2006/04/06

Pirataria à Portuguesa

Esta é de ir às lágrimas... Parece que há vários artistas 'tugas que arranjam a pirataria como bode expiatório pelas baixas vendas dos seus álbuns no mercado. Esta é a lista de vários artistas que lutam contra a pirataria:

Ágata (LOL), Agrupamento Musical Diapasão (Diapa Quê?), Aldina, Alfredo Vieira de Sousa (what?), Ana Moura (wie?), António Cunha (Uguru) (??), António Manuel Ribeiro (??), António Manuel Guimarães (Magic Music) (Magic?), Banda Lusa (LOL), Blasted Mechanism, Blind Zero, Bonga (4 me sake), Boss AC (!!), Camané (LOLLLLLL), CantaBahia (ROTFLOLLLLL), Carlos do Carmo (poupem-me), Carlos Maria Trindade (who?), Carlos Tê (este canta? pensei que só escrevesse para o outro), Clã, Cristina Branco, Da Weasel, Danae (?), David Fonseca (Haha - juízo, homem!), Dealema, Delfins, DJ Vibe (este??), Dulce Pontes (Júlio Isidro rules?), Emanuel (LOLLLL), Expensive Soul, Fernando Rocha (estou sideradooo!), Filipa Pais, Fingertips, FNAC (a loja também canta?), GNR, Gutto (?), Iran Costa (Hahaha! O melhor da lista, LOLLL), Íris, Jaguar Band, João Afonso, João Gil, João Monge, João Pedro Pais (God, help him!), João Portugal, Jorge Cruz, Jorge Palma, José Mário Branco, Liliana, Lúcia Moniz, Luís Cília, Luís Represas (alguém ouve isto?), Luísa Amaro, Mafalda Veiga (pássaros do sul?), Manuel Faria, Manuel Freire, Manuel Paulo (?), Mão Morta, Marante (Huh!), Maria João&Mário Laginha (!!), Mário Fernandes, Mariza, Ménito Ramos, Mesa, Miguel&André (LOLLL), Miguel Guedes (em nome individual), Mind da Gap, Místicos, Mónica Sintra (hahaha), Paula Teixeira, Paulo Ribeiro, Pedro Abrunhosa, Pedro Ayres Magalhães, Pedro Oliveira, Pedro Osório, Quatro Cantos (what?), Quim Barreiros (wat?), Quinta do Bill (ainda existem?), Rádio Macau (estes também ainda existem?), Rita Guerra, Rodrigo Leão, Rosita (LOLLLLLLLL), Rui Bandeira, Rui Veloso (nonsense), Santamaria (ainda não desapareceram?), Sérgio Godinho, Teresa Tapadas, The Gift (we're the best), Toranja (hmmm...), Toy (LOLLLLLLLL), Tozé Brito, UHF, Vitorino (quoi?), Wraygunn (!!), Xutos e Pontapés (um xutozito para o download?), X-Wife (!!) e Zé Peixoto.

Mas será que alguém perde tempo a fazer downloads de músicas da Ágata? Ou da Rosita? Ou do Agrupamento Musical Diapasão? Será que alguém com alguma inteligência descarrega canções do Iran Costa? Não me parece que os ouvintes de muitos dos artistas acima indicados saibam sequer o que é um computador.

7 comentários:

Anónimo disse...

será que eles nunca mais aprendem, aproveitem o potencial da tecnologia, não tentem afastar... Uma boa ideia seria pagar tipo uma taxa de 5 até 10euros a mais no ISP todos os meses para ter acesso a downloads ou streaming legais ilimitados de filmes, música, jogos, seja lá o que fôr, e canalizar esse dinheiro para um organismo que distribuisse o dinheiro directamente para os artistas, mediante a percentagem dos downloads que cada produto obtivesse. Isso é que era justo.

Unknown disse...

Membio :) Até concordo, só acho que o que pagamos já é suficiente para arrecadarem essa tal taxa. Ainda não me debrucei sobre o assunto...

Anónimo disse...

tb tens razão, o que pagamos de internet é um balúrdio comparado com outros países...

