2007/05/27

07-01-22/Sound of Silver (LCD Soundsystem)


Há alguns anos atrás quando James Murphy nos ofereceu aquele fabuloso single "Losing My Edge" surgiram alguns movimentos que começaram a achar que seria possível fazer música alternativa que efectivamente agradasse a todo o público em geral. E se os LCD Soundsystem com o seu primeiro auto-intitulado álbum de 2005 conseguiram aquecer várias hostes, o novo álbum 'Sound of Silver' pode ser mesmo considerado o melhor dos dois nessa área, ultrapassando mesmo todas as conquistas alcançadas pelos canadianos Arcade Fire.

Há quem diga que 'Sound of Silver' não é de facto um álbum muito original. O próprio James Murphy reconhece que muito de David Bowie e Talking Heads estão presentes neste álbum, bem como outros movimentos de épocas passadas. Efectivamente encontra-se algumas repetições dos próprios temas de 'Sound of Silver' (quer no próprio álbum quer com semelhanças a mais com sons do primeiro álbum). Ao princípio julgava que deveria haver alguma confusão na minha cabeça, mas as 100 vezes que me levaram a ouvir o álbum e tendo em conta as 500 audições do primeiro álbum dão conta que temas como "Watch the Tapes" ou mesmo o hit "North American Scum" são decalcadas de algumas músicas do primeiro álbum.

Mas isto o que importa? Nada. Nada porque a qualidade declarada no primeiro álbum passou para o segundo e é isto mesmo que faz de 'Sound of Silver' um dos melhores, senão mesmo o melhor até à data, álbum de 2007.
Cheio de estilo e emoções, jovem e maduro, para jovens e para maduros, dinâmico, com letras absolutamente ricas, potentíssimo em qualquer pista, com o dom de agradar a gregos e troianos, ninguém consegue passar ao lado deste álbum e quem pisa neste território não o consegue desprezar.

De um modo geral, todos os temas são excelentes, mas quero aqui destacar dois que acho fabulosos: "Someone Great" e "All My Friends". Este será, sem dúvida, um dos temas de 2007.


Este é um álbum mais que recomendado!

:: "All My Friends" pelos LCD Soundsystem, em audição via side-bar deste blog, nesta data.
:: "Tribulations" pelos LCD Soundsystem, em audição no Radio.Blog do blog Paixaum >+++'>, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os LCD Soundsystem neste blog: 1. Kraak FM <'+++<: Ano #3; 2. Rai Convida Kraak-Set, 17 Mai '07; 3. Panda Bear (Noah Lennox); 4. Top '07 (Provisório); 5. Blogger's Site Club, #2-Set, 9 Fev '07; 6. Chasing Drowned Indie-Set, 3 Fev '07; 7. Capturing Indie-Set, 2 Fev '07; 8. Novidades-1º Trimestre '07; 9. Who Made Who; 10. Touring Indie Randomly-Set, 24 Nov '06; 11. New Young Pony Club; 12. Indie Ride-Set, 19 Out '06; 13. The Rapture-"My-My-My Mustang Ford"; 14. You Should Go Ahead; 15. ToKIL-Set, 21 Set '06; 16. Datarock; 17. X-Wife; 18. Calling at Omaha-Set, 21 Jul '06; 19. Playlist #3; 20. Prémios by Kraakinho, #4; 21. Mais Tops; 22. Top Tracklist 18-Final; 23. Playlist #53; 24. Eleitos 2005: Top 10; 25. LCD Soundsystem-Festival Sudoeste; 26. LCD Soundsystem-Lux.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

8 comentários:

extravaganza disse...

Olha, eu acho-o melhor que o 1º!! E as 2 músicas que destacas no fim são fenomenais!! :))

Shumway disse...

Digam o que disserem, sobre a sua "genialidade", o gajo é bom naquilo que faz, seja com os LCD seja com a editora DFA. Um dos discos mais excitantes do ano.

Unknown disse...

Extravaganza :) Concordo contigo, embora este perca em termos de originalidade.

Os temas são demais, não? :))

Unknown disse...

Shumway :) É mesmo isso! James Murphy é mesmo genial, digam o que disserem :) Este álbum vai seguramente estar no Top dos meus discos de 2007. :D

Graven disse...

Como apoiante fervoroso da reciclagem e aproveitamento de estilos musicais de décadas passadas, não posso deixar de concordar contigo. Porque é que será que referências tão marcantes como Talking Heads ou Bowie são vistas como um ponto negativo?

Exemplo: "Sex me up" dos DATAROCK grita Talking Heads em todos os acordes e até na voz do mocinho. E isso impede-me de abanar o cucuruto alegremente? Nope!

Strumer disse...

bem, bem..eh bom ler opiniões destas nesta fase (em que já há algumas vozes "contra" o valor deste gajo)! lcd soundsystem é fantástico..que venha o sbsr;)

Unknown disse...

Graven :) Boa! Gostei dessa do "apoiante da reciclagem", haha. Muito boa! Não considero nada como aspecto negativo. Como dizes, o que seria dos espectaculares Datarock? God, aquilo é bom que se farta! :)

Unknown disse...

Strumer :) As opiniões contrárias que venham que há espaço para todos, pelo menos por aqui. Como acima dizia, Murphy é genial, embora este 2º álbum não prima muito pela originalidade.