2008/01/22

Night Falls Over Kortedala (Jens Lekman)

Após o primeiro álbum de Jens Lekman, o delicioso 'When I Said I Wanted to Be Your Dog', este intérprete e compositor sueco regressou no outono de 2007 com o seu mais recente trabalho, 'Night Falls Over Kortedala', o qual na minha opinião, foi um salto mais que qualitativo na carreira musical de Lekman. Se já o anterior álbum era para ser respeitado, este é qualquer coisa extraordinária. Só tenho pena de o ter adquirido no fim do ano, pois este álbum seguramente estaria na minha lista dos 10 melhores de 2007.

'Night Falls Over Kortedala' são vários contos de amor do princípio ao fim. Sentimental como a pop romântica dos anos '60. É um daqueles discos que podemos pôr a rodar todos os dias que ninguém se incomoda. A sonoridade flui como se estivéssemos no paraíso, as letras aparecem-nos à frente com uma autenticidade completamente despida de falsos clichés e repleta de imaginação, a voz de Jens Lekman chega-nos aos ouvidos como se o rapaz fosse mesmo o herdeiro do trono da Suécia (talvez precisasse mesmo cortar o cabelo para que a coroa lhe assentasse bem). Jens Lekman salta e mistura estilos musicais ao melhor estilo profissional, como se estivesse num bar a passar música ao seu melhor estilo. Mistura e remistura. Pop com electrónica. Pop com hip-hop. Explode em acústica.

Este álbum é um daqueles que não deveria ter temas em destaque, pois todos são muito bons. Deve ser ouvido do princípio ao fim, como se abríssemos as janelas neste inverno primaveril e deixássemos os raios de sol se expandirem por todos os cantos da casa. Sem querer ser redutor para com os restantes 11 temas do álbum, para mim "Shirin" é a melhor música do álbum. Mesmo assim e como habitualmente, deixo alguns temas especiais em destaque, como por exemplo, "And I Remember Every Kiss", "Sipping on the Sweet Nectar", "A Postcard to Nina", "If I Could Cry (It Would Feel Like This)", "Your Arms Around Me", "Kanske Är Jag Kär I Dig", "Friday Night at the Drive-In Bingo" [MP3 cortesia de kevchino.com] e o single "The Opposite of Hallelujah".

Se alguém souber como chegar a Kortedala, avisem-me, pois na logo na metade do primeiro tema do álbum, já andamos a voar com os passarinhos. Ideal para quem se sente na pior das depressões. Ideal também para aqueles que dizem que 'Night Falls Over Kortedala' é um álbum sobrevalorizado. Para estes, sugiro também que aguardem pelo próximo lançamento do conterrâneo de Lekman, Sufjan Stevens, para poderem dizer maravilhas...

Álbum mais que Recomendado!

:: "Shirin" por Jens Lekman, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com Jens Lekman neste blog: 1. Kraak Sea Power!-Set, 17 Jan '08; 2. Loney, Dear; 3. #3 (Suburban Kids With Biblical Names); 4. Kajak (Benni Hemm Hemm); 5. Chasing Drowned Indie-Set, 3 Fev '07.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

6 comentários:

O Puto disse...

Este disco é muito bom. Ando a ouvi-lo em repeat nos últimos tempos. Que temas deliciosos, com letras muito curiosas e sonoridades diversas. Quem se lembra de descrever o favor de fingir que é namorado de uma amiga, falar sobre alguém que nos corta o cabelo ou confessar que flirtou com uma miúda surda através de linguagem gestual? Acho este álbum bem melhor que o primeiro. Abraço!

Hug The DJ disse...

É muuuito bom!
Podia aparecer por cá para nos (en)cantar a 3 dimensões...
ora sim?

C:)

Unknown disse...

Puto :) É mesmo muito bom. Andamos os 2 a ouvir em repeat. É no carro, no pc, no iPOD, ... Comprámos na mesma altura, não? :)

As letras são uma passagem! Há aquela da miúda gay que arranjou um namorado só para enganar os pais. Demais!

O álbum anterior também era fixe, mas este é bem superior!

Hugzzz!!!

Unknown disse...

Hug the DJ :) Muuitooooooo! Já fazia cá falta a presença de Jens Lekman para um concerto. Também concordo! Ora POIS!

O que é um facto é que Lekman tem lugar assegurado nas minhas sessões por muito tempo! :D

Hugzzz!

Shumway disse...

É isso mesmo. É contagiante.
Por isso é que ficou na minha selecção dos melhores do ano.


Abraço

Unknown disse...

Shumway :) "Contagiante" é mesmo o termo correcto para definir este álbum. Formidável! Estivesse na minha posse há mais tempo, teria incluído no meu Top 10! :)

Hugzz!