2008/10/20

Top '08 (Provisório), #2


Quase na recta final de 2008, fica por cá registada uma segunda lista (ainda provisória) dos meus Álbuns/EPs até agora favoritos para este ano, sem ordem de preferência. Poderá haver alguns discos que se encontram numa transição entre 2007 e 2008, bem como alguns outros de 2007 que só este ano invadiram a minha aparelhagem. Muito ainda está para acontecer para a lista final de 2008... :)

Classificação A
- Atlas Sound, 'Let the Blind Lead Those Who Can See but Cannot Feel' :))
- British Sea Power, 'Do You Like Rock Music?'
:)
- Wolf Parade, 'At Mount Zoomer' :))
- Friendly Fires, 'Friendly Fires' :)
- Nick Cave & The Bad Seeds, 'Dig, Lazarus, Dig!!!' :)
- Cut Copy, 'In Ghost Colours' :)

- Sun Kill Moon, 'April' :)
- Bon Iver, 'For Emma, Forever Ago' :))
- Elbow, 'The Seldom Seen Kid' :)

- The Presets, 'Apocalyso' :)
- The Notwist, 'The Devil, You & Me' :)
- Takka Takka, 'Migration' :)
- Shearwater, 'Rook' :))
- Fuck Buttons, 'Street Horrrsing' :))
- The Gutter Twins, 'Saturnalia' :)
- Fleet Foxes, 'Sun Giant' (EP) :))
- Fleet Foxes, 'Fleet Foxes' :))
- The Kills, 'Midnight Boom' :))

- Malcolm Middleton, 'Sleight of Heart' :)
- White Denim, 'Workout Holiday' :)
- Black Kids, 'Partie Traumatic' :)
- Pete and The Pirates, 'Little Death' :))
- Die! Die! Die!, 'Promises' (2007/8) :)
- Fischerspooner, 'The Best Revenge' (EP) :))
- Ra Ra Riot, 'The Rhumb Line' :))
- MAU, 'Tales of Wonder, Fur and Deception' :)
- TV on the Radio, 'Dear Science' :))
- The Week That Was, 'The Week That Was' :)
- Born Ruffians, 'Red Yellow & Blue' :)
- Danananaykroyd, 'Sissy Hits' (EP) :)
- X-Wife, 'Are You Ready for the Blackout' :)
- Late of the Pier, 'Fantasy Black Channel' :))
- No Age, 'Nouns' :)
- Why?, 'Alopecia' :))
- Hadouken!, 'Music for an Accelerated Culture' :)
- Animal Collective, 'Water Curses' (EP) :))
- Envelopes, 'Here Comes the Wind' (2007/8) :)
- Cage the Elephant, 'Cage the Elephant' :)
- Does It Offend You, Yeah?, 'You Have No Idea What You're Getting Yourself Into' :)
- Bonnie 'Prince' Billy, 'Lie Down in the Light' :)
- The Dodos, 'Visiter' :)
- The Spinto Band, 'Moonwink' :)
- Fujiya & Miyagi, 'Lightbulbs' :)
- Man Man, 'Rabbit Habits' :
- Frightened Rabbit, 'The Midnight Organ Fight' :))
- Russian Circles, 'Station' :)
- Glass Candy, 'B/E/A/T/B/O/X' (2007/8) :)

