2008/01/28

Lust Lust Lust (The Raveonettes)


Sem querer estar a ser injusto com os dinamarqueses The Raveonettes e o seu mais recente álbum 'Lust Lust Lust', acho que a dedicação que lhe foi dada em termos de desejo, amor e sexo, não corresponde exactamente à beleza que estas três palavras poderiam dar a este álbum.

Digamos que a maioria dos temas de 'Lust, Lust, Lust' assentam na (já) habitual cadeia Jesus + Mary cujas distorções habituais nunca me fascinaram em demasia, muito menos agora quando a carreira dos The Raveonettes parece assentar nesta consistente e insistente nostalgia.

O disco começa bem com "'Aly, Walk With Me", clássica e interessante qb, boa abertura para o álbum, seguindo-se outro tema igualmente interessante, "Hallucinations" (talvez um dos poucos temas com potencial possibilidade para ser eleito single). Sem mais nem menos o álbum parece que entra em desespero a partir do tema #3 ("Lust") e arrasta-se por mais algumas faixas, incluindo as tão faladas "Dead Sound" ou "Black Satin". Começam de forma sólida, mas escurecem ao longo dos minutos (talvez a ideia seja vestirem os tema de preto) ficando-se com a impressão que já não havia fôlego para soprar as velas ou para escovar o cabelo. Repetições de instrumentação, ritmo e letras são alguns factores presentes e evidentes ao longo do álbum.

Mas por vezes, este tipo de álbuns que não nos agarra totalmente, tem algumas coisas escondidas que é sempre bom procurar e que com um sorriso nos lábios acabamos por encontrar. Refiro-me a alguns temas que quero destacar e que dão realmente alguma solidez ao álbum, não permitindo que 'Lust Lust Lust' se disperse por entre muitos outros álbuns espalhados por aí. Refiro-me a "Blush" [MP3 aqui disponível], a "You Want the Candy" (outro potencial single?), a "Sad Transmission" e a talvez, o melhor tema do álbum, "With My Eyes Closed" que me inspirou a escrever ali no blog ao lado, o post "Believe Me When I Say". "With My Eyes Closed" é um tema que cobre de maneira formidável o quão amargo pode ser o amor. Um dos grandes temas aparecido no fim de 2007, na minha opinião.

Acho que se os Asobi Seksu tivessem trabalhado em parceria com os The Raveonettes, 'Lust Lust Lust' poderia ter sido um dos grandes álbuns de 2007. O desejo sexual não tem que ser algo necessariamente sujo.

!!! The Raveonettes com concertos em Portugal: dia 19 Fev '08 no Theatro Circo, em Braga e dia 20 Fev '08 no Santiago Alquimista, em Lisboa.

:: "With My Eyes Closed" pelos The Raveonettes, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os The Raveonettes neste blog: 1. Kraak Sea Power!-Set, 17 Jan '08; 2. Amplificador '07; 3. Top Músicas 2007; 4. Kraak FM e o Natal '07; 5. Kraak... Or Some Such THING-Set, 13 Dez '07; 6. Dope Nose Delirium-Set, 29 Nov '07; 7. The Raveonettes-Novo Álbum [para artigos mais antigos aceder através do link definido em 7.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

16 comentários:

Anónimo disse...

Nunca lhes liguei muito e também não me parece que seja agora que o vou fazer, sobretudo se é mais do mesmo de outras bandas.

music is my radar disse...

Sou suspeito: Gosto muito deste álbum. e parece-me que estão menos jesus and mary chain e mais velvet underground. Mas o teu post deixou-me curioso: escreveste uma música? Desculpa a ignorância, mas para além de dj és músico? - Só pergunto por curiosidade, porque gostava de ouvi-la.
Um abraço

O Puto disse...

Ainda não ouvi este disco, mas gosto bastante do "Whip It On" e "Chain Gang Of Love". Ao "Pretty In Black" torci um bocado o nariz.

Unknown disse...

Gonn1000 :) Gosto do álbum "Chain Gang of Love". Se tiveres hipótese, na minha opinião só valem os temas que mencionei no post. Mas, isto é a minha opinião. É um bocado "mais do mesmo", a baixo orçamento.

Unknown disse...

Music is My Radar :) Não gostaste do "Chain Gang of Love"? Este sim, parece-me ser o melhor álbum dos The Raveonettes. 'Lust Lust Lust' não é mau, na minha opinião. Mas, é uma continuidade algo forçada, pareceu-me. Se o tivesse de classificar, dar-lhe ia um B-.

Não escrevi música nenhuma! Escrevi foi um post! Para esclarecer, também estudei Música durante 8 anos, mas não pratico nada disso, infelizmente. Para além de (amador de) DJ, sou matemático e engº de sistemas, hehe! Tem tudo que ver, não?

Hugzz!

Unknown disse...

