2009/11/29

The Asteroids Galaxy Tour


Para quem curte sonoridades anos '60, misturadas com funk, pop psicadélica e soul pouco manhoso, sugiro uma visita ao MySpace dos dinamarqueses The Asteroids Galaxy Tour que lançaram há pouco tempo o seu álbum de estreia 'Fruit'.

Groovy. Sexy. Até Hans Christian Andersen iria delirar com os seus temas. Ora, vejam esta actuação live com o tema "Push the Envelope".


Video Credits: qromag @ youtube.com

.:: Artigos relacionados com os The Asteroids Galaxy Tour neste blog: 1. Podcast dos Saldos-PodKraak #7.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/11/28

Love 2 (Air)


É impressionante como o novo disco dos veteranos Air, 'Love 2', consegue ser tão rotineiro e enfadonho. Nunca tendo morrido de amores por este duo francês, 'Love 2' aparece numa tentativa (falhada) de permitir a entrada de ar puro numa determinada atmosfera um pouco poluída que, no meu entender, todas as referências musicais nele apresentadas não enchem de todo os desejos dos seguidores da banda, antes pelo contrário, acho que deixariam David Bowie ou mesmo Vangelis (!) com uma tropical disease...

É certo que os Air continuam no seu estilo próprio e isso pode ou não jogar a seu favor, mas sinceramente, numa altura em que é preciso lutar para se conquistar/manter uma posição no mundo musical, nada arriscar é como achar que o mundo continua aos nossos pés. A sensação de a maior parte dos temas presentes em 'Love 2' ter sido concebida para fazer bebés nos elevadores de um hotel de 45 andares não resulta nem com afrodisíacos.

Lamentamos.

.:: Artigos relacionados com os Air neste blog: 1. Novidades-1º Trimestre '07.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/11/27

Cymbals Eat Guitars @ Crossing Border '09, 20 Nov '09

O meu passeio pelo Crossing Border '09 terminou no Teatro Cuatro com um dos melhores concertos que assisti em 2009. Trata-se deste OVNI vindo de Brooklyn e que aterrou há tempos cá pela aparelhagem de casa e que dá pelo nome de Cymbals Eat Guitars.

Completamente diferente dos outros concertos a que assisti nessa noite, valeu a pena ter optado por estes em vez de Grizzly Bear (a escolha foi mesmo MUITO difícil, pois não queria estar a ver um bocadinho de um e um bocadinho de outro concerto, tipo empata f*das). Efectivamente, para uma nova e jovem banda que já circula em gigs pela Europa, o concerto surpreendeu-me bastante. Pareciam uns animais de palco, com descargas noisy e saturações tais que poderiam mesmo fazer inveja aos Sonic Youth.

Para além do que já referi, o que também apreciei foi poder ter visto ao vivo que a perfeição expressa no seu álbum de estreia, 'Why They Are Mountains', não era uma mera coincidência. A curiosidade de ver o comportamento da banda em palco com a antítese acelera-desacelera existente na maioria dos seus dirty-rock-temas era muita.

Notou-se perfeitamente que os Cymbals Eat Guitars estavam ali para que tudo saísse na perfeição, misturando vários estilos musicais, tendo sempre como base principal o rock, o que deixou o (pouco) público realmente satisfeito pelo tempo bem empregue. Magnífico.
Se um dia passarem por Portugal (quem sabe...) é a não perder de forma alguma. Rock ON!

.:: Artigos relacionados com os Cymbals Eat Guitars neste blog: 1. Programa Para Hoje-Crossing Border, Dia #1; 2. URGENTE: Cymbals Eat Guitars.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/11/26

Clip: Ambling Alp (Yeasayer)


Depois do teaser de apresentação do novo tema dos norte-americanos Yeasayer, fica aqui o novíssimo clip do novo single "Ambling Alp" que estará presente no futuro álbum, 'Odd Blood', a sair em Fevereiro '10. WOW.

.:: Artigos relacionados com os Yeasayer neste blog: 1. Yeasayer-Novo Álbum: 'Odd Blood' [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 1.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/11/25

Agenda de 25 Nov-Algumas Sugestões

28.11 - Isis @ Incrível Almadense, Almada
29.11 - Isis @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
29.11 - Muse @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
30.11 - autoKratz, The Subs in ClashClub @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
30.11 - Vetiver @ ZdB, Lisboa
01.12 - Vetiver @ Passos Manuel, Porto
02.12 - My Brightest Diamond @ Teatro Municipal São Luiz, Lisboa
02.12 - The Phenomenal Handclap Band, Franz Ferdinand @ Campo Pequeno, Lisboa
04.12 - Nouvelle Vague @ Aula Magna, Lisboa
04.12 - Kap Bambino, Hercules and Love Affair in Clubbing @ Casa da Música, Porto
04.12 - Patrick Watson, Piano Magic, The Invisible in Pop Deluxe @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
04 e 05.12 - Kap Bambino, Voxtrot, The Legendary Tigerman, Beach House, Piano Magic, The Invisible, Ebony Bones, Wave Machines in Super Bock em Stock @ Lisboa
05.12 - Hercules and Love Affair @ Lux, Lisboa
05.12 - Nouvelle Vague @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
05.12 - My Brightest Diamond @ Auditório de Espinho, Espinho
07.12 - Neon Indian @ Plano B, Porto
07.12 - Enter Shikari, The Prodigy @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
10.12 - The Maccabees, Editors @ Campo Pequeno, Lisboa
15.12 - The Dodos @ Santiago Alquimista, Lisboa
19.12 - Wavves @ ZdB, Lisboa
---2010---
16.01 - Air @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
02.02 - Arctic Monkeys @ Coliseu do Porto, Porto
03.02 - Arctic Monkeys @ Campo Pequeno, Lisboa
13.03 - La Roux @ Lux, Lisboa

2009/11/24

St. Vincent @ Crossing Border '09, 20 Nov '09

Na continuação da resenha da minha passagem pelo Crossing Border '09, o concerto que teve para mim lugar após o de Yo La Tengo, foi o de Annie Clark, alter-ego St. Vincent que teve a sua prestação na sala Waterloo do Nationale Toneel Gebouw. Se com o seu novo álbum 'Actor' já se antevia o quão confortável poderia ser um concerto dado por St. Vincent, a realidade é que a sua simples presença em palco, associada à sua guitarra e a sua belíssima voz, chegaram para reconfortar os espíritos mais desejosos de um excelente paladar musical.

Coerente e ao mesmo tempo desconcertante, St. Vincent passou em revista o seu último trabalho com excelente e sentido desempenho, especialmente nos temas "The Strangers" e "Actor out of Work" os quais serviram para despertar qualquer Bela Adormecida que eventualmente estaria encostada a um qualquer canto da sala.

Simples, bonita, elegante e rodeada pelo público e por uma parede azul, o foco luminoso que incidia sobre St. Vincent percorria toda uma estrada de canções cheias de lirismo, calor, harmonia, melodia, fantasia, frieza, declamações e doçura. Tal e qual como o seu álbum 'Actor'.

Uma das grandes compositoras da actualidade da música alternativa. Concerto 5 estrelas.

2009/11/23

Yo La Tengo @ Crossing Border '09, 20 Nov '09

Pontualmente às 19hs, os norte-americanos Yo La Tengo subiram ao palco da sala The Royal do Koninklijke Schouwburg, para mais uma actuação por este mundo fora, desta vez inseridos no Festival Crossing Border '09.

Com quase 25 anos de carreira e muitos e muitos concertos ao longo da existência deste colectivo indie rock, os YlT apresentaram-se, como sempre, com o seu à vontade habitual, num concerto que primou basicamente pela apresentação do seu mais recente trabalho 'Popular Songs', mas com tempo também para um regresso a um passado recente, onde Ira Kaplan desfilou alguns temas de álbuns mais recentes.


Todavia, apesar de alguma energia e de um bom concerto, notou-se uma certa quebra na prestação dos Yo La Tengo que sinceramente não sei se se deve à banda em si ou ao alinhamento dos temas apresentados. Provavelmente ambos. Apesar de ter gostado do concerto, não me encheu muito as medidas, confesso.

.:: Artigos relacionados com os Yo La Tengo neste blog: 1. Programa Para Hoje-Crossing Border, Dia #1; 2. URGENTE: Cymbals Eat Guitars; 3. Yo La Tengo-Novo Álbum: 'Popular Songs' [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 3.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/11/19

A Brief History of Love (The Big Pink)


Se havia álbum que eu estava mais que à espera que saísse era esta pequena maravilha de nome 'A Brief History of Love' dos britânicos The Big Pink.

Depois de vários aperitivos servidos ao longo de quase um ano como "Stop the World", "Too Young to Love", os formidáveis singles "Velvet" e "Dominos", os The Big Pink, com este seu álbum de estreia em nada desiludiram, ao contrário de muitas bandas, que lançam poderosos singles mas depois, quando o álbum, vem para a mesa, fica-se com aquela sensação de estarmos a comer um bitoque sem ovo.

'A Brief History of Love' que, como já se esperava, rodeia o shoegaze de forma sábia a chamar a atenção dos mais incondicionais fãs dos The Jesus & Mary Chain é um álbum incrivelmente
romântico. A piscar o olho esquerdo àquilo a que se pode chamar de pop elegante e o olho direito ao rock, 'A Brief History of Love' está carregado de harmonias que percorrem estradas onde a paisagem também viaja, quer seduzida pelas guitarras mais ao estilo rock, quer pelos movimentos noisy-sónicos espalhados por todos os pontos de controlo existentes ao longo do nosso caminho.

Para ilustrar isto, seguramente que a escolha do alinhamento do álbum não foi deixada ao acaso. "Crystal Visions" na pole-position, informa de forma prudente o que se poderá seguir nos restantes 10 temas do álbum. Se os temas que acima referi dispensam mais elogios (já os fiz noutros escritos neste blog), outros mais se afiguram necessários para metermos a cabeça de fora da viatura e permitir que o vento electrónico trazido pelo movimento do automóvel nos invada o cérebro. É o caso dos excelentes temas "At War with the Sun", "Golden Pendulum" e "Frisk" (melhor tema do álbum?). Já na recta final, tempo ainda para abrirmos um sorriso de orelha a orelha com "Tonight" e terminar com o familiar toque Pixies no tema "Count Backwards from Ten".


Com todos estes ingredientes, os The Big Pink souberam, a meu ver, construir um universo pop/rock/electrónico recheado de camadas shoegaze sem cairem numa popice enfadonha, o que lhes trouxe, pelo menos para meu agrado, muitas vantagens.

Sem dúvida, uma das bandas revelação de 2009 e digna de ter sido acolhida pela editora 4AD.


Álbum (muito) recomendado!

.:: Artigos relacionados com os The Big Pink neste blog: 1. The Big Pink-"Tonight" [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 1.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/11/18

Agenda de 18 Nov-Algumas Sugestões

19.11 - Stanley Brinks @ O Meu Mercedes, Porto
20.11 - Porcupine Tree @ Incrível Almadense, Almada
21.11 - Porcupine Tree @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
21 e 22.11 - Massive Attack @ Campo Pequeno, Lisboa
24.11 - Six Organs of Admittance @ Cinema Nimas, Lisboa
28.11 - Isis @ Incrível Almadense, Almada
29.11 - Isis @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
29.11 - Muse @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
30.11 - autoKratz, The Subs in ClashClub @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
30.11 - Vetiver @ ZdB, Lisboa
01.12 - Vetiver @ Passos Manuel, Porto
02.12 - My Brightest Diamond @ Teatro Municipal São Luiz, Lisboa
02.12 - Franz Ferdinand @ Campo Pequeno, Lisboa
04.12 - Nouvelle Vague @ Aula Magna, Lisboa
04.12 - Kap Bambino, Hercules and Love Affair in Clubbing @ Casa da Música, Porto
04.12 - Patrick Watson, Piano Magic, The Invisible in Pop Deluxe @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
04 e 05.12 - Kap Bambino, Voxtrot, The Legendary Tigerman, Beach House, Piano Magic, The Invisible, Ebony Bones, Wave Machines in Super Bock em Stock @ Lisboa
05.12 - Hercules and Love Affair @ Lux, Lisboa
05.12 - Nouvelle Vague @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
05.12 - My Brightest Diamond @ Auditório de Espinho, Espinho
07.12 - Neon Indian @ Plano B, Porto
07.12 - Enter Shikari, The Prodigy @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
10.12 - The Maccabees, Editors @ Campo Pequeno, Lisboa
15.12 - The Dodos @ Santiago Alquimista, Lisboa
19.12 - Wavves @ ZdB, Lisboa
---2010---
16.01 - Air @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
02.02 - Arctic Monkeys @ Coliseu do Porto, Porto
03.02 - Arctic Monkeys @ Campo Pequeno, Lisboa
13.03 - La Roux @ Lux, Lisboa

