2007/04/30

07-01-18/Armchair Apocrypha (Andrew Bird)


Andrew Bird já se tinha revelado quando lançou em 2005 o seu álbum 'The Mysterious Production of Eggs'. Revelou-se de tal forma, pelo menos para mim, que comprei o seu anterior e sombrio álbum 'Weather Systems'.

'Armchair Apocrypha', o mais recente trabalho de Andrew Bird, é um disco que me tem acompanhado muito ultimamente. Se ontem passei parte do meu desonesto tempo a ouvir tamanha majestuosidade, se ontem adormeci com a capa do álbum ao meu lado, se choro quando oiço um dos temas do álbum, a saber, "Armchairs", se hoje acordo com a música e a voz tímida e potente de Andrew Bird na cabeça, então é mesmo obrigatório transmitir para este blog parte da minha atmosfera sobre este grandioso álbum.

O álbum é composto de uma elegância inegável do princípio ao fim, mesmo quando se descobre que há por ali alguma espécie de covers e a inegável influência/colaboração de Rufus Wainwright, Stephen Malkmus e David Byrne. Neste álbum, cada instrumento utilizado na composição dos seus temas completa um puzzle, digamos que perfeito, pelo menos para os meus surdos ouvidos que caminham com este disco em estradas de violinos, pianos e passarinhos.

Para além de melódico, as letras são de uma beleza extraordinária. São tão sonoras, tão fulgurantes, como a própria música deixa pensar. Faço a música, depois encaixo a letra. Ou faço a letra, depois encaixo a música. Como se a loiça saísse da máquina limpa e cristalina mesmo sem abrilhantador. Um triunfo de limpeza que purifica a minha alucinada e tóxica mente.

Temas como "Plasticities", "Heretics" (óptima escolha para divulgação do álbum), "Armchairs", "Simple X", "Fiery Crash", "Imitosis", "Darkmatter", "Scythian Empires" e "Cataracts" são apenas 9 faixas obrigatórias para um álbum com 12 temas.

Andrew Bird passa uma vez mais por Portugal: dia 30 Mai '07 em Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente; dia 31 Mai '07 no Cine-Teatro São Jorge, em Lisboa e dia 1 Jun '07 no Theatro Circo, em Braga.

:: "Armchairs" por Andrew Bird, em audição no blog Paixaum >+++'>, nesta data.
:: "Heretics" por Andrew Bird, em audição no side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com Andrew Bird neste blog: 1. Final Fantasy-ZdB; 2. Quase Eleitos 2005-Top 11-18; 3. Prémios by Kraakinho, #4; 4. Andrew Bird; 5. Top '07 (Provisório).

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2007/04/29

07-06-17/The Ponys-"Harakiri"


Ainda no rescaldo do SXSW '07 (até parece que lá estive...), outra banda que marcou pontos foram os The Ponys. São norte-americanos provenientes da zona de Chicago, nascidos um pouco após a dissolução do projecto inicial do vocalista, guitarrista e líder da banda, Jered Gummere. A sua banda/projecto inicial, género punk, dava pelo nome The Guilty Pleasures.

Após o entusiasmante álbum de 2005, 'Celebration Castle', os The Ponys lançaram recentemente o seu 3º álbum, 'Turn the Lights Out', do qual as primeiras audições foram interessantes e bem repetitivas.

Numa aproximação inicial a uma pequena opinião que aqui queria registar, posso dizer que o álbum abre de uma forma formidável com o tema "Double Vision" (em audição nesta data) com a explosiva (e cheia de charme) voz de Jered Gummere (com algumas malhas a Tom Verlaine) a promover uma certa intimidade com quem o ouve. Deliciosa. Seguidamente entra um tema que também gosto bastante, "Everyday Weapon".

A partir do 3º tema, "Small Talk" (seca!), o álbum torna-se ligeiramente estranho, parece haver qualquer perda pelos sons, mas que não consigo nem tenho grandes fundamentos para fazer afirmações mais refinadas. De qualquer forma, 'Turn the Lights Out' é um álbum que se ouve bastante bem, muito anos '90, com semelhanças (escandalosas) aos Sonic Youth e aos The Jesus and Mary Chain. Talvez seja por isso que gosto bastante do álbum e parece recuperar algum charme dos tão mal-amados anos '90, em pleno século XXI.

Chamo ainda a atenção para os temas "1209 Seminary" e o giríssimo "Harakiri" e sem qualquer espinha, é um álbum que vou classificar como "recomendado". Uma passagenzita pelo seu MySpace também não é tempo perdido.