Classificação B
- Tapes 'N Tapes, 'Walk It Off' :/
- Sigur Rós, 'Með Suð Í Eyrum Við Spilum Endalaust' :/
- The National, 'The Virginia' (EP) :/
- Tokyo Police Club, 'Elephant Shell' :/
- Monomonkey, 'Before We All Implode' :/
- Noah and The Whale, 'Peaceful, The World Lays me Down' :/
- Silver Jews, 'Lookout Mountain, Lookout Sea' :/
- The Music, 'Strenght in Numbers' :/
- The Mountain Goats, 'Heretic' :/
- Someone Still Loves You, Boris Yeltsin, 'Pershing' :\
- The Envy Corps, 'Dwell' :/
- The Mae Shi, 'The Mae Shi Mixtape' :/
- The Little Ones, 'Morning Tide' :\
- Infadels, 'Universe in Reverse' :/
- Beach House, 'Devotion' :/
- Black Mountain, 'In the Future' :/
- Cajun Dance Party, 'The Colourful Life' :-
- The Black Ghosts, 'The Black Ghosts Mixtape' :-
- Foals, 'Antidotes' :\
- These New Puritans, 'Beat Pyramid' :/
- The Faint, 'Fasciinatiion' :-
- Duels, 'The Barbarians Move In' :-
- The Last Shadow Puppets, 'The Age of Understatement' :\
- The Ruby Suns, 'Sea Lion' :\
- Drive-By Truckers, 'Brighter Than Creation Dark' :\
- Ladytron, 'Velocifero' :\
- The Duke Spirit, 'Neptune' :/
- My Morning Jacket, 'Evir Urges' :/
- Sons & Daughters, 'The Gift' :\
- Stephen Malkmus & The Jicks, 'Real Emotional Trash' :/
- MGMT, 'Oracular Spectacular' :\


Classificação C
- Love Is All, 'Mixed Up' :(
- Brendan Canning, 'Something for All of Us...' :(
- The Stills, 'Oceans Will Rise' :(
- Crystal Castles, 'Crystal Castles' :S
- Operator Please, 'Yes Yes Vindictive' :S
- The Pigeon Detectives, 'Emergency' :(
- Cold War Kids, 'Loyalty to Loyalty' :(
- Guillemots, 'Red' :X
- Scarlett Johansson, 'Anywhere I Lay My Head' :X
- Wild Beasts, 'Limbo, Panto' :X
- The Ting Tings, 'We Started Nothing' :X
- Santogold, 'Santogold' :X
- Hot Chip, 'Made in the Dark' :(

13 comentários:

Graven disse...

Opá, que grande lista! Nem me tinha dado conta que 2008 tinha sido tão prolífero em devaneios sonoros indie-post-punk-dançáveis. Não consigo deixar de notar um certo padrão, muito apetecível diga-se de passagem, na dita lista. ^_^

Extrapolações e considerações pessoais:
Hot Chip lá meeeeesmo no fundo é injusto. Eu cá gostei muito mais deste último álbum, ainda por cima sendo o segundo. O segunda costuma ser um pouco mais crítico. (sophmore slump, anyone?). Achei os moços muito mais expansivos e divertidos. Resta saber se não é tudo produção e protools, ou seja, ainda tenho que os ver ao vivo.

Por último, Antidotes dos Foals é para mim o álbum do ano. É o álbum que os Liars deviam lançado se não tivessem andado perdidos em Berlim com os Einstürzende a consumir tanta droga!

E tenho dito!

Graven disse...

Não, afinal digo mais qualquer coisinha...

Meter os Crystal Castles na gaveta C é de aplaudir. Metia lá os Metronomy também. Isto de ter um look trendy e fazer uns sons catitas e retro num orgão casio é giro e funciona numa ou duas música, mas um álbum inteiro cansa. Afinal isto é os anos 80 ou quê?

/me interroga-se: E os The Whip? Directos para o arquivo-morto. (basura)

Unknown disse...

Graven :) Ah pois foi! Andaste a dormir?? :P Podes crer que há um certo padrão de discos que foram cair na letra 'A', sem dúvida. Muito bons!

Contrariamente, achei o álbum dos Hot Chip muito fraco. Mesmo! Fiquei bastante decepcionado. Com os Foals foi quase o mesmo. Não que o álbum seja para esquecer (longe disso), mas sinceramente com a bateria de singles que eles lançaram, estava à espera de um GRANDE álbum.