2009/11/17

Yeasayer-Novo Single: "Ambling Alp"


Os Yeasayer anunciaram hoje o seu novo single, "Ambling Alp" que pode ser descarregado gratuitamente via website dos Yeasayer criado para o efeito. Aproveitai que o single é mesmo muito fixeeeee! O clip está disponível no endereço web acima referido.

.:: Artigos relacionados com os Yeasayer neste blog: 1. Yeasayer-Novo Álbum: 'Odd Blood' [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 1.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/11/16

Schiphol Xprezz: PodKraak #8


Este pod vem atrasado, pois foi mais ou menos alinhado ainda no verão e bem poderia ser nomeado como Podcast Cipriota. Atrasos à parte, fica por cá mais um PodKraak, para quem quiser descarregar e leva-lo aos ouvidos, uma lista com 19 temas remisturados/colados, para ser ouvida, como habitualmente, sem interrupções em pouco mais de 1 hora. Se quiserem, o download está acessível através desta ligação!

Eis o alinhamento do PodKraak #8:

00:00:00 | 1. Still Love Still - Neon Blue
00:03:19 | 2. The Search - Woman in the Corner
00:06:47 | 3. Deastro - Daniel Johnston Was Stabbed In The Heart With The Moondagger By The King Of Darkness And His Ghost Is Writing This Song As A Warning To All Of Us
00:10:06 | 4. Dirty Projectors - Stillness Is the Move
00:14:50 | 5. MIDDX - Got Me Going
00:18:19 | 6. Hook and The Twin - Bang Bang Cherry
00:22:17 | 7. The Go! Team - Doing It Right
00:25:36 | 8. Ebony Bones! - The Musik
00:29:23 | 9. Florence & The Machine - Howl
00:32:36 | 10. Franz Ferdinand - Can't Stop Feeling
00:35:24 | 11. Yeah Yeah Yeahs - Zero
00:39:35 | 12. White Lies - Farewell to the Fairground
00:43:32 | 13. Friendly Fires - Skeleton Boy
00:46:44 | 14. The Noisettes - So Complicated
00:49:37 | 15. Man Like Me - London Town
00:53:10 | 16. Alex Metric - Head Straight
00:56:47 | 17. The Longcut - Repeated
00:59:48 | 18. Spoon - Finer Feelings
01:04:33 | 19. Wilco - Spiders (Kidsmoke)

2009/11/15

Clip: Harold T. Wilkins or How to Wait for a Very Long Time (Fanfarlo)

No seguimento dos apontamentos feito ao álbum 'Reservoir' dos Fanfarlo e depois do "desespero" de procurar por um site onde o clip oficial ainda estivesse disponível para partilhar, fica agora o miminho: o clip do tema "Harold T. Wilkins or How to Wait for a Very Long Time". ♥


Video Credits: Stachemou @ vimeo.com

.:: Artigos relacionados com os Fanfarlo neste blog: 1. Reservoir (Fanfarlo).

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/11/14

Richard Hawley-"Open Up Your Door"


Outro álbum a reter em 2009: o mais recente lançamento de Richard Hawley, 'Truelove's Gutter' que, para além dos fabulosos temas presentes no mesmo, tem um em particular, que será lançado como single no próximo dia 30 Nov '09. Trata-se de "Open Up Your Door", o 2º single de 'Truelove's Gutter'.

