2007/01/07

07-01-02/A Hundred Miles Off (The Walkmen)


Os The Walkmen, um excelente grupo nascido das cinzas de outros grupos como Jonathan Fire Eater e The Recoys, lançaram em 2006 dois trabalhos, a saber 'A Hundred Miles Off' (primavera '06) e, mais recente (outono '06), 'Pussy Cat'.

Numa época pré-Strokes onde o rock parecia confinado aos velhos tempos das garagens obscuras, os The Walkmen conseguiram, através da experiência anterior dos seus membros por bandas onde estiveram presentes, como por exemplo, os Jonathan Fire Eater, fazer renascer aquele rock especial, aquele onde as guitarras parecem falar a mesma língua. No caso particular dos The Walkmen, acrescente-lhe a excelente e brilhante voz do vocalista Hamilton Leithauser (uma espécie de voz que nos agarra por dentro), bem como para o domíno da bateria de Matt Barrick.

Influenciados pelos The Pogues, Joy Division, Bruce Springteen entre outros, a música hoje produzida pelos The Walkmen é facilmente comparada a de Brian Eno ou mesmo a dos Pixies.

'A Hundred Miles Off' é uma espécie de vitória/glória para os The Walkmen, embora saibamos que as vitórias, especialmente na área musical, são relativas. Um disco bastante bom, uma espécie de gesto seguro como quando alguém nos agarra para não cairmos nas escadas.

Tem temas encantadores como "Lousiana" (um excelente tema e uma excelente opção para abertura do álbum o qual já esteve presente numa das minhas Sessões). É uma música que nos transporta não sabemos bem para onde. Além deste, juntemos "Danny's at the Wedding" (outra delícia), "Good for You's Good for Me" (outra beleza que também já esteve presente numa das minhas Sessões), "Emma, Get Me a Lemon" (uma aparição formidável no álbum, com os seus tambores tribais, pleno de rituais de tenda no deserto com cheiro a fruta, daquelas que comemos no inverno). E há tantas outras... "Don't Get Me Down (Come On Over Here)", "All Hands and the Cook", "Lost in Boston" (talvez a mais gira do álbum), bem como a última música, um cover do seu amigo Quentin Stoltzfus, também conhecido por ex-Mazarin (oficialmente a one-self band deixou de ter o nome 'Mazarin' desde 1 Jan '07), "Another One Goes By".

É um álbum (quase que) difícil de seleccionar temas de maior agrado, porque na generalidade, são todos bastante bons. A conclusão é que nos deixamos arrastar pelo encanto do álbum e pela forma grandiosa como o mesmo cresce nos nossos órgãos. Graças aos The Walkmen, cada vez maiores em termos sonoros.

Recomendado.

:: "Emma, Get Me a Lemon" pelos The Walkmen, em audição no side-bar deste blog, nesta data.

5 comentários:

Sea disse...

lembro-me de ter ouvido qualquer coisa deles e de ter gostado.
beijos from miles

Anónimo disse...

Gostei! Já conhecia, e é bem o que tu falou. Guitarras que conversam muito bem entre si. Ah, são mais divertidos sonoramente que os Strokes! É mais alegre!
Abraços!

Unknown disse...

Sea :) Procura mais cenas para ouvir dos The Walkmen. De certeza que vais gostar :) Numa próxima sessão minha, eles lá estarão com certeza uma vez mais :)

Walking Kszz

Unknown disse...

Arcoirá :) É bem bom, não? WEE! Sonoramente são mais divertidos que os Strokes, sem dúvida; mas no meio da pista, os pés gostam mais dos Strokes! :D. É outro estilo!

Abraço!

Anónimo disse...

Hey there!You have a nice post!Please let my link here.I make a test and i need to know if it-s work.Thanks! Redtube Cam