::
"Double Vision" pelos The Ponys, em audição no side-bar deste blog, nesta data.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

KraakzzMatazz


...e lá vou/ia eu outra vez. Não me canso nunca desta cidade, embora não goste nada do grupo sueco I'm From Barcelona.

07-07-17/Clip: Mountain/Molehill (Uzi & Ari)

Na sequência do post anterior, fica uma proposta para saborear o delicioso clip de um dos temas do último álbum dos Uzi & Ari, 'It Is Freezing Out': "Mountain/Molehill".

Ao clicares na imagem, acedes ao site onde se encontra alojado o clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o dito neste blog. É contigo a escolha, mas depois só espero que apesar do clip ser bem giro e a música bem agradável, não me venhas relembrar que afinal isto é muito do tipo Postal Service. :P



Video Credits: uziandari @ youtube.com

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2007/04/28

07-05-17/Uzi & Ari


O meu mais recente delight musical foi-me proporcionado pela sugestão do David Reis, de audição do álbum 'It Is Freezing Out' dos Uzi & Ari, que apesar de estarem sediados em Salt Lake City, US, possuem uma composição bem diversificada (não, eles não são apenas dois), tendo como comandante o vocalista Ben Sheppard.

Pelo que pude ler, 'It Is Freezing Out' é o 2º álbum do grupo cuja carreira contém o 1º álbum 'Don't Leave in Such a Hurry' e o EP 'Shaking Praising Hands'. Este novo álbum inclui sons mais suaves acompanhados de alguma electrónica pelo meio, tornando os temas muito mais apreciáveis relativamente aos anteriores. A sua comparação com os Mogwai, Sigur Rós, The Postal Service e Thom Yorke (via Radiohead) foi inevitável, o que desde já permite concluir da qualidade implícita neste grupo norte-americano.

Há temas belíssimos, como por exemplo, "Trainwreck", "Mountain/Molehill", "Asleep in Armor" e "Soggy Snow Shoes". Alguns disponíveis para escuta no MySpace dos Uzi & Ari.

Mais informações sobre os discos dos Uzi & Ari, verificar o site da sua label europeia, Own Records.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

07-03-17/The Twang


E que aqui temos mais uma daquelas bandas carregadas nos braços por alguns media, nomeadamente o NME, que adora promover hypes onde eles não existem ou supostamente não deveriam existir.

Os The Twang lançaram há pouco tempo o seu primeiro CD-single 'Wide Awake' o qual possui 2 temas: "Wide Awake" e "Aimless With an Aim". Os temas até são engraçaditos pois agradam e entram bem nos ouvidos, mas acho um perfeito disparate já terem sido classificados como a melhor banda britânica de 2007.

Eu sinceramente não quero perceber este tipo de coisas que roçam pelo mundo mafioso musical. Não estou em Inglaterra para acompanhar melhor estes assuntos, mas acho que qualquer coisa que possa cheirar a hype do lado deste grupo, é um dos seus temas que está pelo MySpace da banda, "Cloudy Room".

De qualquer forma os The Twang estão a terminar o seu primeiro longa duração e depois veremos se essa rapaziada de Birmingham consegue ou não produzir um verdadeiro som indie algo acima do mediano, já que como os Shitdisco, o nome da banda não ajuda muito à sua promoção.

.:: Artigos relacionados com os The Twang neste blog: 1. Clip: Wide Awake (The Twang); 2. The Holloways.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2007/04/27

07-02-17/Panda Bear @ B.Leza


Isto de não se escrever logo sobre um excelente concerto tem as suas desvantagens... mas felizmente que algumas memórias ainda estão presentes e permito-me aqui registar este grandioso, mas simples espectáculo, que Noah Lennox aka Panda Bear proporcionou ao público que encheu por completo o B.Leza, em Lisboa, no passado dia 11 Abr '07.

Após uma grande confusão para entrar (felizmente entrei rápido pois cheguei bastante cedo), longo foi o tempo de espera pelo início do show. Num espaço totalmente informal, ia encontrando as pessoas conhecidas que normalmente preenchem estes espaços, malta que sabe valorizar efectivamente quando um concerto tem potencialidades para não se tornar um verdadeiro flop.

Num concerto que durou pouco mais de uma hora, Noah Lennox deu-nos ao vivo a sua voz, uma vez que já tinha feito a maior parte do trabalho previamente. Com uma mesa de mistura em palco e sem interrupções, cantou por cima da quantidade de samplers por ele trabalhados, proporcionando uma grande qualidade de sons que variavam entre o rock e o folk até ao dub e ao hip-hop.

Foi um sublime desfile de temas onde a maioria reside no seu último álbum, 'Person Pitch'.

.:: Artigos relacionados com Panda Bear neste blog: 1. Panda Bear (Noah Lennox); 2 Top '07 (Provisório).

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

07-01-17/No Love Lost (The Rifles)


Como há já algum tempo ando sem leitor de CD's no meu carro, os meus trajectos automobilísticos têm sido efectuados na presença da querida Radar. Há uma rubrica qualquer nessa rádio (não sei o nome) que fala de algumas bandas, ditas injustiçadas, porque não tiveram o merecido reconhecimento por parte tanto do público como dos media (as emissões da dita rubrica que ouvi foram duas, uma dedicada aos Art Brut [Destaques 2005-Top 19-30, presentes na Sessão Calling at Omaha de 21 Jul '06 e o novo single "Nag! Nag! Nag! Nag!"] e outra dedicada aos The Zutons [a minha opinião sobre o álbum 'Tired of Hanging Around' pode aqui ser lida]). De qualquer forma, não sei se serei injusto ou não uma vez que não ouvi mais nenhuma emissão, mas acho que faltam duas bandas que também mereciam mais reconhecimento: os The Subways e os The Rifles.

Os The Rifles lançaram no ano passado um delicioso álbum com 11 temas, 'No Love Lost', cheio de tonalidades interessantes que podem variar desde o banal e déjà vu como a qualquer coisa que marca o regresso à escuta de várias faixas.

Tal como os Hard-Fi, os The Rifles parecem ter um álbum de
singles e tentam demonstrar alguma força na área musical, mesmo que se assemelhe a conceitos muito comuns utilizados, como "arrivismo emergente".

As semelhanças de tonalidades encontradas com os The Smiths, The Jam, The Strokes e Editors não implicam que esta banda não possa, também ela, embarcar num determinado segmento mais ou menos próprio e destinado a um público que goste precisamente desses sons, embora isto possa parecer muito estranho para alguns. Não percebo porque dão tanto destaque aos The Rakes, por exemplo, e não reparam na voz do vocalista dos The Rifles, Joel Stoker, onde a diferença entre ambos é do dia para a noite.

Continuo a achar que o álbum bate muitos outros bastante promovidos pelos media, embora seja de opinião que poderiam ter dado um toque mais pessoal ao álbum, para não ficarem tão agarrados às marcas acima citadas.

Não é por acaso que sempre que ponho os The Rifles a passar numa dj-session, aparece sempre alguém a perguntar o que é que está a tocar. Não me parece que seja uma questão de mau gosto. Apenas uma questão de gosto.

:: "Spend a Lifetime" pelos The Rifles, em audição no side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os The Rifles neste blog: 1. The Sunshine Underground; 2. Top '06 (Provisório), #2; 3. ToKIL-Set, 21 Set '06; 4. Indie Ride-Set, 19 Out '06; 5. K.I.R. Royal-Set, 4 Nov '06; 6. Touring Indie Randomly-Set, 24 Nov '06; 7. Kraak Indie Wall-Set, 23 Dez '06; 8. Prémios by Kraak, #2; 9. Capturing Indie-Set, 2 Fev '07; 10. Chasing Drowned Indie-Set, 3 Fev '07; 11. Clip: Local Boy (The Rifles).

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2007/04/26

07-07-16/Clip: Local Boy (The Rifles)

Uma música para aquecer um pouco o dia de hoje: proponho o clip de "Local Boy", do álbum-début dos The Rifles, 'No Love Lost'.

Ao clicares na imagem, acedes ao site onde se encontra alojado o clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o dito neste blog. É contigo a escolha, mas depois não me mandes um e-mail a dizer que esperavas que o local boy fosse um jovem. :P



Video Credits: keveeen @ youtube.com

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

07-06-16/!!! (Chk Chk Chk)-2nd Round


Eu ando mesmo em maré de azar com os !!! (Chk Chk Chk), pois não há forma para eu conseguir assistir a um concerto do explosivo grupo americano. Após o deboche da promoção do concerto que acabou por ser cancelado, eis que uma nova data já está programada para 12 Jul '07 e eu mais uma vez vou ser obrigado a passar este concerto, por não estar em Portugal. Bah!

Pensava eu que ainda seria este ano que iria receber em directo injecções de adrenalina punk-funk, especialmente devido ao meu estado de orgasmo constante quando oiço alguns temas do último álbum, 'Myth Takes', a saber, "Must Be the Moon", "Bend Over Beethoven", "Yadnus", "Heart of Hearts" e outros de álbuns anteriores.

:: "Me and Giuliani Down by the School Yard (A True Story)" pelos !!!, em audição no Radio.Blog do Paixaum >+++'>.

.:: Artigos relacionados com os !!! neste blog: 1. Top '07 (Provisório); 2. !!! (Chk Chk Chk) [restantes links a partir deste post].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2007/04/25

07-05-16/Shout Out Louds-Novo Álbum


Eis uma grande notícia para o dia de hoje: li no blog da Sea que hoje (já) foi lançado na Suécia o novo álbum dos Shout Out Louds, 'Our Ill Wills', produzido por Bjorn Yttling dos Peter Bjorn & John. Outras datas de lançamento seguirão a nível europeu, sendo que nos Estados Unidos o álbum só irá aparecer oficialmente em 11 Set '07.

11 de Setembro??

Infelizmente, o álbum anterior 'Howl Howl Gaff Gaff' passou ao lado de algumas pessoas, e agora os Shout Out Louds assinam com a independente Merge para o seu segundo álbum, a qual garantiu a marca de sucesso dos Arcade Fire e dos Spoon.

O primeiro single do novo álbum, "Tonight I Have to Leave It", já anda por aí a rodar e para quem quiser ver o clip/ouvir o tema, é só dar uma saltada até aqui ou ao MySpace do grupo e deliciar-se.

.:: Artigos relacionados com os Shout Out Louds neste blog: 1. Hurry Up Let's Go (Shout Out Louds); 2. Howl Howl Gaff Gaff (Shout Out Louds); 3. Seagull (Shout Out Louds); 4. Kraak Indie Wall-Set, 23 Dez '06; 5. Nine Times That Same Song (Love Is All); 6. Capturing Indie-Set, 2 Fev '07.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

07-04-17/Agenda de 2007.04.25-Algumas Sugestões

26.04 - Ellen Allien et. al @ Lux, Lisboa
27.04 - Scissor Sisters, Loto @ Coliseu de Lisboa, Lisboa
27.04 - Micro Audio Waves (Showcase) @ Fnac, Gaia
27 e 28.04 - Festival Intercéltico do Porto @ Cinema Passos Manuel, Porto
28.04 - Balla @ Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra
28.04 - Téada @ Festival Intercéltico in Casa das Artes, Arcos de Valdevez
30.04 - Booka Shade @ Lux, Lisboa
02.05 - Joanna Newsom @ Aula Magna, Lisboa
02.05 - X-Wife @ Arena Multiusos, Beja
03.05 - Mick Harvey & The Bad Seeds @ Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra
03.05 - Joanna Newsom @ Theatro Circo, Braga
04.05 - Ute Lemper @ Casa da Música, Porto
05.05 - Ute Lemper @ Teatro das Figuras, Faro
06.05 - Ute Lemper @ CCB, Lisboa
07.05 - Rocky Marsiano @ Casino Lisboa, Lisboa
10.05 - U-Clic @ Mercado Negro, Aveiro
10.05 - Bonde do Role @ ZdB, Lisboa
10.05 - Jeniferever @ MusicBox, Lisboa
10.05 - Lögh @ Passos Manuel, Porto
10 e 11.05 - Mão Morta @ Theatro Circo, Braga
11.05 - Danças Ocultas @ Rossio, Aveiro
11.05 - Lögh @ Santiago Alquimista, Lisboa
11.05 - Pop dell'Arte @ Lux, Lisboa
16.05 - The Who @ Pavilhão Atlântico, Lisboa
18.05 - Bloc Party (1ª parte: Biffy Clyro) @ Coliseu de Lisboa, Lisboa

19.05 - Spektrum, Who Made Who, Wraygunn, Soulwax, Placebo, You Should Go Ahead, The Prodigy, The Poppers, Da Weasel @ Festival Creamfields Lisboa in Parque da Bela Vista, Lisboa
24.05 - Wolfmother @ Paradise Garage, Lisboa
25.05 - U-Clic @ Galeria do Desasossego, Beja
25.05 - Balla @ Casa da Música, Porto
26.05 - Feromona @ Centro de Artes do Espectáculo, Portalegre
26.05 - U-Clic @ Espaço Celeiros, Évora
30.05 - Andrew Bird @ Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra
31.05 - Andrew Bird @ Cinema São Jorge, Lisboa
01.06 - Klaxons @ Casa da Música, Porto
01.06 - Andrew Bird @ Theatro Circo, Braga
02.06 - Low @ Santiago Alquimista, Lisboa
08.06 - Pearl Jam @ Festival Oeiras Alive, Passeio Marítimo de Algés, Oeiras
09.06 - White Stripes, Smashing Pumpkins @ Festival Oeiras Alive, Passeio Marítimo de Algés, Oeiras
10.06 - Beastie Boys, Da Weasel, Buraka Som Sistema @ Festival Oeiras Alive, Passeio Marítimo de Algés, Oeiras
16.06 - Eugénia Melo e Castro @ CCB, Lisboa
22.06 - Jay Jay Johanson @ Teatro Micaelense, Ponta Delgada
23.06 - Philip Glass @ CCB, Lisboa
24.06 - My Chemical Romance @ Coliseu de Lisboa, Lisboa
25.06 - Rolling Stones @ Estádio José Alvalade XXI, Lisboa
28.06 - Festival Super Bock Super Rock @ Parque Tejo, Lisboa
29.06 - Tinariwen @ Festival Med, Loulé
03.07 - Bloc Party, Arcade Fire, Klaxons, The Magic Numbers, Bunnyranch, The Gift @ Festival Super Bock Super Rock, Parque Tejo, Lisboa
04.07 - Maxïmo Park, The Jesus & Mary Chain, Clap Your Hands Say Yeah, LCD Soundsystem, Mundo Cão, Linda Martini @ Festival Super Bock Super Rock, Parque Tejo, Lisboa
05.07 - Interpol, X-Wife, The Gossip, TV on the Radio, Micro Audio Waves, Underworld, Scissor Sisters @ Festival Super Bock Super Rock, Parque Tejo, Lisboa
12.07 - The Chemical Brothers, !!! (Chk Chk Chk), Tiga @ Lux, Lisboa
13.07 - Laurie Anderson @ Theatro Circo, Braga
15.07 - Laurie Anderson @ Culturgest, Lisboa
18.07 - Arctic Monkeys @ Coliseu de Lisboa, Lisboa
20 a 22.07 - Festival Músicas do Mundo @ Porto Covo
20 a 22.07 - Festival de Vilar de Mouros @ Vilar de Mouros
25.07 - Aimee Mann @ Coliseu de Lisboa, Lisboa
25 a 28.07 - Festival Músicas do Mundo @ Sines
02.08 - Cassius @ Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
03.08 - Bonde do Rolê @ Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
03.08 - Keane @ Parque da Cidade, Porto
04 a 05.08 - Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
12 a 13.08 - Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
14.08 - Gogol Bordello @ Festival de Paredes de Coura in Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
15.08 - Sonic Youth, CSS-Cansei de Ser Sexy @ Festival de Paredes de Coura in Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
15.08 - Lily Allen @ Super Bock Super Fest in Praia do Tonel, Sagres
07.09 - Blasted Mechanism @ Festa do Avante @ Quinta da Atalaia, Amora
16.11 - Nina Nastacia @ Casa das Artes, Famalicão

2007/04/24

07-03-16/The Field


Parece que o novo hype no mundo da Electrónica vem da Suécia e dá pelo nome de Axel Willnel, também conhecido por The Field. Lançou muito recentemente o seu álbum début intitulado 'From Here We Go Sublime', vertente techno, mas diferente daquele "techno" por vezes chatinho e que farta rapidamente.

Axel Willnel apresenta temas cheios de potência e de vida, dedicados àqueles que acham que só existe um tipo de música techno.


A grandiosidade da música é mesmo esta: os vários pontos de vista enumerados da forma como o artista a sente.

The Field a explorar pelo seu MySpace (sugiro a audição especial do tema "Over the Ice") esperando eu que possa em breve regressar para opinar sobre o álbum "From Here We Go Sublime".

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

07-02-16/Shitdisco


Os Shitdisco passaram a integrar a minha lista de prazeres frenéticos desde o momento em que ouvi o CD-Single lançado em Outubro '06, "Reactor Party". Neste momento, passados alguns meses e após melhor conhecimento do grupo, uma das poucas coisas que lamento relativamente a este grupo é a escolha do seu nome, pois não me parece que estes escoceses, provenientes de Glasgow, com tamanha excitação nas suas músicas delirantes e alegres, acabem por dar azo a que algo do que produziram possa ser associado com a característica definida no nome.

Claro que não contam com o apoio de toda aquela massa crítica mais velha que continuam agarradas a conceitos imaculados dos velhos tempos e que se transformaram numa espécie de resistentes a todos os movimentos New Rave, mesmo que os Franz Ferdinand tenham uma intersecção com os Shitdisco, ou até mesmo os The Bravery ou mesmo os The Rapture.

Os Shitdisco, que já foram considerados como os rivais dos Klaxons, lançaram há muito pouco tempo o seu recente longa-duração "Kingdom of Fear" onde alguns temas do mesmo podem ser ouvidos pelo seu MySpace, com particular relevo para "Reactor Party", "I Know Kung Fu", "Disco Blood", "OK" e "3D Sex Show", mesmo que possa ser uma banda de curta-duração.

.:: Artigos relacionados com os Shitdisco neste blog: 1. Touring Indie Randomly-Set, 24 Nov '06; 2. Kraak Indie Wall-Set, 23 Dez '06; 3. Capturing Indie-Set, 2 Fev '07.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2007/04/23

07-01-16/The Magic Position (Patrick Wolf)


Após o seu brilhante 2º álbum 'Wind in the Wires' de 2005 (o qual pertenceu ao meu Top '05), eis que o irlandês Patrick Wolf regressa à ribalta de forma voluntária e desta vez de carrossel, com o seu excelente álbum 'The Magic Position'.

Não se trata de lhe atribuir nomes e elogios, mas sobretudo qualidades: Patrick Wolf reaparece com sons de uma pop totalmente exaltada (daquelas que nos obrigam a cantarolar freneticamente os temas), com uma voz mais que verdadeira, adaptada tanto ao glamour do pop/rock como ao indie-drama. A tudo isto acrescentamos as batidas electrónicas, os pianos e violinos e metemos tudo num mixer. O resultado é esta pequena maravilha de álbum que tanto nos faz mexer no dance floor com alguns dos temas que o enfileiram bem como nos remete para uma maior introspecção no sofá da sala.

Demonstrando um verdadeiro conhecimento sobre "como fazer música", junta em 'The Magic Position' aquilo que de melhor cria e aprendeu, desde a sua educação musical clássica à inspiração oriunda de alguns dos seus ídolos, nomeadamente a nossa querida PJ Harvey.

Esta mudança na direcção de uma pop mais estaladiça reflecte-se logo ao 2º tema do álbum o qual dá nome ao mesmo: "The Magic Position". Esta canção parece abrir as portas de um artista que outrora estavam fechadas a sete chaves, ou seja, uma espécie de descoberta que a beleza das canções não precisa de ser amarga, como Patrick Wolf deixou transparecer nalguns temas de 'Wind in the Wires'.

Não interpreto esta aproximação à pop como uma forma de venda do artista, antes pelo contrário. Creio que este álbum está repleto de personalidade e musicalidade, tudo como se fosse um retrato da sua própria individualidade e originalidade. Patrick Wolf não precisa destes mediatismos nem de popularismo. Basta dizer que o jovem tem apenas 23 anos e já vai no 3º álbum. O mérito é todo seu.

Destaco os seguintes temas: "Ouverture", "The Magic Position", "Accident & Emergency", "Bluebells" e a sua introdução "The Bluebell", "Magpie", "Get Lost", "The Stars" e o encanto de "Enchanted".

Recomendado!

:: "The Magic Position" por Patrick Wolf, em audição no side-bar do blog Paixaum >+++'>, nesta data.

.:: Artigos relacionados com Patrick Wolf neste blog: 1. Final Fantasy-ZdB; 2. Quase Eleitos 2005-Top 11-18; 3. Top Tracklist 18-Final; 4. Prémios by Kraakinho, #3; 5. Hey Willpower; 6. Capturing Indie-Set, 2 Fev '07; 7. Top '07 (Provisório).

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

07-06-15/Modest Mouse-Novo Álbum


O novo álbum dos Modest Mouse, 'We Were Dead Before The Ship Even Sank', deveria ganhar um prémio especial, nem que fosse pelo título que lhe foi atribuído. Apesar de toda a aproximação que os Modest Mouse têm tentado fazer, no que diz respeito à aproximação do indie-rock a algo mais comercial, este novo álbum não perde qualidade e se actualmente na América já não têm o destaque que outrora tiveram, cá pelo velho continente os Modest Mouse ainda continuam a ser uma banda de culto para muita gente.

Para mim em particular, as primeiras audições revelaram-se bastante agradáveis, com alguns temas bastante apreciáveis a circularem em repeat generalizado lá pelo leitor de CD's.

Apesar do álbum conter aquilo a que muitos classificam de "temas muito acessíveis", como por exemplo, "Dashboard", "We've Got Everything", "Missed the Boat" ou mesmo "March into the Sea", queria chamar a atenção para três temas muito especiais no álbum: "Spitting Venom", "Fly Trapped in a Jar" e "Parting of the Sensory" preenchidas de uma beleza acústica formidável e, no caso particular das últimas duas, com uma espécie de piscar de olhos ao recente público que passou a admirar os Arcade Fire.

:: "Parting of the Sensory" pelos Modest Mouse, em audição no side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Modest Mouse neste blog: 1. Figurines; 2. Blogger's Site Club, #2-9 Fev '07; 3. Tapes 'N Tapes-Omaha.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2007/04/22

07-07-15/(Short)Clip: Collarbone (Fujiya & Miyagi)

... e na sequência do post anterior, deixo por cá um pequeno registo (embora o som não seja grande coisa) da passagem dos Fujiya & Miyagi por Lisboa: "Collarbone" do álbum 'Transparent Things'.

Ao clicares na imagem, acedes ao site onde se encontra alojado o clip. Se carregares em play, mas na linha de controlo, visualizas o dito neste blog. É contigo a escolha, mas depois não te queixes se partiste a clavícula ao dançar ao som dos Fujiya & Miyagi. :P

(Clip oficial aqui)


Video Credits: megakraak @ youtube.com

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

07-05-15/Fujiya & Miyagi @ Lux


Pontualmente às 23h30 o duo britânico Fujiya & Miyagi entrou discretamente para o palco da melhor sala de concertos de Lisboa, o Lux. Tal como esperava e antecipava através deste post, o concerto foi bastante melódico, agradável e sobretudo preenchido por uma simplicidade quase que propositada.

Bastante simpáticos, os Fujiya & Miyagi apresentaram, acho que na totalidade, o seu recente trabalho, 'Transparent Things', para uma assistência que não esgotou a sala, mas que a compôs de uma forma também simples e organizada. Foram momentos bastante agradáveis, com vários corpos a mexerem-se, mesmo que discretamente, para um público ainda restrito que pediu por mais no fim, embora sem grandes hipóteses para os artistas, pois já não tinham nada mais a acrescentar, infelizmente.


Felizmente, regressaram ao palco, repetindo o seu tema de abertura do concerto e do álbum, uma das grandes músicas do mesmo, "Ankle Injuries", a qual ainda pode ser ouvida através do side-bar deste blog.

:: "Ankle Injuries" pelos Fujiya & Miyagi, (ainda) em audição no side-bar deste blog, nesta data.

.:: Artigos relacionados com os Fujiya & Miyagi neste blog: 1. Transparent Things (Fujiya-Miyagi); 2. Prémios by Kraak, #3; 3. Kraak Indie Wall-Set, 23 Dez '06; 4. Top Álbuns 2006 [Top 10].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2007/04/12

Esclarecimento


Algumas situações algo estranhas passaram-se na blogosfera nos últimos tempos, pelo menos no que me diz respeito. Como por vezes fico um pouco farto de determinadas "ceninhas", acabei por tomar, há alguns dias, a decisão de fazer uma pausa, tanto neste blog, como no Paixaum >+++'>.

Fui fazendo uns posts que ia mantendo em rascunho até que achei que seria altura de os publicar, pois parar estes blogs seria uma conveniência e uma forma de vergar perante as situações. E eu não quero de forma nenhuma que algumas memórias sejam elementos activos do meu ser.


Eu não sou ninguém neste mundo, nem tenho pretensões a protagonismos, como alguns de vós sabeis. Agora, quando faltar a inspiração a alguns, ao menos que mencionem as fontes dos posts que publicam porque o mau cheiro não existe apenas na nossa vida profissional, mas também entre aqueles que julgamos próximos.

... e para os que não sabem, na web tudo se sabe, mesmo quando se alteram as datas dos posts.


Bem Haja.

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

2007/04/11

07-04-15/Agenda de 2007.04.11-Algumas Sugestões

11.04 - Panda Bear @ B.Leza, Lisboa
13.04 - Loto @ Cine Teatro, Alcobaça
13.04 - Bunnyranch @ Culto Club, Almada
14.04 - CocoRosie @ Aula Magna, Lisboa
14.04 - Fat Freddy @ Associação Espontânea, Vila Real
18.04 - Patrick Wolf @ Lux, Lisboa

19.04 - Patrick Wolf @ Theatro Circo, Braga
20.04 - Plastica @ Culto Club, Almada
23.04 - Akron Family @ Theatro Circo, Braga
26.04 - Ellen Allien @ Lux, Lisboa
27.04 - Scissor Sisters @ Coliseu de Lisboa, Lisboa
27 e 28.04 - Festival Intercéltico do Porto @ Cinema Passos Manuel, Porto
28.04 - Balla @ Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra
02.05 - Joanna Newsom @ Aula Magna, Lisboa
02.05 - X-Wife @ Arena Multiusos, Beja
03.05 - Mick Harvey & The Bad Seeds @ Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra
03.05 - Joanna Newsom @ Theatro Circo, Braga
04.05 - Ute Lemper @ Casa da Música, Porto
05.05 - Ute Lemper @ Teatro das Figuras, Faro
06.05 - Ute Lemper @ CCB, Lisboa
10.05 - Bonde do Role @ ZdB, Lisboa
10.05 - Jeniferever @ MusicBox, Lisboa
10.05 - Lögh @ Passos Manuel, Porto
10 e 11.05 - Mão Morta @ Theatro Circo, Braga
11.05 - Lögh @ Santiago Alquimista, Lisboa
18.05 - Bloc Party (1ª parte: Biffy Clyro) @ Coliseu de Lisboa, Lisboa

19.05 - Spektrum, Who Made Who, Wraygunn, Soulwax, Placebo, The Prodigy, The Poppers, Da Weasel @ Festival Creamfields Lisboa- Parque da Bela Vista, Lisboa
24.05 - Wolfmother @ Paradise Garage, Lisboa
30.05 - Andrew Bird @ Teatro Académico Gil Vicente, Coimbra
31.05 - Andrew Bird @ Cinema São Jorge, Lisboa
01.06 - Andrew Bird @ Theatro Circo, Braga
02.06 - Low @ Santiago Alquimista, Lisboa
08.06 - Pearl Jam @ Festival Oeiras Alive, Passeio Marítimo de Algés, Oeiras
09.06 - White Stripes, Smashing Pumpkins @ Festival Oeiras Alive, Passeio Marítimo de Algés, Oeiras
10.06 - Beastie Boys, Da Weasel, Buraka Som Sistema @ Festival Oeiras Alive, Passeio Marítimo de Algés, Oeiras
16.06 - Eugénia Melo e Castro @ CCB, Lisboa
22.06 - Jay Jay Johanson @ Teatro Micaelense, Ponta Delgada
23.06 - Philip Glass @ CCB, Lisboa
24.06 - My Chemical Romance @ Coliseu de Lisboa, Lisboa
25.06 - Rolling Stones @ Estádio José Alvalade XXI, Lisboa
28.06 - Festival Super Bock Super Rock @ Parque Tejo, Lisboa
03.07 - Bloc Party, Arcade Fire, Klaxons, The Magic Numbers, Bunnyranch, The Gift @ Festival Super Bock Super Rock, Parque Tejo, Lisboa
04.07 - Maxïmo Park, The Jesus & Mary Chain, Clap Your Hands Say Yeah, LCD Soundsystem, Mundo Cão, Linda Martini @ Festival Super Bock Super Rock, Parque Tejo, Lisboa
05.07 - Interpol, X-Wife, Underworld, Scissor Sisters @ Festival Super Bock Super Rock, Parque Tejo, Lisboa
12.07 - The Chemical Brothers, Tiga @ Lux, Lisboa
13.07 - Laurie Anderson @ Theatro Circo, Braga
15.07 - Laurie Anderson @ Culturgest, Lisboa
18.07 - Arctic Monkeys @ Coliseu de Lisboa, Lisboa
20 a 22.07 - Festival Músicas do Mundo @ Porto Covo
20 a 22.07 - Festival de Vilar de Mouros @ Vilar de Mouros
25 a 28.07 - Festival Músicas do Mundo @ Sines
02.08 - Cassius @ Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
03.08 - Bonde do Rolê @ Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
04 a 05.08 - Festival Sudoeste @ Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar
12 a 14.08 - Festival de Paredes de Coura @ Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
15.08 - CSS-Cansei de Ser Sexy @ Festival de Paredes de Coura - Praia Fluvial do Tabuão, Paredes de Coura
15.08 - Lily Allen @ Super Bock Super Fest - Praia do Tonel, Sagres
07.09 - Blasted Mechanism @ Festa do Avante @ Quinta da Atalaia, Amora
16.11 - Nina Nastacia @ Casa das Artes, Famalicão