2007/08/06

07-02-32/Guillemots @ Festival Sudoeste '07


Os Guillemots foram para mim uma das revelações de 2006 e não foi por acaso que elegi o álbum 'Through the Windowpane' como o 2º melhor álbum de 2006, após elogio aqui tecido sobre o EP 'From the Cliffs'. Nem preciso dizer que aguardava com alguma ansiedade este concerto.

Num mundo (quase que) verdadeiramente experimental, não fossem os ritmos de base já conhecidos, os Guillemots entraram em palco pelas 21h40 para o seu primeiro concerto em Portugal o qual foi bastante interessante e genuíno, pleno daquelas sonoridades pop com muitas alternâncias de som e movimento pelo meio.


Com uma composição assente em 3 continentes, os Guillemots continuam a alargar as suas fronteiras, especialmente quando o líder da banda Fyfe Dangerfields começa a tentar comunicar com a assistência que, pelo menos lá pela frente, estava a curtir bastante o concerto (não sei se seria apenas lá pela frente, pois pelo que ouvi, foi opinião generalizada que a prestação dos Guillemots foi bastante boa, chegando mesmo a revelarem-se para alguns que ali estavam e que não os conheciam em particular).


O concerto foi muito bom, na minha opinião. Sem pausas, enérgicos, belos, multitasking, com sons e outras atmosferas a encherem o céu da Tenda Sudoeste. Temas conhecidos encheram o recinto tais como o excelente single "Trains to Brazil", "Annie, Let's Not Wait", "Made Up Lovesong #43", "Through the Windowpane" e o (grandioso) tema de encerramento, aquela que foi por mim eleita, a música de 2006, "São Paulo". Esta chegou a ter a participação final, a nível da bateria, de Johnny Borrell (líder e vocalista dos Razorlight que também se apresentaram no SW '07, no Palco TMN).

Além dos temas citados, os Guillemots levantaram ainda a ponta do véu sobre o próximo álbum, o qual deverá sair em Fev '08, com 2 temas novos, ainda em "projecto".


A satisfação pelo concerto não ficou por aquelas fronteiras da Tenda Sudoeste. Atravessou esta fronteira e foi na barraquinha das farturas, avistado pelo Randomsailor, que tivemos o prazer de cumprimentar Fyfe Dangerfield e o baterista Rican Caol onde estivemos (eu e a Extravaganza) alguns minutos à conversa. Fyfe estava intrigado sobre as farturas. Lá explicámos do que se tratava e quais as que eles deveriam comer ou não. Muito simpáticos os dois, especialmente o frontman Fyfe Dangerfield.

[photos by Kraak/Peixinho @ Festival Sudoeste, 5 Ago '07]

:: "Lights Off" pelos Guillemots, em audição via side-bar deste blog, nesta data.
:: "Trains to Brazil" pelos Guillemots, em audição no Radio.Blog do blog Paixaum >+++'>, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Guillemots neste blog: 1. Chasing Drowned Indie-Set, 3 Fev '07; 2. Capturing Indie-Set, 2 Fev '07; 3. Prémios by Kraak, #2; 4. Top Tracklist 19-2006; 5. Kraak Indie Wall-Set, 23 Dez '06; 6. Top Álbuns 2006 [Top 10]; 7. Touring Indie Randomly-Set, 23 Nov '06; 8. K.I.R. Royal-Set, 4 Nov '06; 9. INDIE RIDE-Set, 19 Out '06; 10. Through the Windowpane (Guillemots) [links para artigos mais antigos a partir deste post].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

9 comentários:

extravaganza disse...

eheheheh

E lá foi ele com uma fartura e com um churro com recheio branco!

Gostei mesmo muito deles, muito porreiros! Só conhecemos gente fixe, nesta noite!!

Olha que valeu bem a pena a nossa aventura!!:))

My_Little_Bedroom disse...

Wooh! Que aventuras a Sudoeste!!
Essa história de ensinar com total subjectividade a arte do melhor frito com canela por cima ou com recheio a um músico...dos bons, pah, é do caneco!!
Olha, tivesse eu visto o irmão do Win Butler lá perto do pão com chouriço no Super Bock Super Rock em vez de o ver a passear pelo recinto na altura dos Klaxons...
Depois de umas merecidas férias de tudo, foi pena não poder ter ido para Sudoeste, pois só a possibilidade de viajar e ir para um festival qualquer de música estrangeiro é que me faria gastar mais algum dinheiro agora. Pena, pois tirando os The Streets e os The National e talvez os Camera Obscura (ouvi dizer que o gajo dos The National não cantava tão grave apenas por a voz dele ser assim mas também porque já estava "borrachão"), os nomes que me interessava ver por esse festival até deram excelentes shows.

Cheers...

Unknown disse...

Extravaganza :) HAHA! E todo contente! O baterista é que não comeu nada... também com aquela gordura, não precisava, LOLL.

Foi mesmo fixe a nossa noite. Ainda tenho que contar as nossas aventuras pelas portas do backstage, hehe :)

Unknown disse...

My Little Bedroom :) ENAA! Então? Já voltaste de férias? Espero que agora estejas então mais disponível para actualizares as tuas recomendações musicais, hehe :)

Acredita que o SW ficou este ano marcado pela desbunda pela tenda sudoeste, LOL. Só fui no domingo. Nos outros dias, só mesmo Datarock e The Cinematics poderiam levar-me até lá, pq Patrick Wolf já o tinha visto.

Relativamente aos The National, foi uma pena que o vocalista tenha abusado da teatralidade para o concerto... Estava à espera de um concerto mais "mágico", mas não...

Cheers!

Randomsailor disse...

I saw him first!
I saw him first!

extravaganza disse...

Viste, viste mas depois FOGES! :P

Unknown disse...

Randomsailor, Extravaganza :) Yeah. Digamos que não foi fugir... mas foi não se aproximar, hehe :)

Randomsailor disse...

Lolll, não fugi! Eu sou do tipo introspectivo, que fica a admirar de longe...:P lolll

Unknown disse...

Randomsailor :) HAHAHA! Bela forma de responder... Introspectivo, mas atento! LOL.