Ainda na zona "dançante", os Crystal Castles bem como os The Whip bem podem ir para o trash litter. Os Metronomy são bons nos remixes, coisa que nem os Crystal Castles conseguem ter destaque, na minha opinião.

Claro!

agent disse...

Formidável! Concordo basicamente com quase tudo. Mas não deixei de reparar na ausência dos discos dos The Walkmen, Portishead e Dearhunter. (Também posso ter visto mal.) Na minha modesta opinião: tudo classe A.

agent disse...

Sim, o disco dos Foals também. E o dos Cut Copy também não ficavam mal com mais um sorriso. :´)

agent disse...

Errata: DeErhunter! Entretanto lembrei-me de que faltava dizer o mais importante: cheguei a este blogue quando procurava mais info sobre o grande disco dos Envelopes, estranhamente não muito mencionado pela blogosfera especializada.

Graven disse...

Que dizes, hombre??? O álbum dos Foals não é grande, é fenomenal!!!

Unknown disse...

Agent :) Obrigado pela tua visita e pelos comentários. Espero que possas regressar em breve. :)

Fiquei muito satisfeito pela forma como vieste aterrar no Kraak FM <'+++<. Curiosamente os Envelopes não têm sido praticamente falados, pelo menos a nível nacional. Um grande álbum, na minha opinião, como já deves ter reparado! :)

No que diz respeito aos Foals, pois... já disse várias vezes que 'Antidotes' saiu-me um bocado ao avesso... estava à espera de algo francamente melhor, por comparação à bateria dos singles que os Foals lançaram.

Cut Copy: gosto bastante do álbum, mas sinceramente penso que um smile é muito bom para eles!

A ausência dos álbuns que mencionaste (Portishead, The Walkmen e Deerhunter) deve-se ao facto de ainda não os ter ouvido. Aliás, acho que o dos Deerhunter ainda nem saiu.

Mas como bem disseste, tudo classe A, excepto Portishead... sorry, mas não vou nada a bola com eles, hihi! :)

Hugzzz!

Unknown disse...

Graven :) O álbum dos Foals é fenomenal?? Ena!

Eu não acho! :P

Graven disse...

kraak... SIM! Digo, sem qualquer pudor, que é o melhor álbum de 2008!!!

Unknown disse...

Graven :) HAHAHA! Mas é preciso algum pudor para dizer tal coisa? LOL. Para mim, continuo na mesma. Nem que tragas todo o pessoal que comenta no teu blog a dizer o contrário, hehe. :P

Joe disse...

Ausências sentidas e estranhadas (meaning discos que estarão na minha lista): Spiritualized (vai estar seguramente no meu top-3), Vampire Weekend, Primal Scream, Lightspeed Champion. O dos Bloc Prty também está a crescer de cada vez que o vou ouvindo. Quanto ao resto tens aí muita coisa que ainda não ouvi, mas estamos razoavelmente de acordo, mais coisa menos coisa (por exemplo, o dos Last Shadow Piuppets estaria na minha lista A).
No dia 15 espero estar no Plano-B. A ver se é desta que nos vemos ;)
Abraço!

Unknown disse...

Joe :) Hey Joe! Ausências que passo a explicar: Primal Scream, NOT. Não gostei do que ouvi por aí à solta do último álbum..., sorry, sei que és um grande admirador. Spiritualized também não me despertou grande interesse... na realidade também nunca fui grande fã, diga-se a verdade. Vampire Weekend... hum, acho que nunca falei deles neste blog... Lightspeed Champion também passou um pouco ao lado, excepto um dos temas do álbum, "Everyone I Know Is Listening To Crunk".

Quanto aos Bloc Party... tirando o single "Talons", cansei dos gajos, infelizmente. Acho sinceramente que o registo deles tem caminhado para algo muito estranho...

Os The Last Shadow Puppets não são mauzitos, mas na meu Top A, não, hehe. :)

Dia 15! SIM! A ver se é desta já que falhei com Nada Surf! :)