2009/11/13

Reservoir (Fanfarlo)


Ainda na sequência do que havia dito sobre os Monsters of Folk, aqui está mais uma banda (um duo neste caso) que durante cerca de 40 e poucos minutos traz um daqueles álbuns que me dá um verdadeiro prazer em ouvir: Fanfarlo e o seu álbum de estreia, 'Reservoir'.

Originais? Não, claro que não. A situação aqui é que o rol de canções proposto neste álbum é uma verdadeira delícia de ser ouvida, para não dizer gratificante. 'Reservoir' é um álbum elaborado com grande qualidade e talento para um (novo) grupo que vai buscar muitas das suas influências em bandas como os Grandaddy, os Arcade Fire e os Clap Your Hands Say Yeah (estes no que se refere obviamente ao seu primeiro álbum,) para não falar ainda dos Pavement ou mesmo dos Neutral Milk Hotel.

Apesar da suposta falta de originalidade, acho este álbum bastante interessante. Já o ouvi não sei quantas vezes e não me sinto nem um pouco farto de o ouvir. Talvez seja por me fazer lembrar efectivamente os grandes momentos do aparecimento dos Arcade Fire ou dos Clap Your Hands Say Yeah ou a ternura mais distante trazida pelos Grandaddy e a sua personagem principal, Jason Lytle.

O vocalista, Simon Balthazer, consegue de forma sedutora agarrar o ouvinte, mesmo que um ou outro tema não tenha o impacto mais desejado nos nossos ouvidos. Temas desde "I'm a Pilot", "Ghosts", "Luna", "Comets", a belíssima "Finish Line", o single "Fire Escape", a paz pop-folk trazida por "The Walls Are Coming Down", para não falar da fantástica "Harold T. Wilkins or How to Wait for a Very Long Time" que traz descaradamente à nossa mente o tema "Rebellion (Lies)" dos Arcade Fire.

A graça desta falta de originalidade é que certamente os Fanfarlo têm essa noção e, para que as coisas não sejam tão descaradas, os temas têm uma reviravolta melódica tipo "ângulo raso" para que as semelhanças sejam passadas para segundo plano. Um cruzamento elegante de estilos e sub-estilos musicais, com menos rock e mais pop. Conclusão: um belo álbum de estreia, com grandes expectativas para o futuro. Difícil de resistir.

Álbum recomendado!

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

Sem comentários: