2008/06/24

Sigur Rós-Novo Álbum: 'Med Sud í Evrum Vid Spilum Endalaust'


Foi lançado esta semana o quinto álbum dos islandeses Sigur Rós, 'Med Sud í Evrum Vid Spilum Endalaust', sucessor do belíssimo 'Takk...', um dos melhores álbuns de 2005, na minha opinião. Gravado em várias partes do mundo, desde Reykjavik a Havana, parece que o novo álbum aproxima o som dos Sigur Rós a uma pureza quase que crua, como se as almofadas dos nossos sofás permitissem uma presença directa de uma pop despida e desejada por muitos de nós, no aconchego do lar.

Seguramente com algumas influências do seu DVD 'Heima', os Sigur Rós parece terem acertado na chamda imperfeição que os rodeou quando das gravações de vários clips para o mesmo. A vincada presença dos elementos da banda na preparação de tais concertos que foram marcados pelo acústico e pelo improviso, parece terem trazido à tona não a mistura instrumental característica de temas do passado, mas sim pela aposta numa maior quantidade acústica, onde a guitarra e o piano podem ser perfeitamente ouvidos de forma separada. Por curiosidade, pela primeira vez na carreira dos Sigur Rós, neste álbum há um tema que eles cantam em inglês, "All Alright".

A visita ao MySpace dos Sigur Rós é obrigatória, sobretudo para temas como "Festival", "Gobbledigook" e quanto mais não seja para se ouvir como se pronunciam os temas que alinham o disco, em islandês.

O 1º single do álbum, "Gobbledigook", já anda a rodar por aí há algum tempo, e ainda se encontra disponível para download gratuito no site oficial dos Sigur Rós. O videoclip associado ao single encontra-se disponível no youtube, mas numa versão censurada. Para quem quiser ter acesso ao vídeo oficial, deverá aceder ao site oficial dos Sigur Rós e assistir tal pérola.

Mágico.

.:: Artigos relacionados com os Sigur Rós neste blog: 1. Elegies to Lessons Learnt (iLiKETRAiNS); 2. Cryptograms (Deerhunter); 3. The Kissaway Trail (The Kissaway Trail); 4. The First Crusade (Jakobínarína); 5. Sigur Rós-"Hljomalind" [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 5.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

Sem comentários: