2006/10/15

06-01-42/Through the Windowpane (Guillemots)


Depois do fabuloso EP 'From the Cliffs', os Guillemots lançaram o seu primeiro álbum, 'Through the Windowpane', mais ou menos a meio do ano de 2006. Já se previa pelo EP que o que viria a seguir, seria algo mesmo bom.

Os Guillemots não são propriamente uma novidade neste blog, nem em textos nem em músicas.
Este colectivo, formado por 4 elementos de várias nacionalidades com sede em Londres, produzem, na minha opinião, uma música formidável e com este último álbum concorrem seriamente para um dos 10 melhores álbuns de 2006, pelo menos na minha lista.

Com uma sonoridade indie-pop-jazz com algum samba pelo meio, parece que esta rapaziada produziu o álbum há muitos anos atrás, já que a sua sonoridade é muito do passado, para além de tudo o que se encontra espalhado pelas suas músicas em termos de compassos musicais. Algo que nos permite recuar no tempo.

Este álbum tem ainda uma particularidade: deve ser o que melhor encerra o seu alinhamento. O tema "São Paulo" é qualquer coisa de belíssimo e absorvente. Um remate perfeito à baliza. Um final em apoteose.

O disco é um prazer do início ao fim. Criativo e genuíno. Belíssimo. Canções como "Trains to Brazil", "We're Here", "Through the Windowpane", "Annie, Let's Not Wait", "Made Up Love Song #43" e "São Paulo" são muito boas, só para citar alguns dos temas do alinhamento.

"Through the Windowpane" é um tesouro de disco. Excelente no verão. Perfeito no outono. Um disco essencial e que eu convido para participarem neste mundo.

Muito recomendado.

:: "Trains To Brazil" em audição no Rádio.Blog do Paixaum >+++'>.


..:: Automatic English Version powered by Google.

Sem comentários: