2008/02/19

Hands Full of Ink (The Tellers)


Após a saída do EP 'More' em 2006, os belgas The Tellers começaram a dar nas vistas por alguns países europeus, mas infelizmente, no seu país de origem, a sua música não era muito apreciada. Tanto mais estranho era que quando lá estive "a viver" durante duas semanas andava à procura de informações e trabalhos sobre o grupo com a intenção de comprar o referido EP e ninguém sabia quem eram os The Tellers (curiosamente há alguns anos atrás os próprios belgas não sabiam quem eram os dEUS, mas ok! :S). Acabei por comprar o mini-álbum 'The Tellers', em Barcelona. :S

Acho piada porque santos de casa não devem mesmo fazer milagres, à semelhança do que acontece um pouco por Portugal. Na realidade e após tanta expectativa entre alguns meios musicais, os The Tellers lançaram no ano passado o seu primeiro álbum, 'Hands Full of Ink', e ao que parece teve mais sucesso fora da Bélgica, do que propriamente no seio das 3 comunidades que vivem nesse país.

Ávidos de uma (aparente) ingenuidade combinada com inocência, quer pela própria voz do vocalista, quer pelas letras, essa espécie de pop-folk-rock que os The Tellers produzem, conseguiu agradar-me bastante (e pelo que já notei durante algumas sessões musicais, não foi só a mim). Se por um lado essa jovem rapaziada parece sofrer de alguma falta de dinâmica, por outro lado acho que é precisamente essa aparente falta de energia que cria o encanto presente nos seus temas. Não se tratando de um estilo claramente rock, a pouca explosão sonora associada com a fragilidade da voz existente faz mesmo que uma pessoa fique cativada pelas canções que o grupo produz, mesmo quando parece passarem despercebidos. Acho que toda a ingenuidade galopante e sedutora dos The Tellers fazem parte dessa atmosfera acústica, do tipo, "não estamos aqui para rockar, mas sim para sermos ouvidos".

Com alguns temas recuperados do EP 'More' e do mini-álbum 'The Tellers', o álbum preenche-se de temas bastante interessantes, alguns repetitivos é certo (possivelmente dos 16 temas do álbum, alguns seriam dispensáveis), mas há temas verdadeiramente encantadores como, por exemplo, "Second Category", "More", "If I Say (Die With Me)", "Penny", "Hugo" (que já havia referido anteriormente) e "Holiness". Julgo que os The Tellers têm as ferramentas para num próximo trabalho melhorar as suas fraquezas, amadurecendo e dando a conhecer, mesmo nos meios mais alternativos, o encanto pop-naïve que possuem e seguramente em melhor figura que as Au Revoir Simone. Uma visita ao MySpace da banda não é nenhum tempo perdido.

:: "Hugo" pelos The Tellers, em audição via side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os The Tellers neste blog: 1. Bombay Bicycle Club-Novo EP; 2. Dust, Rust, Lust-Set, 13 Jan '08; 3. Top EPs/Mini-Álbuns 2007; 4. Kraak... Or Some Such Thing-Set, 13 Dez '07; 5. Kraak no Incógnito-Set, 25 Out '07; 6. InterIndieCity Tracks-Set, 14 Set '07; 7. The Tellers
.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

Sem comentários: