2008/10/13

Migration (Takka Takka)


Para além do fenómeno hype não ter batido muito à porta dos Takka Takka, tal como aconteceu a outras novas bandas da zona de Brooklyn, o que mais aprecio neste colectivo norte-americano é a sua forma pouco óbvia de fazer música. Isto, em conjunto com o não-hype acima citado, talvez tenha permitido que os Takka Takka fabricassem um 2º álbum ainda melhor que o primeiro, coisa extremamente rara nos dias que correm.

Se já com o álbum anterior, 'We Feel Safe at Night', a atmosfera vagarosa trazida de tesouros e reminescências dos anos '70 transformava as músicas em melodias bastante agradáveis, o novo álbum 'Migration' destaca a pureza e a mistura de várias sonoridades errantes do mundo e acaba por me levar a um qualquer planeta de outro universo com toda esta ambiência musical envolvida. São doces guitarradas e tons algo misteriosos que parece que nos hipnotizam... Não que salte de nuvem em nuvem a ouvir o disco, mas... existe uma certa ansiedade quando uma música termina e a seguinte começa. Não sei bem como explicar isto. É algo estranho.

'Migration' é sobretudo um álbum de reflexão. Tentei ouvi-lo no carro, no computador e também no iPod. Não é a mesma coisa. É um álbum de casa. É um álbum que é preciso parar para ouvir, sem estar a fazer mais nada senão apreciar todo o passeio que os Takka Takka nos oferecem ao longo de 12 extraordinários e etéreos temas, como se os Sigur Rós, David Byrne, Philip Glass, Brian Eno, The Flaming Lips, The Sea and Cake ou mesmo os Hot Chip se fundissem para criar uma nova banda, só para dar um exemplo.

Sendo efectivamente um álbum de charme e de pleno encanto, todos os temas mereceriam aqui um destaque. Valendo mesmo a pena os 12 temas, quero dedicar uma atenção especial a alguns deles, nomeadamente, "Monkey Forest Road", "Silence", "The Takers", "Everybody Say", "Homebreaker", "Lion in the Waves" e "Change No Change".

Quem apreciou o álbum 'All Hour Cymbals' dos Yeasayer, provavelmente entende bem o que aqui escrevi.

Álbum Recomendado!

:: "The Takers" pelos Takka Takka, em audição via side-bar deste blog, nesta data.


..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

Sem comentários: