008 com o seu novo álbum 'Evil Urges' o qual seguramente marca uma transformação no colectivo norte-americano. Transformação em vários aspectos, desde a mudança do grupo para Nova Iorque bem como a própria transformação visual dos membros da banda e a transformação musical que fixou a elaboração de 'Evil Urges'.

Deixando (quase que) de lado o rock clássico e/ou a pop pastoral característica dos My Morning Jacket, estes apostam, desta vez, na inovação das suas sonoridades, curvando-se aos estilos funk e rock experimental, algo psicadélico, reunindo um conjunto de temas inspirados basicamente nos melhores momentos musicais vividos nos anos '70, passando sobretudo por Neil Young, Pink Floyd, Fleetwood Mac e Electric Light Orchestra.

Classificados de modo incorrecto, na minha opinião, no mesmo lote de bandas como os Drive-By Truckers e os Kings of Leon (nada contra as duas bandas: Drive-By Truckers gosto bastante e Kings of Leon, também conhecidos como os Strokes do sul dos Estados Unidos, só gosto mesmo do álbum 'Aha Shake Heartbreak'), os My Morning Jacket demonstram com 'Evil Urges' que o seu espaço é único, podendo eu afirmar, quase que por abuso de linguagem, que sempre tiveram o seu próprio planeta, não ficando a dever colagens a ninguém.

A relembrar tempos passados que muitas vezes gostamos ou a imaginar como seria em tal data, os tempos em que se vivia, desde os verões quentes aos carros que rolavam a alta velocidade com muita droga no seu interior, imaginando que o paraíso seria viver numa cabana à beira-mar, são estes banhos de sol que agora parecem insuficientes, que os My Morning Jacket nos trazem de tal paraíso, como se pudéssemos crer que as depressões pessoais eram momentos figurados de livros eruditos, tentando passar a mensagem/imagem, no século XXI, que efectivamente tal época existiu.

Os temas (paradisíacos) em destaque são muitos neste delicioso álbum: "Evil Urges," "Touch Me I'm Going to Scream, Pt. 1", "Highly Suspicious", "I'm Amazed", "Two Halves", "Aluminum Park" (talvez o melhor tema do álbum - MP3 cortesia de Gregor via Captains Dead -), "Remnants" e "Touch Me I'm Going to Scream, Pt. 2".

'Evil Urges' é efectivamente uma grande alternativa a explorar e a viver em cada uma das vezes em que se ouve o disco, pois há sempre uma parte, um som ou uma deixa para se descobrir, traduzindo-se em algo totalmente novo.

Recomendado, apesar de algo inferior a álbuns como 'Z' e 'It Still Moves'.

:: "Remnants" pelos My Morning Jacket, em audição via side-bar deste blog, nesta data.


..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

6 comentários:

M.A. disse...

Bingo! Estava agora mesmo a ouvi-lo. De facto, está uns furos abaixo dos anteriores mas, ainda assim, é sempre uma audição prazenteira.
Pergunto-me se os "plagiadores" da Banda dos Cavalos também vão seguir este caminho... ;)

Abraço

O Puto disse...

Pareceu-me mais musculado em prol de uma menor beleza, bastante presente no disco anterior. A edição em vinil, que tem uma capa bem complexa, vem com... Tcharam! A versão em CD! Haviam de haver mais iniciativas desta. Abraço!

Shumway disse...

Diferente, talvez menos melódico, não será brilhante, mas ainda assim interessante.

Unknown disse...

M.A. :) Linha ou Bingo? Hehe! Está uns furos abaixo de facto, mas é muito bom na mesma! :)

Ainda bem que consideraste "plagiadores" entre aspas, hehe. Não considero os Band of Horses tão descaradamente copiões relativamente aos My Morning Jacket. :)

Hugzz!

Unknown disse...

O Puto :) Hehe! Muito fixe comprares o vinil e vir o CD lá dentro! Acho que deveriam ser todos assim! :))

Hugzz!!

Unknown disse...

Shumway :) É isso! Pelos vistos temos os 4 a mesma opinião! :))

Hugzz!