Depois de 2 álbuns merecedores de destaque, 'Cole's Porter' (2005) e 'Lady's Bridge' (2007), Richard Hawley continua na sua nostálgica levitação, atraindo os mais diversos satélites para a sua órbita. Eu preciso mesmo é de recuperar estes dispositivos poéticos e dedicar este tema a algumas pessoas em particular.

gOD, "Open Up Your Door" é seguramente um dos temas do ano de 2009, pelo menos na minha galáxia.

Para melhor apreciação, fica aqui um vídeo (caseiro) do mesmo com excelentes referências cinematográficas. Como dizia o amigo Joe do blog Classe de 70, "canção e clip merecem-se. bestial.".


Video Credits: captainmcglue @ youtube.com

.:: Artigos relacionados com Richard Hawley neste blog: 1. Its a Buffalo-"Divorce Song"; 2. Eleitos 2005: Top 10.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/11/13

Reservoir (Fanfarlo)


Ainda na sequência do que havia dito sobre os Monsters of Folk, aqui está mais uma banda (um duo neste caso) que durante cerca de 40 e poucos minutos traz um daqueles álbuns que me dá um verdadeiro prazer em ouvir: Fanfarlo e o seu álbum de estreia, 'Reservoir'.

Originais? Não, claro que não. A situação aqui é que o rol de canções proposto neste álbum é uma verdadeira delícia de ser ouvida, para não dizer gratificante. 'Reservoir' é um álbum elaborado com grande qualidade e talento para um (novo) grupo que vai buscar muitas das suas influências em bandas como os Grandaddy, os Arcade Fire e os Clap Your Hands Say Yeah (estes no que se refere obviamente ao seu primeiro álbum,) para não falar ainda dos Pavement ou mesmo dos Neutral Milk Hotel.

Apesar da suposta falta de originalidade, acho este álbum bastante interessante. Já o ouvi não sei quantas vezes e não me sinto nem um pouco farto de o ouvir. Talvez seja por me fazer lembrar efectivamente os grandes momentos do aparecimento dos Arcade Fire ou dos Clap Your Hands Say Yeah ou a ternura mais distante trazida pelos Grandaddy e a sua personagem principal, Jason Lytle.

O vocalista, Simon Balthazer, consegue de forma sedutora agarrar o ouvinte, mesmo que um ou outro tema não tenha o impacto mais desejado nos nossos ouvidos. Temas desde "I'm a Pilot", "Ghosts", "Luna", "Comets", a belíssima "Finish Line", o single "Fire Escape", a paz pop-folk trazida por "The Walls Are Coming Down", para não falar da fantástica "Harold T. Wilkins or How to Wait for a Very Long Time" que traz descaradamente à nossa mente o tema "Rebellion (Lies)" dos Arcade Fire.

A graça desta falta de originalidade é que certamente os Fanfarlo têm essa noção e, para que as coisas não sejam tão descaradas, os temas têm uma reviravolta melódica tipo "ângulo raso" para que as semelhanças sejam passadas para segundo plano. Um cruzamento elegante de estilos e sub-estilos musicais, com menos rock e mais pop. Conclusão: um belo álbum de estreia, com grandes expectativas para o futuro. Difícil de resistir.

Álbum recomendado!

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/11/12

URGENTE: Cymbals Eat Guitars


Como dizem/escrevem alguns bloggers de expressão inglesa espalhados um pouco por todo o mundo, hoje sou eu quem copia o chavão "BAND TO WATCH" para dar o destaque possível neste simples blog de uma banda que tem efectivamente merecido muitos elogios. Trata-se dos norte-americanos Cymbals Eat Guitars que lançaram há pouco tempo um magnífico álbum que dá pelo nome 'Why They Are Mountains'.

Como num problema de Optimização, se há tantas variáveis que contribuem para o resultado final, como é que devemos tirar partido de tantas bandas que influenciam o nosso objectivo para que este se aproxime do valor óptimo? Matemáticos ou não, os Cymbals Eat Guitars conseguiram juntar de forma ponderada a influência de várias bandas associadas ao indie rock norte-americano, tendo como componentes principais os Pavement, os Modest Mouse, os Yo La Tengo, os Built to Spill ou mesmo os The Flaming Lips.

Para quem de uma certa forma nutre simpatia por algumas das bandas acima citadas, não pode deixar passar ao lado uma visita ao MySpace dos Cymbals Eat Guitars para uma melhor apreciação, mesmo que os címbalos comam as guitarras.

Fica aqui um vídeo do tema "Wind Phoenix" que demonstra o quão surpreendente pode ser um passeio pelos parques temáticos dos Cymbals Eat Guitars. Muito bom.


Video Credits: kexpradio @ youtube.com

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/11/11

Agenda de 11 Nov-Algumas Sugestões

11.11 - Black Lips @ Caixa Económica Operária, Lisboa,
13.11 - Jay-Jay Johanson @ Santiago Alquimista, Lisboa
13.11 - Swell @ Lounge, Lisboa
14.11 - Depeche Mode @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
19.11 - Stanley Brinks @ O Meu Mercedes, Porto
20.11 - Porcupine Tree @ Incrível Almadense, Almada
21.11 - Porcupine Tree @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
21 e 22.11 - Massive Attack @ Campo Pequeno, Lisboa
24.11 - Six Organs of Admittance @ Cinema Nimas, Lisboa
28.11 - Isis @ Incrível Almadense, Almada
29.11 - Isis @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
29.11 - Muse @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
30.11 - autoKratz, The Subs in ClashClub @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
30.11 - Vetiver @ ZdB, Lisboa
01.12 - Vetiver @ Passos Manuel, Porto
02.12 - My Brightest Diamond @ Teatro Municipal São Luiz, Lisboa
02.12 - Franz Ferdinand @ Campo Pequeno, Lisboa
04.12 - Nouvelle Vague @ Aula Magna, Lisboa
04.12 - Kap Bambino, Hercules and Love Affair in Clubbing @ Casa da Música, Porto
04.12 - Patrick Watson, Piano Magic, The Invisible in Pop Deluxe @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
04 e 05.12 - Kap Bambino, Voxtrot, The Legendary Tigerman, Beach House, Piano Magic, The Invisible, Ebony Bones, Wave Machines in Super Bock em Stock @ Lisboa
05.12 - Hercules and Love Affair @ Lux, Lisboa
05.12 - Nouvelle Vague @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
05.12 - My Brightest Diamond @ Auditório de Espinho, Espinho
07.12 - Neon Indian @ Plano B, Porto
07.12 - Enter Shikari, The Prodigy @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
10.12 - The Maccabees, Editors @ Campo Pequeno, Lisboa
15.12 - The Dodos @ Santiago Alquimista, Lisboa
19.12 - Wavves @ ZdB, Lisboa
---2010---
16.01 - Air @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
02.02 - Arctic Monkeys @ Coliseu do Porto, Porto
03.02 - Arctic Monkeys @ Campo Pequeno, Lisboa
13.03 - La Roux @ Lux, Lisboa

2009/11/10

The Pains of Being Pure at Heart-"Higher Than the Stars"


Há uns tempos atrás havia quem dissesse que os norte-americanos The Pains of Being Pure at Heart nada mais precisavam provar pois parece que já tinham tudo aos seus pés. Afirmação no mínimo estranha para uma banda que lançou o seu álbum de estreia este ano.

Bem, na realidade, só gostei mesmo do EP homónimo lançado no ano passado e de uma ou outra música do álbum, já que, para mim, não basta que os TPoBPaH sejam tenrinhos e ternurentos para serem rotulados de imaculados por terem ressuscitado (?) o movimento shoegaze dos anos '80/'90, já que o seu álbum homónimo talvez se pudesse chamar Cocteau Valentine ou My Blood Twins ou qualquer combinação cut/copy + paste do mesmo tipo.

Recentemente os TPoBPaH lançaram um novo EP, 'Higher Than the Stars', que contem o tema que dá nome ao EP e uma remistura do mesmo tema feita pelos Saint Etienne. (Algo) engraçadinha a música sim, embora a minha insubordinação sirva para perguntar se os Joy Division também apareceram na mítica cassete C86... Enfim... Insolentes, indie-darlings wannabes ou peneirentos, os TPoBPaH?


Video Credits: kexpradio @ youtube.com

2009/11/09

Monsters of Folk (Monsters of Folk)


Tem sido notório nos últimos tempos, pelo menos nos discos que mais dou atenção, o aparecimento de uma feliz sensação de prazer auditivo, mesmo quando as críticas a esses álbuns apontam sempre a baba causada pela picada da pulga. O grupo responsável por esta minha subversão crítica são os Monsters of Folk, um grupo formado há uns 4/5 anos por elementos conhecidos da cena indie/folk, nomeadamente Conor Oberst e Mike Mogis (ambos Bright Eyes), M. Ward (ele próprio) e Jim James (My Morning Jacket), mas que só agora começaram a dar mais nas vistas.

O álbum homónimo dos Monsters of Folk será uma verdadeira chatice para muita gente, normalmente para aqueles que estão mais habituados aos saca-rabos da estâncias de ski e que preferem trajectos mais curtos, desprezando, na maior parte das vezes, o quão formidável pode ser uma vida sem pressas.

Se 4 grandes compositores colaboram entre si na mágica criação de 15 temas bem à moda do estilo americana, com o folk, o blues e mesmo um country-rock à mistura impecavelmente trabalhados, custa-me a acreditar que se tenham reunido apenas para fazer passar o tempo.

Um grande álbum. Não será com certeza um dos melhores do ano, mas é uma delícia ouvir este álbum. Recomenda-se.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/11/08

The Phenomenal Handclap Band-"You'll Disappear"


Fica aqui mais um dos temas a reter em 2009, desta vez com todo o mérito para os norte-americanos The Phenomenal Handclap Band. Trata-se de "You'll Disappear", do álbum homónimo dos TPHB e que, uma vez mais vem provar que é possível, com muita classe, criar determinados estilos musicais que conjugam no presente com o passado. Revisitar toda a era "disco" sem que isto nos aborreça é digno de ser aplaudido.

Se as cabeças pensantes deste Projecto estão presentes nas mais diversas bandas, desde Jon Spencer, TV on the Radio ou mesmo um elemento da banda de Amy Winehouse, o mais surpreendente é que para além de todo o groove existente, o resultado é incrivelmente bem casado com um rock algo psicadélico onde o estilo funk também se decide associar.

Muito bom. Aliás, todo o álbum é muito bom. Uma coisa é andar na moda; outra coisa é ter estilo.



Video Credits: BrainDance @ vodpod.com

2009/11/07

Coming Soon-"Moonchild"


E se de repente, num dia de férias, determinada música de uma banda desconhecida começa a ficar retida nos teus ouvidos? Pois... foi o meu caso.. Refiro-me aos franceses Coming Soon e o seu tema "Moonchild" que já tinha partilhado com alguns amigos, embora seja esta a primeira vez que lhes faço referência neste blog.

Os Coming Soon, que poderiam mesmo ter como língua materna o Inglês (nunca na minha vida teria imaginado que eles seriam franceses), apresentam uma sonoridade tão agarrada a alguns artistas norte-americanos associados à vertente indie-folk-rock ao ponto de ser agradavelmente gratificante fazer um pequeno passeio pelo MySpace da banda, onde alguns temas se encontram disponíveis para audição.

Com uma composição bastante variada em termos de idades, os Coming Soon lançaram há muito pouco tempo o seu 2º álbum, 'Ghost Train Tragedy', que a avaliar pelo material disponível pela web, pode servir para ocupar provisoriamente o espaço livre deixado, por exemplo pelos Silver Jews.

Fica aqui uma amostra do trabalho dos Coming Soon, o clip oficial do tema "Moonchild".