Puto :) Na realidade eu só conheço o álbum 'Chain Gang of Love'. 'Pretty in Black' foi tão mal aceite em termos de críticas que não ouvi quase nada do álbum. Parece que é mesmo muito mauzito... 'Lust Lust Lust' é médio. Tem momentos onde algumas pérolas por lá se passeiam, embora haja muita música-seca por lá metida. Isto, na minha opinião, claro. Nada como ouvir o álbum e tirar as teimas. :)

Mike disse...

é sem dúvida mais uma boa banda a vaguear por ai no sentido rock e alguém k estou pronto para os ver em braga...continua com este excelente espaço, pois a musica alternativa merece mais...kem me dera ter tempo para fazer do meu blog algo como o teu...
Keep it up!

Unknown disse...

Mike :) Obrigado pelo incentivo e pelo elogio. Sem dúvida que a música alternativa merece mais destaque e eu faço o que posso em relação a este blog. Eu também não tenho muito tempo. :S Quem me dera poder dedicar mais dos meus minutos ao Kraak FM <'+++<. :D

Espero que depois escrevas sobre o concerto em Braga! :)

My_Little_Bedroom disse...

Das poucas audições completas (2 ou 3...) que fiz deste disco, não o achei até nada mau mesmo, talvez "mais do mesmo" se formos a comparar a sua qualidade com a qualidade de "Pretty In Black" - ambas "bom+".

De resto, ora vejamos, o Kraak é matemático e engenheiro de sistemas, eu sou um futuro farmacêutico, what else (à George Clooney)?

Unknown disse...

My Little Bedroom :) Gostaste do 'Pretty in Black'? Confesso que só conheço uma música do álbum.

What else, futuro farmacêutico? Haha. Vai um nespresso?

My_Little_Bedroom disse...

Então ouve o "My Boyfriend's Back" por exemplo...acho que pertence a esse disco. É das músicas mais fortes, juntamente com a famosíssima (julgo) "Love In A Trashcan".


Kraak, vais dar uma escutadela ao disco dos Mars Volta? É que ninguém tem falado nesse novo disco, e pelas 5 ou 6 músicas iniciais, aquilo é uma explosão sónica que parece fazer um bom sentido. Não sei...

Entretanto, vou-me entretendo a responder aqui ao tal questionário do "Campeonato da Língua Portuguesa". Apesar de ter a certezinha que a Bárbara Guimarães é uma pseudo-intelectual pior que as pessoas que dizem que Radiohead é mau e uns japoneses quaisquer é que são bons, sempre gostei de ir actualizando as minhas certezas em relação à minha língua preferida, ainda mais quando tanta coisa parece ter mudado na Gramática e na forma de escrever, e eu só saí do secundário há 3 anos...

Cheers...

music is my radar disse...

Realmente quem gosta de música (muito, muito de música), nem sempre está ligado a ela profissionalmente. Tu és engenheiro de sistemas e eu sou Técnico de formação profissional, com uma licenciatura em Gestão de Empresas...Mas voltando à música: Conheço Raveonettes desde o ""Whip It On" e tenho apreciado bastante toda a sua discografia. Realmente 'Chain Gang of Love' é o meu favorito, embora este "Lust Lust Lust" tem o condão de envolver mais a cada audição.
Abraços

Unknown disse...

My Little Bedroom :) Vou ver qq coisa nova sobre os Mars Volta, mas sem grande entusiasmo, confesso. O último álbum não deixou grandes recordações... :S

Que campeonato é esse onde estás metido? :D

Hugzz!

Unknown disse...

Music is My Radar :) Acho que todas as pessoas que conheço e que gostam muito de música (djs incluídos) não tem nada que ver com a área musical, como motivo de sobrevivência... Enfim...

Sobre os Raveonettes, não conheço 'Whip It On' e aprecio muito 'Chain Gang of Love'. Este último, como disse, não é mau, na minha opinião, mas cá por estes lados não cresce assim tanto nos ouvidos... Opiniões! :)

Hugzz!

My_Little_Bedroom disse...

Em relação aos Mars Volta, de facto, o último álbum é um pouco incompreensível, quer para fãs, quer para não-fãs. De qualquer maneira, confesso-te que estou a gostar bastante mais deste. Muito mais perto daquela obra inatingível chamada "De-Loused In The Comatorium". Confio também que sejas uma das pessoas, que ouvindo sem preconceitos, não vás ouvir este disco agarrado ao "Frances The Mute" e a "The Widow".

Quanto ao Campeonato, checka www.linguaportuguesa.aeiou.pt, regista-te se quiseres e diverte-te, se for esse o caso. Eu vou tentando fazer por isso, entre outras coisas, com esse "campeonato".

Cheers...

Unknown disse...

My Little Bedroom :) Vou ver isso dos Mars Volta em breve. Actualmente ando a dar prioridade a outros projectos musicais :))

Quanto ao campeonato, obrigado pelo link! Vou lá dar uma vista d'olhos :))

Hugzz Mate!