Unknown disse...

Membio :) Apesar da chulice, já foi pior... agora estamos mais ou menos a par... o problema é o nosso nível de vida que nada tem que ver com o de outros países, como por exemplo, a Holanda ou a Alemanha...

Ledbetter disse...

Disseste "vários artistas tugas"...quem falta aqui?

Epá, de um modo geral não concordo com a pirataria, porque ser músico também é uma profissão e acho injusto que não lhes reconheçamos esse estatuto ou o façamos com muita dificuldade atribuindo-lhe um carácter especial exclusivo. Ao fazermos downloads, estamos de facto a cometer um acto ilícito comparável ao roubo de cds numa loja. Essa é a pura verdade! A net é cara e é um vício cómodo fazer downloads do que nos apetece na altura que mais nos convém, mas acho que essa liberdade e vantagem deve ter um preço, como tudo o que é comerciável neste mundo aliás!


Alguém poderia ainda argumentar que as bandas só têm a ganhar mais fama e reconhecimento com os downloads ilegais, mas eu acho que as vantagens para uma banda na prática não são muitas se não apenas essas. Perdem dinheiro e muito. E eles vivem disso, como nós vivemos (ou tentamos) viver do nosso salário! Com a certeza que tanto existem ricos como pobres (muitos mais) neste planeta, acho que é preciso passar a ideia que nem todas as bandas são milionárias sendo que a maioria sobrevive com muita dificuldade.

Sinto-me um pouco mal a dizer isto (porque eu tb sou criminoso) mas acho que deveria pagar pela música que consumo deste modo. Ainda sou daqueles que sinceramente compra muitos cd’s habitualmente, usando a net exclusivamente para procurar bootlegs, concertos ou raridades. Não tenho obviamente desculpa, mas mesmo assim sei que sou cada vez mais uma raridade! Acho complicado arranjar um esquema infalível de pagamento de uma taxa extra de internet que inclua downloads de músicas e filmes pois cada artista tem requisitos diferentes e a qualidade é difícil de ser comparável. A arte deveria ser grátis (que bom que seria), mas então como ficaria o artista?

Abraço Kraak!

Ps: Gostei do pormenor “The Gift (We’re the best)”!

Unknown disse...

Ledbetter :) Sem dúvida, estás coberto de razão até certo ponto. Curioso é que eu nunco faço downloads de músicas... Tal como tu, compro sempre os CD's até pq sem eles não consigo viver (LOL). Mas acho toda esse folhetim à volta do assunto um bocado excessivo, pois creio que os artistas têm muito a ganhar publicitando algumas das suas canções na web. Hoje em dia, podemos realmente ouvir com atenção antes de comprar e penso que isto é muito importante. Tb não sei como resolver o problema, mas acho que deveria ser criado uma espécie de "fundo monetário" dos providers para entrega aos artistas... não sei bem. Alguém já lançou o repto, mas sinceramente não imagino como tal seja possível.
Hoje em dia tudo é possível de ser contabilizado a nível da internet.

Obrigado pelo teu comentário!! :D

Hugzz irlandeses :)

Unknown disse...

Soslayo :) Obrigado pela visita e pelo comentário, mas na realidade não o percebi muito bem antes de visitar o teu blogue, pois pelos vistos estamos a falar do mesmo e-mail que andou para aí a circular.

Não conheço as estatísticas dos downloads, mas não me parece que os groupies da Ágata ou artistas similares andem a descarregar os seus mp3... :D

Mas concordo que muito disso não passa de uma desculpa para justificar as péssimas e escusadas canções que fazem :S

Como resolver o problema? Pois, não sei. Como já disse noutros comentários, não costumo descarregar nada via web. Compro mesmo os CD's pq gosto de os ter, com capa, originais, etc., mas compreendo perfeitamente que haja saques na net. E tudo isto é bullshit pq os mesmos que perdem são os que ganham por outras vias (veja-se a Sony, por exemplo). Além disto, o preço final de um CD para o consumidor é ABSURDO!, portanto já estamos todos implicitamente a pagar todos os downloads ditos ilegais.

Cheers!