2007/08/26

07-01-35/Friend And Foe (Menomena)

Os geniais Menomena, trio norte-americano possuidor de uma inédita técnica de produzir toda a sua sonoridade através de um mero programa de computador, lançaram no princípio deste ano o seu terceiro trabalho, 'Friend And Foe', o qual é um daqueles discos delight do princípio ao fim. Além de todo o prazer musical proporcionado, os Menomena deveriam também receber o prémio pela capa do álbum. O criativo merece todos os elogios pela beleza aí desenhada. Fantástica.

Após o lançamento em 2006 do álbum 'Under an Hour', álbum que contém apenas 3 músicas instrumentais e bastante grandes, concebido especialmente para um espectáculo de dança que ocorreu em Portland, US, este trio multitasking começou a brilhar com 'Friend And Foe', pelos meus horizontes, na primavera deste ano quando todo o seu experimentalismo de bom gosto chegou cá a casa, sem perguntar se podia entrar.

Na minha opinião, os Menomena são muito mais que uma banda experimental. Apresentam-se como uma banda a reter não só pela sua excepcional técnica de produção musical, mas também pela qualidade lírica das canções que compõem e a forma extraordinária de as interpretar.

Tal como os TV on the Radio, os Menomena com 'Friend And Foe' e dadas as características cada vez mais inovadoras do grupo, estabeleceram-se com uma sonoridade bastante mista a qual passa sobretudo pelo indie rock (especialmente na secção vocal), mas também pelo punk, funk, hip-hop, electrónica e pela pop. Com tanta sensibilidade musical desta rapaziada, fui por vezes levado a pensar estar a ouvir qualquer coisa que se assemelhasse aos Modest Mouse, aos Wolf Parade (muito similar) ou mesmo aos TV on the Radio e, por incrível que possa parecer, aos Coldplay.

Seguramente um dos melhores álbuns de 2007.
Recomendado.

Os temas em destaque são praticamente todos os do álbum, mas com particular atenção para "Wet and Rusting" (MySpace), "Evil Bee", "Boyscout'N", "Air Aid", "The Pelican" e "Muscle 'N Flow" (MySpace).

:: "Evil Bee" pelos Menomena, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Menomena neste blog: 1. Top '07 (Provisório), #2; 2. The Besnard Lakes.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

6 comentários:

Shumway disse...

Um disco excelentemente produzido.
Do melhor que o ano nos deu.
Mereciam mais destaque.

Strumer disse...

um album que ja passou por cá há uns tempos e com o mesmo entusiasmo! um grande album com um som muito proprio. concordo com shumway..mereciam um pc mais de destaque!;)

gd abraço

extravaganza disse...

Grande álbum sim senhor, Mr. Kraak! Uma lufada de ar fresco no mofo dos meus cds!

Presumo que tenhas reparado no detalhe de como são apresentados o nome da música vs. nº faixa... (Como sei que és 1/2 lunático, podes nem ter reparado... :P)

Unknown disse...

Shumway :) De facto, um dos melhores. Absolutamente de acordo! Passa ao lado de muita gente. Pena.

Unknown disse...

Strumer :) Tens razão... andou adormecido por aqui, tendo acordado aí pela primavera, como disse. Muito bom o despertar que ele teve :))

Hugzzzz!

Unknown disse...

Extravaganza :) Tu não tens mofo nos CDs... quem disse isso? :Z

É um grande álbum, sim senhora!

Mais uma coisa cá do despistado: reparei sim nas ceninhas da capa!

:Z