2008/10/26

Með Suð Í Eyrum Við Spilum Endalaust (Sigur Rós)


O 5º álbum dos islandeses Sigur Rós, 'Með Suð Í Eyrum Við Spilum Endalaust', dá-me o sinal que, de facto a Islândia já não é a mesma ou como se os Sigur Rós, eles próprios, também quisessem arranjar um forma para não entrarem em bancarrota. Nitidamente diferente dos álbuns anteriores, os Sigur Rós, com este último trabalho, parece apelarem para que, o pessoal, no meio de tanta turbulência mundial, viva os prazeres da vida, ao contrário dos registos anteriores onde se ouvia Sigur Rós precisamente para fugir às tais turbulências que a vida nos propunha.

'Með Suð Í Eyrum Við Spilum Endalaust' é um bom álbum, mas longe daquilo a que os Sigur Rós nos haviam habituado pelos trabalhos anteriores, desde 'Von', passando obviamente por um dos seus melhores trabalhos de sempre, 'Ágætis Byrjun', o espectacular '()' (álbum com idioma próprio) e o brilhante 'Takk...'. Julgo que os Sigur Rós, com toda a sua presença vincada pelos 4 cantos do mundo, não precisavam, com este álbum, dizer ao mundo que iriam sair da sua toca vulcânica de forma algo transfigurada, como se a lava que escorre montanha abaixo estivesse a mudar a pele da sua música para um mercado mais conformista.

Quando antes o frio nos convidava a entrar em casa alheia e nos sentíamos completamente aquecidos em todas as partes da casa, hoje entramos, mas notamos que quando vamos a outros pontos da casa, as restantes assoalhadas se encontram um bocado frias.

Apesar desta mudança dos Sigur Rós, ficam aqui algumas delícias para destaque, na minha opinião: "Gobbledigook", "Inní Mér Syngur Vitleysingur", "Við Spilum Endalaust", "Festival", "Ára Batúr" e "Illgresí".

.:: Artigos relacionados com os Sigur Rós neste blog: 1. Top '08 (Provisório), #2; 2. Migration (Takka Takka); 3. Feet Are Both on Fire-Set, 10 Out '08; 4. Sigur Rós-"Inní Mér Syngur Vitleysingur" [para artigos mais antigos, aceder através do link definido em 4.].

..:: Automatic English (bad) Version powered by Google.

4 comentários:

André Forte disse...

a mais pura das verdades: os sigur rós já não são o que eram. Não que estejam piores, menos bons, seja o que for... Não batem tanto :(

Unknown disse...

André Forte :) É mesmo isso. Não batem tanto. Possivelmente eles próprios também já o sabem... será que se esgotaram??

Anónimo disse...

.
nunca consegui gostar desses gajos.
.

Unknown disse...

Corpo Visível :) Pois... não creio que será agora que vais passar a gostar... penso eu!