2008/01/24

Neutral Milk Hotel: Reedição de 'On Avery Island'

Depois da brilhante reedição em 2005 de um dos melhores álbuns de sempre, 'In the Aeroplane Over the Sea', o 2º e último álbum dos Neutral Milk Hotel, foi lançado muito recentemente uma re-edição do primeiro trabalho destes fuzzy-folk-folks, 'On Avery Land'.

Companheiros daqueles que trouxeram conceitos que hoje muitas bandas querem recuperar (caso dos Wolf Parade, The Little Ones, Oh No! Oh My!, Arcade Fire, Handsome Furs ou dos Sunset Rubdown), os NMH partilhavam os seus elementos com os seus companheiros de editora, nomeadamente com os The Olivia Tremor Control ou os The Apples in Stereo. Um verdadeiro delírio lo-fi indie.

Muito do trabalho desta banda deve-se essencialmente a Jeff Mangum, que após algumas tentativas quer a solo quer já com os NMH decidiram lançar em 1996, após alguns singles bastante apreciados, 'On Avery Island', um álbum que ficou marcado pela quantidade de críticas positivas que teve. O melhor mesmo viria cerca de 2 anos depois, quando lançaram 'In the Aeroplane Over the Sea', um brilhante sucessor do anterior trabalho.

Todo o universo dos NMH é apaixonante. Como se conseguissem, escondidos em parte incerta, descrever, com uma linguagem magnífica, o Mundo de uma forma muito particular. Quase ao ponto de nos clarificar que não basta gritar para o Mundo, mas sim explicar-lhe a nossa natureza humana, já de si, insaciada. Desde o elementar ao menos trivial.

Qualquer dos 2 álbuns é mais que recomendado, embora este seja inferior ao segundo, na minha opinião. De qualquer forma com este álbum fica-se com o retrato de como tudo começou. Obrigatório ter!

2 comentários:

Rui Carvalho disse...

QUE GRANDE ALBUM,que os NEUTRAL MILK HOTEL GRAVARAM,não fazem outro tão bom.MAS só para nós os OLIVIA TREMOR CONTROL PARA MIM SÃO FANTASTICOS,SÃO DOS MEUS RESTRITOS GRUPOS FAVORITOS

Unknown disse...

Rui Carvalho :) Referes-te ao 2º álbum, não? Fantástico! Um dos melhores álbuns dos últimos tempos. Acho piada ao termo que usaste: "restritos grupos". Haha! :)