Video Credits: emipubfrance @ dailymotion.com

.:: Artigos relacionados com os Coming Soon neste blog: 1. Microwave Wet Bread-Set, 9 Out '09.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/11/06

Clip: Ready, Able (Grizzly Bear)

Os norte-americanos Grizzly Bear lançaram hoje mais um clip de um tema do álbum 'Veckatimest', um dos grandes álbuns de 2009, diga-se já agora. Trata-se de "Ready, Able" que para além de ser um tema belíssimo, tem um videoclip extraordinário e super-criativo, apesar de algo assustador. Seguramente candidato a um dos melhores clips de 2009. Vale a pena ver o vídeo ao mesmo tempo que "Ready, Able" está pronta e apta para oxigenar os nossos ouvidos. Bravo!


Video Credits: grizzlybearband @ youtube.com

.:: Artigos relacionados com os Grizzly Bear neste blog: 1. Grizzly Bear-"Two Weeks" [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 1.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2009/11/05

Fuck Buttons-"Surf Solar"


Depois do fabuloso álbum 'Street Horrrsing', um dos 20 melhores álbuns de 2008 na minha opinião, os Fuck Buttons regressaram este com o lançamento, há pouco tempo, do seu novo álbum, 'Tarot Sport', e há mais algum tempo, conseguiram (incrivelmente) lançar um single (versão radio-edit), "Surf Solar", que consegue ter cerca de 4 minutos de duração, WOW! Digamos que para quem estava habituado a ouvir aquelas temas de duração interminável, este meteorito que caiu há tempos no planeta Terra é arrebatador. Claro, a versão constante no alinhamento de 'Tarot Sport' tem uma duração superior, haha. Muito bom.

Com licença que vou ali até à Lua fazer snowboard.


Video Credits: yesbutton @ youtube.com

2009/11/04

Agenda de 4 Nov-Algumas Sugestões

04.11 - Kings of Convenience @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
05.11 - In Flagranti @ Lux, Lisboa
07.11 - Bunnyranch @ MusicBox, Lisboa
11.11 - Black Lips @ Caixa Económica Operária, Lisboa,
13.11 - Jay-Jay Johanson @ Santiago Alquimista, Lisboa
14.11 - Depeche Mode @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
19.11 - Stanley Brinks @ O Meu Mercedes, Porto
20.11 - Porcupine Tree @ Incrível Almadense, Almada
21.11 - Porcupine Tree @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
21 e 22.11 - Massive Attack @ Campo Pequeno, Lisboa
24.11 - Six Organs of Admittance @ Cinema Nimas, Lisboa
28.11 - Isis @ Incrível Almadense, Almada
29.11 - Isis @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
29.11 - Muse @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
30.11 - autoKratz, The Subs in ClashClub @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
30.11 - Vetiver @ ZdB, Lisboa
01.12 - Vetiver @ Passos Manuel, Porto
02.12 - My Brightest Diamond @ Teatro Municipal São Luiz, Lisboa
02.12 - Franz Ferdinand @ Campo Pequeno, Lisboa
04.12 - Nouvelle Vague @ Aula Magna, Lisboa
04.12 - Kap Bambino, Hercules and Love Affair in Clubbing @ Casa da Música, Porto
04.12 - Patrick Watson, Piano Magic, The Invisible in Pop Deluxe @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
04 e 05.12 - Kap Bambino, Voxtrot, The Legendary Tigerman, Beach House, Piano Magic, The Invisible, Ebony Bones, Wave Machines in Super Bock em Stock @ Lisboa
05.12 - Hercules and Love Affair @ Lux, Lisboa
05.12 - Nouvelle Vague @ Teatro Sá da Bandeira, Porto
05.12 - My Brightest Diamond @ Auditório de Espinho, Espinho
07.12 - Enter Shikari, The Prodigy @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
10.12 - The Maccabees, Editors @ Campo Pequeno, Lisboa
15.12 - The Dodos @ Santiago Alquimista, Lisboa
19.12 - Wavves @ ZdB, Lisboa
---2010---
16.01 - Air @ Coliseu dos Recreios, Lisboa
02.02 - Arctic Monkeys @ Coliseu do Porto, Porto
03.02 - Arctic Monkeys @ Campo Pequeno, Lisboa
13.03 - La Roux @ Lux, Lisboa