2007/05/20

07-01-21/Anti-Anti (Snowden)


Há uns tempos atrás, creio que na Sessão Conjunta Blogger's Site Club, #2, comentava comigo o amigo Puto que não percebia o motivo pelo qual quando, em qualquer uma das dj-sessions pela qual passava e saltava o som dos canadianos The Stills, era inevitável que o tema a eleger seria ou "See Me Change" "Changes Are No Good" (rectificado em 21 Mai '07)1 ou o "Still in Love Song", uma vez que todos os temas do álbum eram muito bons. De facto ele tem toda a razão. Parece que inconscientemente fazemos uma espécie de segregação aos restantes temas do álbum.

Aproveito estas palavras e extendo o comentário ao álbum 'Anti-Anti' dos norte-americanos Snowden, lançado no passado mês de Agosto '06. Com influências e semelhanças a vários grupos de bom ouvido (Interpol, The Cure, Editors, Joy Division, Yeah Yeah Yeahs ou mesmo os I Love You But I've Chosen Darkness), os Snowden produziram um álbum onde de facto todos as músicas são muito boas, e não apenas a tão ouvida "Anti-Anti" (sem dúvida que esta é efectivamente a highlight do disco - eu também me penitencio sobre isso, pois adoro passar este tema).


Comparações e semelhanças à parte, penso que os Snowden conseguiram o que poucos grupos conseguiram, ou seja, com todas as boas influências criaram o seu próprio conceito de "originalidade e unicidade" que me leva a considerar, na minha modesta opinião, este disco bastante equilibrado em termos acústicos e complementado com a excelente e envolvente voz do vocalista do grupo, Jordan Jeffares. Este, por vezes, consegue mesmo com a sua voz dar algum ar trágico, consoante o que está a cantar. Isto misturado com umas guitarradas mais fortes nalguns temas dá-nos o mix perfeito para ouvir 'Anti-Anti' com bastante gosto. O caso particular dos temas "Anti-Anti", "My Murmuring Darling" ou "Counterfeit Rules" assenta aqui como uma luva, fazendo as delícias de qualquer bar indie espalhado pelo mundo.


E se há bons temas no álbum, eles não se esgotam com os três acima mencionados. Adicionam-se "Black Eyes", "Innocent Heathen", "Stop Your Bleeding", "Kill the Power", "Victim Card" e a belíssima faixa que encerra o álbum, "Sisters".


Só espero que não lancem nenhum novo álbum este ano para poder passar 2007 a deliciar-me com este som... que é para durar.

Álbum recomendado.

1 Atrofio meu porque o refrão da música começa com "See me change..." e tinha feito um post no Paixaum >+++'> com este título. :Z As minhas desculpas pela indução em erro. :) [acrescentado em 21 Mai '07]

:: "Stop Your Bleeding" pelos Snowden, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Snowden neste blog: 1. Capturing Indie-Set, 2 Fev '07; 2. Chasing Drowned Indie-Set, 3 Fev '07; 3. Rai Convida Kraak-Set, 17 Mai '07.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.


14 comentários:

joao disse...

entao e a referencia ao catch 22, onde esta?

My_Little_Bedroom disse...

Então e o que achaste dos Bloc Party? Eu nem faço mais comentários: fiquei maravilhado com o ambiente das 25000 pessoas (ou quase) que ali estiveram e com aqueles rapazes que tal como eu previa, fizeram com que o novo CD, para as pessoas que menos o conheciam, ficasse mais acessível. Ali fez sentido: era o que faltava, uma banda a duas velocidades, para os fãs mesmo a sério, para crescer para a posteridade.

[lá teve o rapaz de comprar uma t-shirt dos Bloc Party...eheheh]

P.S: A música dos The Stills é "Changes Are No Good" certo?
Bela playlist, alicerçada essencialmente nos temas mais conhecidos quase não? Muito indie, e ainda bem. Para a próxima quando eu puder ir vê lá se passas Cansei de Ser Sexy...nunca a Lovefoxx venha cá dar um "olá" ao pessoal...como o Paulo Furtado fez. Eu sei que os Cansei de Ser Sexy ainda não são engraçados para ti, mas pronto...a rapariga é gira ou não é?

Cheers...

extravaganza disse...

Querido Kraak: o tema é "Changes are no good" (reforço o que disse o little bedroom)... Este deslize nem parece teu, com tanto que ouvimos isto à exaustão! :P

Quanto aos Snowden, fica a promessa de que irei explorar :)

Strumer disse...

um grande album..equilibrado e viciante. pessoalmente adoro a "like bullets" ;)

abraço

Unknown disse...

João :) Isso é a tal série de televisão ou qualquer coisa parecida, não?

Unknown disse...

My Little Bedroom :) Gostei do concerto dos Bloc Party, embora nunca tenha visto um concerto promocional para o novo álbum onde no mesmo tenham passeado muitos temas do anterior álbum... :Z De facto para quem não conhece o trabalho dos Bloc Party, pode ter-se revelado algo "desolador" quando foram no dia a seguir comprar o novo álbum e descobriram que muitos dos temas do concerto não se encontram por aí, hehe... Conto fazer um post para breve sobre o concerto.

Quanto ao tema dos The Stills, gaffe minha que já rectifiquei no próprio post. Obrigado pela correcção.

Obrigado também pelo elogio à playlist. Muito indie, sem dúvida, mas creio ser esta a minha marca, certo? :) De facto tenho que ter alguns alicerces nalguns temas mais conhecidos senão a sessão poderia descambar... mesmo assim, acho que ainda passei temas pouco conhecidos de vários grupos. :)

CSS... Hum... Sabes que não curto muito... aliás acho-os mesmo um flop. Só gosto mesmo do tema "Let's make love...". Este sim, muito bom.

Hugzz!

Unknown disse...

Extravaganza :) Obrigado pela rectificação. Já expliquei no próprio post o que se tinha passado. Foi atrofio, haha. Andava com a cabeça não sei bem onde quando escrevi este post. LOL.

Snowden: acho que sim, deves explorar este som :))

Unknown disse...

Strumer :) É mesmo viciante, não? Por acaso ando sempre a ouvi-lo ni iPod. É que todos os temas são fixes! :))

My_Little_Bedroom disse...

Exacto, mas para a própria promotora que usou do "Banquet" para os promover, para a própria MTV (nunca pensei ver lá tanta gente tão nova e tão oca de mentalidade, tão histérica), seria um "flop". Estava no pensamento de toda a gente o primeiro CD ainda, e sabe-se a genialidade e força incríveis que estavam naquele CD (mesmo tendo faltado temas como "Two More Years"). Não me oponho mesmo nada ao alinhamento que escolheram - oponho-me foi não terem lançado nem uma baqueta para o lado esquerdo da plateia :S

Também me oponho aos intelectuais que, como vi agora na reportagem da Sic Radical (também andava por lá o Alvim e tal...), defendem sim senhor que o público esteve demasiado calmo na apresentação de um álbum que claramente não conhecia, mas agora vir-me dizer que o segundo CD é melhor que o primeiro...

Não acredito nem por um momento que não quisesse lá uma "Helicopter" ou "This Modern Love"...

Cheers...

P.S: Vénia ao CD que destacas neste post!!Também sabes que o que dizes sobre o perigo de uma playlist descambar com ensaios escalifobéticos (por exemplo alguns devaneios desnecessários dos The Mars Volta) é absolutamente verdade e concordo em absoluto...

Unknown disse...

My Little Bedroom :) Por acaso até vibrei com a "música das bruxas" e com o "I Still Remember" do último álbum, hehe. Efectivamente faltou o "Two More Years": acho indecente não o terem tocado :S

Estou como tu, apesar de tudo gostei bastante do alinhamento e não acredito que esses ditos "intelectuais", como lhes chamaste, não curtiram ouvir alguns temas do álbum anterior. Até o "Like Eating Glass" :)

Tenho que fazer o post antes que caia no esquecimento, LOL.

Hugzz!

Graven disse...

Toda a razão. As retro influências chave aqui são mesmo os Joy Division ("your heels hit the floor to the sound of the blearing Division" em Black Eyes, Kill the power ou Stop your bleeding) e My bloody valentine (My murmuring darling, Filler is Wasted, Innocent Heathen ou Victim Card).

Quanto a devaneios literários na escolha dos nomes para as músicas, tenho de admitir que deveria ser inconsequente na apreciação de um álbum. No caso de Mars Volta até faz todo o sentido, dado o conteúdo críptico das suas letras. Segundo consta são álbuns conceptuais de eventos que ocorreram na vida dos membros da banda.

Ou então estavam todos sobre o efeito de ácidos nas gravações. Bem provável.

Unknown disse...

Graven :) Gostei dessa análise, Graven. Mesmo interessante. Acho que ninguém nunca tinha referido tal tema neste blog. No caso dos Mars Volta, acho absolutamente possível, pois há coisas que não lembram. Saliento também o último álbum de Matmos (o da "besta e das rosas")...

Vou mais pelos acontecimentos mediáticos que ocorreram com a/os membros (da) banda.

O Puto disse...

Amigo Kraak, obrigado pela referência e pela recomendação. Abraço!

Unknown disse...

Puto :) De nada! Nem tens que agradecer! Boas referências são para ser divulgadas :)

Hugzz!